Publicidade
MEIO FILTRANTE - Mercedes-Benz prevê fechar mais um ano na liderança de vans, furgão e chassi-cabine

Esta notícia já foi visualizada 150 vezes.

Mercedes-Benz prevê fechar mais um ano na liderança de vans, furgão e chassi-cabine

Data:1/10/2018

Sprinter edição limitada Golden Edition chega para comemorar bom momento da marca no segmento

Participação da montadora está em 36%, com mais de 5,4 mil unidades vendidas até setembro 

SUELI REIS, AB
 
A três meses para o fechamento do ano, a Mercedes-Benz dá como certa a liderança do mercado de veículos que reúne os segmentos de vans, chassi-cabine e furgão. Até agora, a montadora está com 36% de participação com a venda de mais de 5,4 mil unidades no acumulado de janeiro até setembro, dois pontos porcentuais a mais do que em mesmo período do ano passado. A marca também vem crescendo acima do registrado pelo próprio mercado: enquanto as vendas totais cresceram 20% no acumulado do ano até agora, as da Mercedes subiram 30% no mesmo período.

Com isso, a montadora estima um mercado total de 21 mil unidades para 2018 contra as 17,2 mil emplacadas no ano passado.

“Em 2017, fechamos como líderes e isso deve se repetir e continuar este ano. Estamos no último trimestre e não vejo muitas mudanças para este período: o mercado deve fechar o ano neste patamar de crescimento entre 20% e 23%, enquanto a Mercedes vai manter seu aumento de 30%”, afirma o diretor de vendas e marketing de vans, Jefferson Ferrarez, durante a apresentação da nova edição limitada da Sprinter Golden Edition.

As vendas dos três segmentos cresceram ao longo do ano. No acumulado janeiro-agosto, os emplacamentos subiram 26%, 22% e 12%, respectivamente, para furgão, chassi-cabine e vans de passageiros. A Mercedes acumula alta de 53% nas vendas de furgão e de 8% em chassi, enquanto as vendas de vans mantém estáveis. Em participação, a M-B é líder absoluta no segmento de vans, com 57% deste mercado; para furgão, a marca possui um terço das vendas e em chassi-cabine possui 18% de market share.

Segundo Ferrarez, os segmentos refletem os bons efeitos da recuperação deste mercado: “A economia está reagindo e com isso estão surgindo mais oportunidades, principalmente no segmento de furgão, que é o que mais cresce este ano, puxado pelo mercado de ambulâncias e pelo e-commerce”, explica.

Ele também cita que o crescimento deste ano também pode ser explicado pelo efeito de renovação de frota de alguns veículos adquiridos há sete ou oito anos. Além disso, ele aponta que o mercado ainda não atingiu seu potencial de vendas, como nos picos vistos há cinco anos. “Se olharmos para 2013, por exemplo, falávamos de um mercado de 45 mil unidades. Hoje, estamos prevendo que o mercado encerre 2018 com 20 até 21 mil unidades vendidas. Ainda há muito mercado para crescer.”

SPRINTER GOLDEN: EDIÇÃO LIMITADA

Para comemorar o bom momento do segmento, a Mercedes-Benz lança a edição limitada da Sprinter Golden Edition. Com apenas cem unidades para venda em todo o Brasil, o modelo é baseado na versão van 415 de 15+1, que responde por 70% das vendas da linha. A van traz itens exclusivos para a versão, como rodas de liga leve na cor preta, grade frontal cromada, câmera de rá, limitador de velocidade e a cor, que é uma mistura de dourado com prata, remetendo ao conceito de uma medalha de outro.

Ferrarez diz que a Sprinter Golden pode ser considerada um laboratório de testes para o que pode vir a ser a nova Sprinter, cuja produção já está confirmada para a planta argentina, onde a Mercedes produz o modelo. “Não há nada confirmado, mas a estimativa é de que a nova Sprinter chegue no fim de 2019, mas precisamos ainda confirmar decisões internas”, disse.

O executivo acredita que a edição limitada terá o mesmo desempenho da versão também limitada Sprinter 20 anos, lançada no ano passado com apenas vinte unidades para venda.

“A Sprinter Golden não é só para coroar este momento que vivemos no segmento, mas para oferecer um produto diferenciado. Acredito que esta edição será bem aceita em todas as praças. Este tipo exclusivo de produto que vem para oferecer diferenciação para os clientes atrai não só os clientes que já conhecem a marca, mas também traz aqueles que nunca tiveram uma Sprinter”, comenta.

Ele conta o caso do cliente Azul Locadora, que possui uma frota de 70 vans para serviços de transporte escolar e corporativo/executivo. A empresa, que sempre teve veículos Renault Master e Fiat Ducato conheceu a Sprinter a partir da compra de uma unidade da versão 20 anos. Segundo Leandro Zillig, proprietário da Azul Locadora, depois dela, a empresa adquiriu mais cinco Sprinter e outras cinco já estão em negociação. 

“Para 2019, já temos planos de adquirir mais unidades. A nossa intenção é trocar 70% da frota com modelos Sprinter”, revela Zillig.

O agora cliente também anunciou durante a apresentação da Sprinter Golden Edition que vai adquirir uma unidade da nova versão.



Fonte:  www.automotivebusiness.com.br

Comentários desta notícia

Publicidade