Publicidade
MEIO FILTRANTE - Braskem lança novo conceito de resina reciclada no evento internacional Sustainable Brands

Esta notícia já foi visualizada 586 vezes.

Braskem lança novo conceito de resina reciclada no evento internacional Sustainable Brands

Data:5/6/2018

 Edição de Vancouver do evento será realizada de 4 a 7 de junho

 

São Paulo, 4 de junho de 2018 – A Braskem está presente, nesta primeira semana de junho, na edição de Vancouver do Sustainable Brands – um dos mais importantes eventos do calendário de sustentabilidade –, como patrocinadora, principal apresentadora e expositora no pavilhão Good Materials & Packaging. A empresa aproveitará a feira para apresentar um novo conceito de resina plástica reciclada.

 

Comprometida com seu processo contínuo de desenvolvimento de soluções sustentáveis, por meio de sua plataforma Wecycle, a Braskem apresenta resultados promissores na criação de uma resina reciclada com melhor qualidade e alto teor de conteúdo reciclado oriundo de embalagem rígida pós-consumo doméstico de polietileno. Dentre as características principais, destacam-se as propriedades de resistência ao stress craking semelhantes à resina virgem e propriedades mecânicas de impacto na tração S, 70% melhor do que a resina reciclada utilizada no mercado. O próximo passo é identificar parceiros para testar esta solução em produtos finais (embalagens rígidas de pequeno volume), que utilizarão a resina reciclada como matéria-prima.

 

No espaço para debates, em que o foco será “Como as marcas estão desenvolvendo novas soluções para embalagens e incorporando práticas de economia circular em seus produtos”, executivos da Braskem discutirão projetos e tecnologias que estão sendo estudados em laboratórios de inovação da companhia. Joe Jankowski, responsável comercial de Polietileno Verde da Braskem na América do Norte, abordará os benefícios e aplicações do Plástico Verde I’m green™. Luiz Gustavo Ortega, gerente de Desenvolvimento Sustentável da companhia, comentará sobre a plataforma de conteúdo Bluevision, que trata de temas relacionados a sustentabilidade, desenvolvimento humano e utilização inteligente de recursos. Já Fabiana Quiroga, diretora de área de Reciclagem & Plataforma Wecycle, falará sobre a iniciativa que visa fomentar novos negócios para a valorização de resíduos plásticos pós-consumo e desenvolvimento da cadeia de reciclagem.

 

Além disso, Fabio Lamon, Líder de Manufatura Digital da Braskem, palestrará, no palco principal do evento, sobre a dinâmica de atuação da companhia em escala global permitir aproveitar o que há de melhor em cada uma das regiões em que está, e a importância de abrir o diálogo da sustentabilidade não apenas para empresas, mas para todos os cidadãos.

 

Na área de exposição, a Braskem estará presente em dois estandes. Em um deles expondo o Plástico Verde I´m green™, produzido a partir de cana-de-açúcar, e suas principais aplicações, como:  embalagens para o setor alimentício, produtos para higiene e beleza, e cuidados para casa. No outro, serão abordadas as plataformas Bluevision e Wecycle. Desta última, serão exibidos alguns produtos, já resultados de parcerias da Braskem por meio da plataforma, como: a caixa organizadora da linha <OU> da Martiplast, a embalagem do tira-manchas Qualitá, do Grupo Pão de Açúcar, e os sacos para lixo, da Embalixo.

 

“O desenvolvimento sustentável é um dos principais pilares de atuação da Braskem e, para nós, é de grande importância participar e fomentar discussões sobre o tema com outras empresas do setor, reforçando nossas iniciativas e conhecendo o que outros grandes players estão fazendo”, informa Fabiana Quiroga. “Trouxemos para o evento nossos principais produtos, conceitos e programas com viés sustentáveis, buscando impactar toda a cadeia a pensar desta maneira”.

 

Informações complementares:

O Polietileno Verde I´m green™ é feito a partir do eteno obtido da cana-de-açúcar. Seu grande diferencial é contribuir para a redução da emissão dos gases do efeito estufa na atmosfera, já que captura gás carbônico durante o seu processo produtivo. Ele também apresenta as mesmas características do polietileno tradicional, ou seja, não necessita de adaptações de maquinário e é 100% reciclável. A planta de Plástico Verde da Braskem possui capacidade de produção de 200 mil toneladas por ano.

 

Bluevision

Para contribuir com o debate e o desenvolvimento de soluções sustentáveis, a Braskem lançou em março de 2018, durante o Fórum Mundial da Água, em Brasília, a plataforma global de conteúdo Bluevision (www.bluevisionbraskem.com). O objetivo é produzir um conteúdo relevante que leve as pessoas à reflexão e também a uma nova forma de interação com o meio em que vivem.

 

Wecycle: plástico reciclado com valor

Por meio da plataforma Wecycle, criada em 2015, a Braskem busca fomentar negócios que valorizem os resíduos plásticos ao longo de toda a cadeia produtiva, contribuindo com ações a favor da reciclagem, do pós-consumo e do meio ambiente. A iniciativa já resultou na parceria com diversas organizações para o desenvolvimento de produtos, soluções e processos ligados ao reaproveitamento do plástico. Os produtos abaixo são provenientes desta plataforma. Saiba mais em: www.braskem.com.br/wecycle

 

Tira-manchas Qualitá

A iniciativa utiliza os materiais descartados nas Estações instaladas em hiper e supermercados do GPA (redes Extra e Pão de Açúcar), que são doados para cooperativas parceiras do Programa. Depois de separado, o plástico é enviado a uma recicladora que fabrica a resina composta de 70% de material reciclado e 30% de polietileno virgem. A resina é então vendida para o transformador de plástico, que produz a embalagem do produto e realiza o envase. Todo o volume de tira-manchas Qualitá vendido no Brasil - cerca de 10 mil potes por mês – tem embalagens fabricadas com a resina reciclada.

 

Sacos para lixo Embalixo

A Braskem e a Embalixo, líder nacional na produção de sacos para lixos, em parceria com o Pão de Açúcar produzem novos sacos para lixo utilizando materiais plásticos descartados pelos clientes nas Estações de Reciclagem Pão de Açúcar Unilever e sacarias industriais anteriormente utilizadas pela Braskem na entrega de suas resinas. Após serem triturados e transformados em resinas recicladas, os materiais descartados são utilizados para a produção de uma linha premium de sacos da Embalixo, a Embalixo com Alças, que leva o selo “Plástico Reciclado. Ciclo Consciente”.

 

Caixas Organizadoras

Parceria entre Braskem, Martiplast, do segmento de utilidades domésticas, e a Leroy Merlin, que oferece aos consumidores caixas organizadoras de plástico 100% reciclável. Por meio da plataforma Wecycle as empresas desenvolveram a aplicação que utiliza 60 toneladas por ano de polipropileno de big bags reciclados. Os produtos podem ser encontrados nas lojas da Leroy Merlin e identificados pelo selo “Plástico Reciclado. Ciclo Consciente”.



Fonte: Assessoria de imprensa

Comentários desta notícia

Publicidade