MEIO FILTRANTE - Volvo Car espera salto de 17% este ano após crescer 96% em 2018
Esta notícia já foi visualizada 821 vezes.



Volvo Car espera salto de 17% este ano após crescer 96% em 2018

Data:10/1/2019

Volvo S60: em breve no Brasil para ampliar linha da marca

Aumento da gama de produtos e oferta de híbridos são armas para seguir ganhando mercado 

PEDRO KUTNEY, AB
 
Libertar-se das amarras da sobretaxação e das cotas de importação impostas pelo Inovar-Auto fez muito bem à Volvo Car no Brasil, que em 2018 contabilizou crescimento espetacular das vendas de 96% na comparação com 2018, em meio ao segmento premium que cresceu só 10%. Os 6.836 carros emplacados no País ultrapassaram com folga o recorde de 5.212 unidades de 2011 e alçaram a fabricante sueca ao posto de quarta marca premium mais vendida do mercado brasileiro, com 13,9% de participação, tomando o lugar da Land Rover. 

Para 2019, com a ampliação da gama de produtos e maior oferta de híbridos, a estimativa dos executivos da empresa é continuar a crescer: espera-se a venda de 8 mil unidades, o que será uma nova expansão de dois dígitos, desta vez de 17%, mas sobre base de comparação muito mais alta que no passado. 

A Volvo Car soube aliar o fim das limitações do Inovar-Auto com uma arrojada ofensiva de lançamentos de produtos, especialmente no segmento de utilitários esportivos, o que mais cresce no País. Seu campeão de vendas, o SUV médio XC60 foi lançado em 2017, mas no ano passado teve a gama ampliada com a chegada da versão diesel em duas configurações e do motor híbrido na versão R-Design, elevando em 24% o número de emplacamentos para 2.917 no ano. 

Em 2018 o XC60 ganhou a companhia de seu irmão menor e mais barato da linha de SUVs da Volvo, o compacto-médio XC40, outro provável líder de sua faixa de mercado, que desde abril, quando foi apresentado aos clientes brasileiros, até dezembro passado contabilizou 2.396 vendas. Para completar a oferta de utilitários esportivos da marca, no topo do segmento, foram emplacadas 877 unidades do SUV de grande porte XC90, com robusto crescimento 65,8% sobre 2017. 

O ano contou ainda com a chegada das novas gerações do sedã grande S90 e da station wagon V60, que complementam a linha da Volvo Car no País com números pequenos de vendas. 

Também mostrou ser a acertada estratégia de ampliar a oferta de versões híbridas plug-in, que têm maior autonomia para rodar em modo 100% elétrico, podem recarregar as baterias na tomada e quando rodam com os motores elétrico e a combustão em conjunto oferecem uma agradável tocada esportiva com tração integral. No ano passado a Volvo vendeu 302 híbridos plug-in no País dos modelos XC60 T8, XC90 T8 e S90 T8, um salto de 134% sobre 2017. É esperada a continuação do crescimento desse segmento em 2019, com a chegada de novas opções, incluindo o sedã médio S60 T8. 

Fabricado exclusivamente nos Estados Unidos, o novo S60 foi lançado no último trimestre de 2017 e deve chegar ao Brasil no meio do ano. Isso vai recolocar a Volvo na briga pela terceira maior fatia do mercado premium, formada pelos sedãs médios e até agora dominada pelos alemães BMW Série 3, Mercedes-Benz Classe C e Audi A4. A marca sueca espera tomar 15% das vendas desse segmento, o que deverá contribuir significativamente para alcançar a projeção de mais crescimento em 2019.

RECORDE GLOBAL


Os bons resultados da Volvo Car não aconteceram só no Brasil, mas no mundo todo. Em 2018 a marca bateu seu quinto recorde anual de vendas consecutivo, pela primeira vez ultrapassando a marca de 600 mil veículos vendidos globalmente: foram 642,2 mil unidades, em crescimento de 12,4% sobre 2017. 

Cerca de metade das vendas de carros Volvo ainda acontece na Europa, onde a marca entregou 317,8 mil unidades, em alta de 6,4% sobre o ano anterior. A China (onde fica a atual controladora da Volvo Car, a Geely) foi o segundo maior mercado, com 130,6 mil veículos entregues, expansão anual de 14,1%. Em terceiro, os Estados Unidos compraram 98,3 mil Volvo, mas o crescimento de 20,6% foi maior que o dos outros países líderes. 

Em 2018 o XC60 foi o campeão global de vendas da Volvo, chegando a 189.459 carros. Na sequência vem o XC90 com vendas totais de 94.182 unidades e o V40/V40 Cross Country com 77.587. O XC40 contou com 75.828 unidades, enquanto o S90 gerou volume de 57.142.



Fonte: http://www.automotivebusiness.com.br

Comentários desta notícia

Publicidade