Publicidade
MEIO FILTRANTE - Aluna do Instituto Mauá desenvolve projeto inédito de automação industrial com a Mitsubishi Electric

Esta notícia já foi visualizada 772 vezes.

Aluna do Instituto Mauá desenvolve projeto inédito de automação industrial com a Mitsubishi Electric

Data:11/1/2019

Projeto traz mais agilidade para desenvolvimento de projetos ao unir software de programação de robôs da Mitsubishi Electric com software CAD 3D

Isabella Ribeiro, aluna de Engenharia de Controle e Automação do Instituto Mauá de Tecnologia, desenvolveu um projeto de iniciação científica usando uma combinação inédita de soluções da Mitsubishi Electric: ela uniu o software RT Toolbox 3 da companhia ao Solidworks®, software usado por engenheiros para desenvolvimento de projetos em 3D. Na prática, a iniciativa traz benefícios significativos, como simular a utilização de robôs em um ambiente virtual de maneira completa, com tempo de produção, layout, ergonomia e programação do robô, reduzindo custos, tempo de desenvolvimento e comissionamento.

A estudante conta que sempre se interessou pela área de Automação Industrial e a dedicação a esse projeto permitiu ter um conhecimento ainda maior sobre a área. “Queria muito fazer uma iniciação científica ligada à minha área de estudo e me dediquei a esse projeto por nove meses. Ter um contato tão próximo contribuiu muito para o meu conhecimento e para minha vontade de trabalhar com Automação Industrial”, destaca.

O projeto representa um marco para a companhia japonesa, uma das maiores do mundo em automação industrial. “É sempre bom trazer um novo olhar sobre as soluções que temos. Jamais pensamos nessa possibilidade e estamos muito felizes com o fato de que uma estudante se interessou em conhecer mais sobre as nossas soluções, aprofundando seu conhecimento nesse nível. Nos sentimos lisonjeados e queremos homenagear a aluna por essa conquista”, afirma Fabiano Lourenço, diretor executivo da divisão de Automação Industrial da Mitsubishi Electric.

Além de contribuir para os avanços da operação da companhia, o projeto também representa avanço significativo para a capacitação de novos profissionais no Brasil. “A utilização deste recurso permite que as indústrias utilizem a tecnologia com o objetivo de melhorar processos produtivos, reduzindo custos e prazos de desenvolvimento, que é um dos objetivos da Indústria 4.0. Sua aplicação já no ambiente educacional é o resultado da parceria que temos com o Instituto Mauá.”, ressalta Hélio Sugimura, gerente de marketing da Mitsubishi Electric.

Com o objetivo de suprir essa demanda, o Instituto Mauá de Tecnologia busca trazer uma oferta cada vez mais qualificada de informações aos seus estudantes. Atualmente, a instituição possui três cursos ligados à área de automação industrial: Engenharia de Controle e Automação, Engenharia Eletrônica e pós-graduação Modular sobre Automação e Controle Industrial.

“Com cada vez mais recursos disponíveis para a operação industrial, temos percebido a necessidade de oferecer conhecimento de qualidade acerca do tema, para formar novos profissionais qualificados e capazes de atender à demanda do mercado”, afirma o professor Fernando Madani, coordenador do curso de engenharia de Controle e Automação do Instituto Mauá de Tecnologia.


Fonte: www.maxpress.com.br

Comentários desta notícia

Publicidade