Publicidade
MEIO FILTRANTE - Geração de ideias, pessoas, liderança e capital intelectual são diferenciais que influenciam na melhoria da competitividade e inovação das empresas

Esta notícia já foi visualizada 586 vezes.

Geração de ideias, pessoas, liderança e capital intelectual são diferenciais que influenciam na melhoria da competitividade e inovação das empresas

Data:11/5/2018

Este foi o tema apresentado pelo prof. Dr. Cesar Akira Yokomizo em palestra na Abrafiltros. 

A inovação é a maneira mais poderosa para se obter vantagem competitiva sustentável. Foi o que afirmou o Prof. Dr. Cesar Akira Yokomizo, da pós-graduação do Ibmec São Paulo, em palestra ministrada na Abrafiltros – Associação Brasileira das Empresas de Filtros e seus Sistemas – Automotivos e Industriais, no dia 19 de abril, na sede da associação, em Santo André/SP. “Muito se fala em inovação e o professor Akira explica de maneira clara e objetiva como é possível colocar em prática ideias para avançar e conquistar novos mercados”, comenta o presidente da Abrafiltros, João Moura. 

Em sua apresentação Akira revela que é preciso repensar o negócio e ser mais competitivo para assegurar o sucesso e, para isto, existe um ponto chave: a inovação. 

Entre as principais competências organizacionais para se inovar, Akira destacou quatro – geração de ideias, pessoas, liderança e capital intelectual. “É plenamente possível desenvolver a criatividade no campo das ideias. A criatividade não está associada somente ao dom”, disse o palestrante.

Segundo ele, há diversas maneiras para descobrir nichos de mercado, modelos de negócios e inovar em produtos, serviços e processos produtivos. “Com pequenas adaptações em produtos é possível alcançar outros públicos, como um fabricante de fraldas para bebês que pôde adaptar seu processo e hoje consegue estender a produção para fraldas geriátricas e até para cães”, exemplificou. 

No caso de pessoas, Akira ressaltou que equipes de alto desempenho melhoram a inovação na empresa. “Quando o profissional é bom, a mediocridade incomoda”, afirmou o professor, ressaltando que as equipes necessitam se comunicar, pois um time complementar e que trabalha em conjunto tem chances maiores de gerar soluções mais competitivas. 

O líder também faz muita diferença nas organizações. “O maestro é fundamental numa orquestra, mas os músicos fazem a diferença. Na empresa, o diretor deve ser um líder, mas coordenadores, supervisores e gerentes também”, comentou Akira, ressaltando que o capital intelectual, conhecimento, habilidade e atitude também fazem parte do conjunto de competências a serem inovadas. 

Ao final da apresentação, também revelou que a inovação é a única área que um robô não substitui as pessoas, pois sempre vai ter o componente humano. 

O próximo tema do Ciclo de Palestras Abrafiltros 2018 será “Algoritmos e Talentos – A Nova Sociedade do Serviço”, e contará com a presença do prof. Dr. Marcos Peters, diretor executivo da Marpe Contabilidade e Consultoria, no dia 24 de maio, das 11h às 12h30, na sede da associação no Centro Empresarial Pereira Barreto em Santo André/SP. 

As vagas são limitadas e as inscrições gratuitas. Informações no site www.abrafiltros.org.br/inscricao.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Comentários desta notícia

Publicidade