Publicidade
MEIO FILTRANTE - Oportunidade de treinamento técnico em mecânica de fluidos com Bolsa da FAPESP

Esta notícia já foi visualizada 264 vezes.

Oportunidade de treinamento técnico em mecânica de fluidos com Bolsa da FAPESP

Data:29/11/2017

Bolsista participará de projeto no Grupo de Reologia de Materiais Viscosos e Viscoplásticos da Faculdade de Engenharia da Unesp. Inscrições até 5 de dezembro (foto: Wikimedia)

Agência FAPESP – O Grupo de Reologia de Materiais Viscosos e Viscoplásticos da Faculdade de Engenharia da Unesp, em Ilha Solteira, dispõe de uma vaga de treinamento técnico nível três (TT-3), com Bolsa da FAPESP, para o projeto “Melhorias do aparato experimental dedicado ao estudo de fenômenos pulsantes em corridas de lama – validação experimental da frequência de corte”. O prazo de inscrição termina em 5 de dezembro de 2017.

O selecionado atuará no apoio técnico a atividades de laboratório no âmbito de projeto que estuda fenômenos pulsantes em corridas de lama (mudflows ou movimentos de massa). O bolsista trabalhará na calibração de equipamentos (sistemas de perturbação e de medida da superfície livre), assim como colaborará na realização dos ensaios: de caracterização física, reológica e de medição de superfície livre.

A pesquisa visa realizar experimentos com reologia não newtoniana, implementando melhorias no sistema de perturbação de escoamento e também no sistema de medição da superfície livre, o que possibilitará gerar ondas de rolagem (roll waves) estabilizadas e aferir as propriedades das mesmas (amplitude e período) com precisão.

O candidato deve ter graduação em Engenharia ou Ciências Exatas, com familiaridade em Mecânica dos Fluidos, Hidráulica e Sistemas de Interface. Para se inscrever, os interessados na vaga deverão enviar e-mail para o professor coordenador Geraldo de Freitas Maciel (maciel@dec.feis.unesp.br).

Mais informações sobre a vaga estão disponíveis em www.fapesp.br/oportunidades/1834.

A Bolsa de TT-3 tem valor de R$ 1.195,60 e é direcionada para alunos graduados do nível superior, sem reprovações em seu histórico escolar e sem vínculo empregatício, com dedicação de 16 a 40 horas semanais às atividades de apoio ao projeto de pesquisa. O tempo de bolsa TT-3 será descontado no caso de o interessado vir a usufruir de Bolsa de Mestrado ou Doutorado Direto.

Mais informações sobre as Bolsas de Treinamento Técnico estão disponíveis em www.fapesp.br/bolsas/tt.

Outras vagas de bolsas, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades, em www.fapesp.br/oportunidades. 


Fonte: Agência FAPESP

Comentários desta notícia

Publicidade