MEIO FILTRANTE - LyondellBasell e Neste anunciam produção em escala comercial de bioplástico feito de materiais renováveis
Esta notícia já foi visualizada 1303 vezes.



LyondellBasell e Neste anunciam produção em escala comercial de bioplástico feito de materiais renováveis

Data:18/6/2019

Esta colaboração marca a primeira vez em que há produção simultânea, em escala comercial, de polipropileno biológico e polietileno biológico de baixa densidade

A LyondellBasell (NYSE: LYB), umas das maiores refinarias e produtoras de plásticos e produtos químicos do mundo, e a Neste (NESTE, Nasdaq Helsinki), a maior produtora de diesel renovável a partir de lixo e resíduos, fazem um anúncio conjunto, hoje, da primeira produção paralela de polipropileno biológico e polietileno biológico de baixa densidade em escala comercial.

Equipe de produção da LyondellBasell em Wesseling, Alemanha, mostra primeiro lote de biopolímero feito de materiais renováveis.

O projeto conjunto fez uso dos hidrocarbonetos renováveis da Neste, derivados de matérias-primas biológicas sustentáveis, como lixo e resíduos de óleos. O projeto foi capaz de produzir, com sucesso, diversos milhares de toneladas de bioplástico, aprovados para a produção de embalagens alimentícias e são comercializadas com os nomes de Circulen e Circulen Plus, a nova família de marcas LyondellBasell de produtos voltados para a economia circular.

"A LyondellBasell tem o espírito inovador que já dura décadas, e uma realização como essa demonstra as medidas concretas que procuramos tomar para apoiar a economia circular", declarou Richard Roudeix, vice-presidente da Europa, Ásia e Internacional para a área de olefinas e poliolefinas  da LyondellBasell. "Por meio do uso de recursos renováveis, contribuímos com a luta contra as mudanças climáticas e ajudamos nossos clientes a alcançarem suas metas ambientais."

"Estamos animados por permitir que o setor de plásticos insira mais materiais biológicos em seu portfólio. É muito gratificante ver os hidrocarbonetos renováveis da Neste terem um desempenho perfeito na produção em escala comercial de polímeros biológicos, uma opção imediata aos materiais fósseis", disse o presidente e CEO da Neste, Peter Vanacker. "Esta colaboração pioneira com a LyondellBasell é um marco importante na comercialização dos polímeros renováveis da Neste e no setor químico, que se volta para o desenvolvimento de soluções renováveis e circulares para as marcas que enxergam o futuro."

Pioneiros no setor

Essa realização é extraordinária, uma vez que reúne as matérias-primas renováveis exclusivas da Neste e as aptidões técnicas das LyondellBasell. A flexibilidade de craqueamento da LyondellBasell permitiu introduzir uma nova matéria-prima renovável na planta de Wesseling, na Alemanha, que foi diretamente convertida em polietileno biológico e polipropileno biológico de baixa densidade. Uma empresa terceirizada independente testou os produtos de polímeros com o emprego de traçadores de carbono e confirmou que continham mais de 30% de conteúdo renovável.

A LyondellBasell comercializou alguns dos produtos renováveis fabricados, em testes, para diversos clientes, um deles a Cofresco, uma empresa do Grupo Melitta, com marcas como Toppits® e Albal®, líder na Europa em fornecimento de produtos com marcas no setor de filmes para uso doméstico. A Cofresco planeja usar o polietileno biológico Circulen Plus para criar materiais sustentáveis para embalagens alimentícias.


Fonte: Assessoria de imprensa

Comentários desta notícia

Publicidade