Publicidade
MEIO FILTRANTE - ABES-PR realiza em Curitiba o III Simpósio Brasil-Alemanha sobre meio ambiente urbano e industrial

Esta notícia já foi visualizada 312 vezes.

ABES-PR realiza em Curitiba o III Simpósio Brasil-Alemanha sobre meio ambiente urbano e industrial

Data:9/4/2018

Sueli Melo


A Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental Seção Paraná (ABES-PR), em parceria com a Universität Stuttgart, a Universidade Federal do Paraná – UFRP e o Senai, promoveu, entre os dias 3 e 5 de abril, em Curitiba, a terceira edição do Simpósio Brasil-Alemanha em Meio Ambiente Urbano e Industrial – MAUI.

O evento debateu o tema “Qualidade do ar: gestão e monitoramento” e contou com a participação de renomados palestrantes do Brasil e da Alemanha de diversos setores públicos e privados. Os especialistas abordaram as temáticas: mobilidade urbana, odor, ruído, monitoramento e gestão.

O ciclo foi aberto com a Palestra Magna “Avaliação Integrada de Conceitos de Transporte e Perspectivas para o Futuro”, proferida por Rainer Friedrich, vice-diretor do Instituto de Economia de Energia e Racional de Uso da Energia, da Universidade de Stuttgart (Alemanha), seguido por apresentações orais de pôsteres de trabalhos científicos de temas ambientais relevantes no cenário atual. O primeiro dia também contou com a palestra de Roberto Gregório, “Perspectivas da mobilidade urbana na Região Metropolitana de Curitiba”, e com a apresentação de Sílvia Barcik, “A indústria automobilística e a mobilidade urbana”. O encerramento ficou por conta de Rainer Friedrich, com a palestra “Controle da qualidade do ar em áreas urbanas na Alemanha”, seguida de debate aberto a respeito dos temas abordados durante o dia.”

Além das palestras, foram ministrados minicursos sobre “Ruídos no Meio Ambiente Urbano e Industrial”, por Paulo Henrique Trombetta Zannin, e “Gestão de Carbono”, por Marcos Pupo Thiesen.

No dia 4 iniciaram-se as atividades do painel “Discutindo Curitiba”, que contou com palestras e debates que discutiram a mudança de qualidade do ar nos últimos anos, as relações com o efeito do clima, poluição e mobilidade urbana, incluindo pesquisa na área de planejamento de transportes e de mobilidade urbana.


Fonte: ABES

Comentários desta notícia

Publicidade