Publicidade
MEIO FILTRANTE - Serviço de calibração se apresenta como aliado à redução de poluentes para o Brasil

Esta notícia já foi visualizada 370 vezes.

Serviço de calibração se apresenta como aliado à redução de poluentes para o Brasil

Data:29/1/2018

Importante para garantir eficiência de equipamentos, o serviço de calibração tem permitido a identificação da poluição excessiva, possibilitando ações de reversão.

De acordo com Inventário Nacional de Emissões de Veículos que aponta dados de 2012, foi identificada a redução de emissões de gases diversos no território brasileiro, mesmo levando-se em consideração o crescimento da frota de veículos, incluindo carros, motos, caminhões, etc. Essa diminuição, em parte, se deve à identificação dos níveis de liberação feita por equipamentos de medição devidamente calibrados.

No primeiro levantamento realizado no ano de 2009, o Brasil contava com uma frota de 38,4 milhões de veículos, sendo esse dado atualizado em 2012 para 48,7 milhões. A crescente por lógica indicaria o aumento dos números de poluentes, mas o relatório apontou redução de 16% em emissões de CO, diminuição de 7% em metano e queda de 12% referente ao material particulado, que engloba fumaça, poeira e demais partículas identificadas como maléficas que ficam presentes na atmosfera.

Como colaboradores na diminuição e descoberta desses números, apresentam-se os equipamentos de medição , responsáveis por captar os níveis de poluição. Tais equipamentos, precisando obrigatoriamente passar por processos que calibração, atuam como instrumentos de controle preciso, que inspiram estudos, abrem espaço para análises de caso e permitem ações de reversão.

Ações de monitoramento de poluição contam com respaldo de normas e são incentivadoras no setor automotivo

A prática do controle e análise de poluentes está intimamente ligada a quantificação e qualificação de regras estabelecidas para critérios de operação e pelas determinações da legislação ambiental, incluindo regras do próprio Conselho Nacional do Meio Ambiente, o Conama, responsável por permitir a conciliação em distintos setores da sociedade para um objetivo em comum.

Em razão do cuidado e atenção dispensados ao meio ambiente, tornou-se necessário determinar os impactos causados e prováveis da poluição, sendo tratados no requisito 4.5.1 Monitoramento e Medição da NBR-ISO-14001:1996 que fala: “A organização deve estabelecer e manter procedimentos documentados para monitorar e medir, periodicamente, as características principais de suas operações e atividades que possam ter um impacto significativo sobre o meio ambiente.”

Aliado a isso, também existe o Programa de Controle de Poluição do Ar por Veículos Automotores (Proconve), que estabelece o controle de substâncias poluentes por veículos automotores e motocicletas. O programa serve também como um alerta para o segmento de transporte público, que executa para entrar em alinhamento e reduzir índices de emissão que extrapolam o permitido.

Prática de medição inspira renovações para redução de índices de poluição

Uma das determinações do Proconve estabeleceu o limite da emissão de monóxido de carbono em 0,2 gramas por quilômetro, em qualquer combustível. Para essa diminuição, foi necessário a alteração do teor de enxofre no diesel e na gasolina. Ainda no ano de 1980, um veículo era responsável por lançar no ar uma quantidade 54 vezes superior. Equipamentos de medição mostravam que a gasolina brasileira apresentava 800 ppm (partes por milhão) de enxofre, alterado hoje para 50 ppm. O diesel apresentou 13 mil ppm de enxofre, atualizado hoje para 10 ppm.

A prática do serviço de medição serviu como aliado para as determinações do excesso de poluentes, permitindo ações de reversão. A calibração, como serviço preventivo, é responsável por garantir o correto desempenho dos instrumentos dentro dos padrões determinados de identificação ou até mesmo a definição de um padrão regulativo. Dentre os ramos que fazem uso de instrumentos de medição , encontram-se: pressão, força, massa e dureza, temperatura e umidade, química e vidraria, elétrica, tempo e frequência e dimensional.


 
Website: http://www.solucoesindustriais.com.br/


Fonte: www.noticias.dino.com.br

Comentários desta notícia

Publicidade