Publicidade
MEIO FILTRANTE - Abrafiltros destaca os avanços da logística reversa pós-consumo no Brasil

Esta notícia já foi visualizada 270 vezes.

Abrafiltros destaca os avanços da logística reversa pós-consumo no Brasil

Data:13/6/2018

Gestor de Projetos e coordenador do programa Descarte Consciente Abrafiltros, Marco Antônio Simon, falará sobre “Legislação e Práticas de Logística Reversa Pós-consumo no Brasil”.

A Associação Brasileira das Empresas de Filtros e seus Sistemas – Automotivos e Industriais,(Abrafiltros) promoverá, no dia 21 de junho, no auditório do Centro Empresarial Pereira Barreto, sede da associação, a palestra “Legislação e Práticas de Logística Reversa Pós-consumo no Brasil”, com Marco Antônio Simon, especialista no assunto. “Contribuir com o meio ambiente é dever de todos e a logística reversa vem além de reduzir os impactos causados também mostrar que devemos respeitar o ciclo de vida de cada produto. É fundamental que todas as empresas entrem em sintonia com o meio ambiente, se conscientizem e sigam a legislação”, afirma João Moura, presidente da Abrafiltros.

Durante a palestra, Simon, além de apresentar o cenário do lixo doméstico e industrial no País, irá abordar a logística reversa pós-consumo; as legislações - Lei Federal 12.305/2010 (Política Nacional de Resíduos Sólidos), Decreto Nº 7.404/2010; Decreto 9177/2017; legislações estaduais de São Paulo (incluindo a recente Decisão de Diretoria CETESB 076/2018/C), Paraná, Espírito Santo e Mato Grosso do Sul; instrumentos de implementação de sistemas de logística reversa, entre eles, acordos setoriais e Termos de Compromisso; implicações para a cadeia logística – fabricantes, importadores, comerciantes, distribuidores e consumidores; principais sistemas em curso no Brasil e futuro da logística reversa pós-consumo.

Simon, além de Gestor de Projetos, é coordenador do Programa Descarte Consciente Abrafiltros, programa de logística reversa de filtros usados do óleo lubrificante automotivo da associação, criado, em 2012, em São Paulo, que foi ampliado, em 2013, para o Paraná e, em 2015, para o Espírito Santo. Atualmente, está em fase de implementação no Mato Grosso do Sul. Desde o início do programa, já foram reciclados 10.680.667 filtros usados de óleo lubrificante automotivo.

O evento, que faz parte do Ciclo de Palestras Abrafiltros 2018, é aberto ao público. Para se inscrever, basta acessar o site http://www.abrafiltros.org.br/inscricao ou por meio do telefone (11) 4083-8783.

Ciclo de palestras Abrafiltros 2018: Palestra: “Legislação e Práticas de Logística Reversa Pós-consumo no Brasil”, com Marco Antônio Simon, dia 21/6/2018 (quinta-feira), das 11h até 12h30, no Auditório – Centro Empresarial Pereira Barret, Av. Pereira Barreto, 1395 – Bairro Paraíso – Santo André (SP). Acesso ao estacionamento pela Rua Itaquera, 432 parte de trás do Centro Empresarial

Abrafiltros — Criada em 2006, a Associação Brasileira das Empresas de Filtros e seus Sistemas – Automotivos e Industriais( Abrafiltros) – tem a missão de promover a integração entre as empresas de filtros e sistemas de filtração para os segmentos automotivo, industrial e tratamento de água e efluentes – ETA e ETE, representando e defendendo de forma ética os interesses comuns e consensuais dos associados.


Fonte: www.revistafatorbrasil.com.br

Comentários desta notícia

Publicidade