Publicidade
MEIO FILTRANTE - Inaugurado em Curitiba o primeiro espaço colaborativo para fomento à inovação e sustentabilidade no setor de energia do Brasil

Esta notícia já foi visualizada 769 vezes.

Inaugurado em Curitiba o primeiro espaço colaborativo para fomento à inovação e sustentabilidade no setor de energia do Brasil

Data:8/3/2019

O objetivo do NRGHub é conectar profissionais, empresas e startups ligados ao setor energético

Ocupante do primeiro lugar entre as 700 cidades mais inteligentes e conectadas que integram o Ranking Connected Smart Cities divulgado em 2018 – ficando a frente até de São Paulo, Curitiba ganhou mais um motivo para se destacar: desde o dia 21 de fevereiro é a primeira cidade do país a ter um coworking especializado em inovação e sustentabilidade voltado ao setor de energias renováveis, o NRGHub. Sua função é a de promover a inovação e o desenvolvimento do mercado de energias renováveis e todos os setores ligados a ele por meio do relacionamento e troca de experiências entre profissionais e empresas.

O espaço colaborativo vai além da oferta de um ambiente profissional. As soluções oferecidas pelo NRGHub incluem uma assessoria colaborativa por meio da qual os parceiros e incubadoras oferecem mentoria e coaching para startups; o NRG Talks que serão debates sobre tendências, oportunidades e desafios do mercado; o Fale com o Especialista, um bate-papo com os principais especialistas nacionais e internacionais do setor; o NRG Experience, um braço internacional para desenvolvimento de novos negócios e parcerias, principalmente, com o mercado europeu; e rodadas de negócios e investimentos. “O NRGHub nasceu com o propósito de utilizar o networking, a inovação e a sustentabilidade para conectar, transformar e preservar. Precisamos melhorar e aprimorar o nosso meio e inspirar as novas gerações. O nosso mote principal é trabalhar a energia para conectar esses negócios de forma sustentável”, explica Renata Abreu, fundadora do NRGHub.

            Funcionando dentro de um ecossistema de inovação, o espaço é aberto para startups, empresas já consolidadas, especialistas e empreendedores tanto do setor energético quanto de áreas que também estejam relacionadas à energia. Renata explica que o objetivo é promover o compartilhamento de experiências e informações para, assim, estimular a criação de novos projetos e ações. “Esse espaço vem para que todos do setor de energia possam trabalhar de forma conectada a outras iniciativas do mercado, como, por exemplo, a construção civil e o mercado imobiliário, as tecnologias, o segmento de cidades inteligentes e agronegócios”, ressalta.

Para promover essas soluções foram firmadas parceria com a Cinco Incubadora e Aceleradora, especializada no desenvolvimento de projetos inovadores para o mercado imobiliário e da construção civil; com o iCities, empresa especializada em projetos e soluc?o?es para cidades inteligentes; com o Distrito Spark CWB (outra plataforma colaborativa do setor de tecnologia) e com a Gessuli Agribusiness (empresa de comunicação e eventos especializada em agronegócios). Também está sendo desenvolvido um termo de cooperação com a Agência de Inovação da Universidade Federal do Paraná. “Essa será a primeira vez que a Agência de Inovação da UFPR fará uma parceria com um hub externo e acredito que trará muitos resultados. Estamos finalizando a formalização de um termo de cooperação para envolver e desenvolver mais nosso público interno, aqui da universidade, que tem muitas dúvidas sobre o que e como fazer. Por isso, nada melhor do que ter alguém que já vive isso na prática, no dia a dia, para ajudar a vencer com maior velocidade as dificuldades do negócio”, explica o prof. Dr. Carlos Itsuo Yamamoto, diretor executivo da Agência de Inovação da UFPR. 

O NRGHub é uma iniciativa da startup curitibana NRG Soluções Sustentáveis, a primeira startup associada da Câmara de Comércio França-Brasil (CCFB-PR), por meio da qual busca promover inovação em negócios já existentes e aprimorar as parcerias internacionais com a França. “O hub é uma tendência moderna para poder aproveitar o conceito de rede, ainda mais nesse espaço que terá um tema específico, o que facilita muito a organização dessas ações de cooperação, da montagem de projetos e a busca por especialistas”, afirmou Carlos Sergio Assineli, diretor da CCFB-PR.

A internacionalização e busca por tendências e parcerias em outros países são características da NRG, que é representante do Repowermap no Brasil, uma iniciativa europeia que fomenta o desenvolvimento de projetos com energias renováveis, além de parcerias como a ETA Florence Renewable Energies, uma instituição italiana de consultoria estratégica, engenharia e comunicação em energias renováveis e bioeconomia que organiza a conferência anual internacional EUBCE sobre biomassa.

Início das atividades

O espaço iniciou as atividades já com quatro membros. A startup Metha Energy, atua com produtos para o setor de microusinas hidrelétricas; a Hotek Tecnologia e Inovação, uma startup criadora de um aerogerador eólico para consumidores residenciais, comerciais e produtores rurais; e a Sm4rt Gestão Digital de Utilidades, que oferece soluções em IoT, Indústria 4.0, Inteligência Artificial e Big Data aderiram ao plano Networking e a BQAgro Consultoria, empresa de consultoria e gestão em agronegócios optou pelo plano Inovação.

            Para o primeiro semestre deste ano já foram planejadas diversas atividades. “Iremos participar em maio da EUBCE 2019, uma conferência internacional na área de biomassa, estaremos na Smart City Expo Curitiba como apoiadores (que ocorrerá nos dias 21 e 22 de março) e também na AveSui Eurotier South America, feira voltada ao agronegócio que neste ano traz, em parceria com a DLG – Sociedade Agrícola Alemã, a maior feira de produção animal do mundo, e que terá uma área exclusiva para inovações tecnológicas e energia renovável”, conta Renata Abreu.

Planos para coworkers

O NRGHub está aberto para especialistas, empreendedores, startups e empresas desde que estejam correlacionadas ao setor energético e que queiram cocriar e inovar. Os interessados podem escolher entre três planos disponíveis: o Plano Networking, um plano destinado a profissionais interessados em interagir e conectar suas ideias e projetos com outras pessoas e empresas na possibilidade de cocriar soluções e, ainda, estar por dentro das tendências mundiais sobre bioeconomia, energia renovável, agronegócio e muito mais; o Plano Sustentável, que oferece todos os benefícios do hub, voltado a profissionais, startups e empresas que buscam um local de trabalho fixo, mas que possuem flexibilidade de horários; e o Plano Inovação, desenvolvido para profissionais, startups e empresas que buscam um local de trabalho fixo onde possam conectar suas ideias e soluções ao mercado e desenvolver e expandir seu negócio. Mais informações e preços estão disponíveis no site www.nrghub.com.br.


Fonte: Assessoria de imprensa

Comentários desta notícia

Publicidade