Publicidade
MEIO FILTRANTE - Exportação de veículos cai 42% no trimestre

Esta notícia já foi visualizada 1107 vezes.

Exportação de veículos cai 42% no trimestre

Data:5/4/2019

Argentina compromete novos embarques e levará Anfavea a rever projeção para baixo 

MÁRIO CURCIO, AB
 
A Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) já admite revisar para baixo a exportação brasileira de veículos, cuja projeção anual já era de queda de 6,2% em relação a 2018. O motivo é a retração no mercado argentino, que até a metade do ano passado era o destino de 75% dos embarques brasileiros e hoje, 60%.

“O mercado argentino tem caído muito e o primeiro semestre (das exportações brasileiras) está absolutamente comprometido”, afirma o presidente da entidade, Antonio Megale. Como consequência, de janeiro a março o Brasil enviou 104,6 mil veículos ao exterior, 42% a menos que em iguais meses do ano passado. A retração foi tão forte que o bom desempenho do mercado interno não foi suficiente para impedir uma pequena queda de 0,6% na produção total.
 

O presidente da Anfavea admite até mesmo a possibilidade de rever também para baixo a projeção anual da produção, atualmente estimada em 3,14 milhões de veículos.

“No primeiro trimestre de 2018, quando a Argentina ainda vinha bem, as exportações totais do Brasil foram de quase US$ 4 bilhões. Neste ano caíram para US$ 2,44 bilhões, um valor muito aquém do razoável”, lamenta Megale.


Com a redução dos embarques para a Argentina, a participação do México subiu de 12,4% para 13,6% na comparação interanual. A fatia da Colômbia saltou de 5% para 10%. Já o mercado chileno caiu dois pontos porcentuais, de 9,7% para 7,7%.


Comentários desta notícia

Publicidade