MEIO FILTRANTE - Produção de cerveja exige sistemas de filtração em todas as etapas
Esta notícia já foi visualizada 863 vezes.



Produção de cerveja exige sistemas de filtração em todas as etapas

Data:3/4/2019

A filtração é utilizada em inúmeros processos: preparação, fermentação, clarificação/estabilização e envase

 

Os sistemas de filtração aparecem em todas as etapas do processo de fabricação de cervejas – preparação, fermentação, clarificação/estabilização e envase, especialmente na clarificação/estabilização. “É na clarificação que se obtém o produto cristalino, límpido e livre de turbidez. Também há redução do conteúdo microbiano, com aumento da vida útil da cerveja/chope e melhoria das características organolépticas”, ressaltou Rogerio Jardini, especialista em filtração, em Fórum de Debates na Abrafiltros, realizado pela Câmara Setorial de Filtros Industriais – CSFI, no dia 21 de março, na sede da associação, explicando que, após o envase, as reações químicas e a reprodução microbiológica continuam e são potencializadas a temperaturas maiores. “Entre os contaminantes, há partículas desprendidas dos equipamentos, tanques e instrumentos, resíduos gerados no processo e microrganismos”, comentou.

 

Na estabilização microbiológica, os microrganismos são reduzidos para estabilizar a cerveja. Há dois métodos de estabilização: pasteurização, onde se aquece a cerveja para “matar” as leveduras, mas que alteraram as propriedades organolépticas, e a microfiltração, onde são removidos estes micro-organismos/leveduras.

Durante a apresentação, Jardini enfatizou os diversos pontos onde os filtros são utilizados. No sistema de água de entrada, há filtros de areia, de carvão ativado e de sedimentos. Já os filtros de mosto são tipo cesto. Também há filtros tipo cartucho para ar e gases - particulado, desodorizador, água e microbiológico, filtros para respiro de tanques tipo cartuchos microbiológicos, filtros para água de blindagem e pré-desaereador, filtros para água de HDE e enxague de garrafas, filtros de c erveja “trap” e de clarificação/polimento, filtros para vapor e aeração de mosto, filtros para estabilização microbiológica e filtros para água – sistema de limpeza.

 

O próximo Fórum de Debates Abrafiltros, que terá como tema “Filtros Hidráulicos”, acontecerá, no dia 25 de abril, na sede da associação, à Av. Pereira Barreto, 1395, no auditório. Os encontros são gratuitos e abertos ao público, segundo João Moura, presidente da Abrafiltros, o fórum permite apresentar as diferentes ap licações e sistemas de filtração em diversos setores e atividades.  

 

Para obter mais informações e efetuar a inscrição, os interessados podem entrar em contato através do e-mail eventos@abrafiltros.org.br.

 

Fonte: Assessoria de imprensa

Comentários desta notícia

Publicidade