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Zen recebe prêmio por aumento de eficiência

Data:14/9/2018

Estande da Zen na Automechanika Frankfurt deste ano: eficiência reconhecida é pilar de sustentação para empresa brasileira manter sua forte presença internacional

Manufatura da empresa é reconhecida pelo Kaizen Institute como melhor iniciativa de melhoria contínua 

PEDRO KUTNEY, AB | De Frankfurt (Alemanha)


Muitos dos bons resultados da catarinense Zen, que nos últimos cinco anos elevou em 50% seu faturamento, estão diretamente relacionados ao expressivo aumento da eficiência de seus processos de produção na fábrica de Brusque (SC) ao longo desta década. Alguns índices comprovam essa trajetória: desde 2012, quando foram adotados sistemas de melhoria contínua baseados na filosofia japonesa kaizen, o custo da não-qualidade teve redução de 73%, a receita por empregado aumentou 60%, os incrementos de produtividade superam os 50% e o número de acidentes no trabalho caiu de 47 durante 2011 para zero nos últimos 450 dias. 

O comprometimento com qualidade e produtividade se reflete na satisfação dos clientes, que beira os 95% contra menos de 75% há sete anos, e garantiu maior competitividade, especialmente no exterior, sustentando as exportações para mais de 60 países que hoje representam quase 60% das vendas. 

Esse desempenho foi reconhecido pelo Kaizen Institute, organização que atua em mais de 35 países na promoção de conceitos para eliminação de desperdícios nas companhias, que escolheu o Sistema de Manufatura Zen (SMZ) como o melhor caso do ano na categoria Excelência no Sistema de Melhoria Contínua do Prêmio Kaizen Lean, concedido oficialmente à empresa na terça-feira, 11. Foi uma dupla premiação: o presidente da Zen, Gilberto Heinzelmann, que coordenou a implantação do sistema na unidade de produção desde sua chegada em 2012, na mesma noite recebeu o título de Embaixador Kaizen no Brasil. 

Heinzelmann não pôde receber a premiação porque esta semana estava em mais uma missão comercial no exterior, desta vez em Frankfurt, na Alemanha, onde a Zen apresenta seus produtos e mantém reuniões com clientes na Automechanika. Na feira o executivo contou à Automotive Business como o fabricante nacional de impulsores (pinos) de motores de partida e polias atingiu os melhores índices internacionais de produtividade. 

“Ganhamos esse importante reconhecimento sendo comparados com gigantes internacionais. O que fez diferença no nosso caso foi todo um processo de mudança de comportamento das pessoas na Zen, foi uma evolução cultural, todos assumiram a disciplina de tornar os processos mais eficientes de forma contínua, para sempre, com firmeza de propósito em fazer tudo certo de uma primeira vez. Essa ação é algo que não termina nunca e os resultados levam tempo para acontecer, mas quando acontecem refletem diretamente no caixa e na sustentabilidade da empresa”, disse Heinzelmann.


A divisão equilibrada do faturamento da Zen também espelha sua eficiência: 60% das vendas são para o mercado de reposição (aftermarket) e os outros 40% para fabricantes de equipamento original (OEM), diretamente para montadoras ou empresas que fornecem para elas – no caso dos impulsores de partida os principais clientes são os fabricantes de motores de arranque como Bosch, Valeo e BorgWarner. O equilíbrio de atuação entre mercados interno e externo sempre esteve presente nesta década: as exportações têm alta participação na produção, entre o mínimo de 30% aos atuais 60%, mesmo em momentos de câmbio desfavorável, o que só é possível com bons índices de produtividade. “Ter qualidade superior é estratégico nesse mercado”, enfatiza Hienzelmann. 

Para atingir esse padrão a Zen vem investindo fortemente em novos equipamentos e processos industriais, além de desenvolver ferramentaria e produtos dentro de casa. Exemplo recente do desenvolvimento próprio é a polia de roda-livre (OAD) lançada pela empresa em 2014 com tecnologia inovadora, mais barata que do único concorrente global, que naquele mesmo ano foi um dos produtos finalistas na categoria peças e componentes do prêmio de inovação concedido a cada dois anos pela Automechanika Frankfurt.


Fonte: www.automotivebusiness.com.br

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