Publicidade
MEIO FILTRANTE - Dia Mundial da Água: conheça a importância dos métodos de filtração

Esta notícia já foi visualizada 717 vezes.

Dia Mundial da Água: conheça a importância dos métodos de filtração

Data:12/3/2019

A área da saúde é uma das que mais exige cuidado com os métodos de filtração da água, uma vez que todos os processos industriais precisam de água regulada.
 


Celebrado todo dia 22 de março, o Dia Mundial da Água (DMA) foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1992, com o intuito de alertar a população mundial sobre a preservação dos bens naturais e, sobretudo, da água. Ter um dia dedicado a isso significa ressaltar a importância desse bem para a vida das pessoas e para o devido equilíbrio do ecossistema. É também um momento de conscientização sobre o seu uso e os cuidados que se deve ter para empregá-la em diferentes finalidades, bem como sobre a maneira de definir os métodos de filtração.

Embora a terra seja composta por bastante água, grande parte dessa abundância não é potável, o que é uma grande preocupação já que o consumo humano é uma das principais demandas. Importante para a produção de uma série de alimentos, equipamentos e produtos, a água é também vastamente utilizada em fábricas, indústrias e laboratórios, mas precisa passar por diferentes métodos de filtração para que suas propriedades naturais não influenciem o resultado final.

No mercado há 30 anos, a Asstefil , especializada em sistemas de água e filtragem, conta que o tratamento da água é indispensável para uma série de processos que muitas pessoas nem imaginam. Porém, existem métodos de filtração diferentes para cada finalidade e por isso, é necessário ter conhecimento antes de inserir a água em uma produção. "As especificidades para o tratamento da água são enormes. Há aquelas que a população em geral possui pouco conhecimento sobre a necessidade, como para a área de foodservice, que envolve a filtragem da água para produção de cafés e chás, da água da máquinas de gelo e também da lavadora de louça", explica a empresa.

A área da saúde é uma das que mais exige um cuidado minucioso com os métodos de filtração da água, uma vez que todos os processos industriais precisam de água regulada adequadamente. Especialmente quando o produto vem a ter contato direto com o ser humano, o resultado pode sofrer alterações inesperadas como na fabricação de medicamentos ou mesmo alimentos. Este, por sua vez, chegam a fazer mal para a saúde e implica no agravamento de doenças. "Além da área da saúde, a produção de eletrônicos, tintas e vernizes também são processos industriais que podem ser modificados pela qualidade da água", reforça a Asstefil.

Os métodos de filtração da água residencial são mais próximo da população, mas não menos importantes. Eles têm por objetivo deixar a água da rua própria para consumo. "Por ela geralmente ser procedente de grandes centros de tratamento, o que é realizado em casa é menos rigoroso, mas útil para retirar as impurezas que possam acompanhar a água durante o percurso até a torneira", afirma a empresa.

Como mencionado acima, para cada tipo de finalidade da água é utilizada uma solução de tratamento diferente e as principais delas são: filtração, desinfecção e redução de bactérias. A filtração pode ser realizada para a redução de impurezas ou para eliminar gostos e odores. Já a solução de desinfecção pode ser feita por processo químico (cloração) ou oxidação (irradiação ultravioleta). Para a redução de bactérias, laboratórios e indústrias costumam utilizar a deionização, mas o processo também pode ser feito por eletrodeionização (EDI), tecnologia combinada de resinas de troca iônica e membranas de seleção iônica com corrente contínua.



Website: https://www.asstefil.com.br/
 


Fonte: www.noticias.dino.com.br 

Comentários desta notícia

Publicidade