MEIO FILTRANTE - Mercado de filtros de água para consumo e suas aplicações
Esta notícia já foi visualizada 775 vezes.



Mercado de filtros de água para consumo e suas aplicações

Data:30/8/2019

Filtros residenciais e suas diversas aplicações, foi tema do Fórum de Debates do mês de Agosto na Abrafiltros
 
O mercado de filtração de água para consumo deve crescer nos próximos anos. Há muitas oportunidades no segmento de filtros residenciais e diversos players estão entrando no mercado. Por isso, João Moura, presidente da Abrafiltros, destaca a importância da realização dos Fóruns de Debates, ambiente que permite a troca de conhecimento sobre os sistemas de filtração e oportunidades de negócios.

Com mais de 37 anos de experiência em filtração, José Alexandre Marques, que apresentou o tema “Filtros Residenciais”, no dia 22 de agosto, na sede da Abrafiltros – Associação Brasileira das Empresas de Filtros e seus Sistemas – Automotivos e Industriais, em Santo André/SP, falou sobre as diversas aplicações de filtros de água, citando filtros de ponto de entrada (POE) para água potável e de poço; filtros de ponto de uso (POU) sobre a pia como as torneiras com filtro, filtros de parede, purificadores de água, filtros cerâmicos, em geladeira e em máquina de bebidas; e filtros para aplicação específica (PAE) - máquina de lavar, aquário, piscina e chuveiro elétrico.

Durante a sua apresentação também citou a regulamentação da filtração de água potável: Portaria nº 394, de 25/8/2014 sobre Equipamentos para consumo de água; Portaria de consolidação nº 5, de 28/9/2017, anexo XX sobre Controle e da Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano e seu Padrão de Potabilidade; ABNT NBR 16098:2012 sobre Aparelho para melhoria da qualidade da água para consumo humano – requisitos e métodos de ensaio; e ABNT NBR 16236:2013 sobre Aparelho de fornecimento de água para consumo humano com refrigeração incorporada – requisitos de desempenho.

Sobre a abrangência das normas, comentou sobre extraíveis, controle de nível microbiológico, eficiência na redução de cloro e de partículas, eficiência bacteriológica, resistência mecânica, características/proteção elétrica e rotulagem. Todos os equipamentos devem ter certificação por entidade credenciada.

O Fórum de Debates é promovido pela Câmara Setorial de Filtros Industriais - CSFI, sendo o evento aberto ao público e realizado mensalmente. O próximo encontro acontece no dia 19 de setembro, na sede da Abrafiltros, em Santo André/SP e José Alexandre Marques, abordará filtros para microeletrônicos.

Mais informações, podem ser obtidas através do email: eventos@abrafiltros.org.br 

Sobre a Abrafiltros:
Criada em 2006, a Abrafiltros – Associação Brasileira das Empresas de Filtros e seus Sistemas – Automotivos e Industriais – tem a missão de promover a integração entre as empresas de filtros e sistemas de filtração para os segmentos automotivo, industrial e tratamento de água e efluentes – ETA e ETE, representando e defendendo de forma ética os interesses comuns e consensuais dos associados.


Fonte: Assessoria de Imprensa

Comentários desta notícia

Publicidade