MEIO FILTRANTE - A importância dos filtros automotivos para o bom desempenho dos veículos
Esta notícia já foi visualizada 455 vezes.



A importância dos filtros automotivos para o bom desempenho dos veículos

Data:5/9/2019

Filtração de componentes para o motor, óleo e ar-condicionado são fundamentais para evitar danos e mal-estar do proprietário

Os filtros automotivos estão presentes em alguns sistemas do veículo, como o de combustível, o de lubrificação e o de ar-condicionado. A filtração nestes sistemas é fundamental para manter o bom desempenho do carro, garantindo que as peças estejam sempre livres das sujidades externa, além de proteger o motorista e os passageiros do ar poluído do exterior.

Entretanto, assim como outras peças, é fundamental que os filtros de ar sejam compostos por materiais de alta performance para garantir a perfeita vedação. Caso contrário, o motorista vai notar o mal desempenho do veículo a longo prazo.

“Se não forem filtrados os resíduos externos do óleo, típicos da operação de motores à combustão, pode haver o superaquecimento do motor, por exemplo”, explica Egidio Vieira Batista Júnior, coordenador de negócios de Materiais de Performance da BASF. “No motor, a sujidade impede o bom funcionamento e pode danificá-lo. No ar-condicionado, quando mal filtrado, pode permitir a passagem de odores externos e partículas nocivas para dentro do carro”, completa Egidio.

Outro caso presente em alguns veículos são os filtros para motores turbinados. O alto desempenho deles depende de uma grande quantidade de ar para o motor. E, se o componente não tiver uma boa vazão sem comprometer a qualidade de purificação, não conseguirá desenvolver sua função.

Para garantir que essa indústria consiga oferecer os melhores produtos para as montadoras, a BASF desenvolveu o sistema de poliuretano Elastofoam BR®. Essa é uma linha composta de espumas elaboradas para a vedação dos filtros utilizados nas diferentes partes do carro.

A solução ELASTOFOAM BR® permite ao cliente substituir os diferentes produtos utilizados em suas variadas linhas de produção por apenas 1 sistema, reduzindo a complexidade e, consequentemente custos logísticos, de inventário e administrativos.

Além da sustentabilidade, ao utilizar a tecnologia superior da BASF o cliente pode reduzir desperdício, aumentar a produtividade (até 20% maior) e reduzir o peso das peças (em aproximadamente 10%) com redução também no consumo de água e de energia, por diminuir a necessidade do uso de estufas em alta temperatura.


Fonte: www.maxpress.com.br

Comentários desta notícia

Publicidade