Publicidade
MEIO FILTRANTE - Itaipu Binacional mantém-se como coringa do sistema de geração de energia

Esta notícia já foi visualizada 777 vezes.

Itaipu Binacional mantém-se como coringa do sistema de geração de energia

Data:15/2/2019

Redação 

Em 40 dias, usina produziu mais de 10 milhões de MWh. No ano passado, a companhia entregou 96,5 milhões de MWh, a quarta maior marca da história da empresa.

A Itaipu Binacional continua como o coringa para manter o equilíbrio do Sistema Interligado Nacional (SIN). Vamos entender o porquê? A usina vem batendo recordes históricos de produção, tendo alcançado 10 milhões de MWh em 40 dias (do começo do ano até o dia 9 de fevereiro). Por outro lado, a demanda nacional por energia mantém-se aquecida. Somente em janeiro, o País registrou cinco recordes históricos de consumo horário, que representa o pico do consumo em determinado momento. Resultado: a usina funciona como um fiel da balança.

E para entender o potencial de geração, é interessante lembrar que poucas usinas tem capacidade para superar os 10 milhões de MWh por ano (e não semanas como é o caso de Itaipu). A lista inclui apenas seis (cinco hidrelétricas e uma termelétrica): Tucuruí (31 milhões MWh), Belo Monte (18,4 milhões MWh), Santo Antônio (17,5 milhões MWh), Jirau (16,7 milhões MWh), Ilha Solteira (12,7 milhões MWh) e Angra 2 (10,7 milhões MWh). E isso dentro de um universo de 7.399 plantas de energia no Brasil.


Fonte: www.infraroi.com.br

Comentários desta notícia

Publicidade