MEIO FILTRANTE - Produção de veículos cresce 1,1% em agosto
Esta notícia já foi visualizada 823 vezes.



Produção de veículos cresce 1,1% em agosto

Data:6/9/2019

Apesar do crescimento no mês, houve retração de 7,3% na comparação com o mesmo período de 2017

Por Agência CNT de Notícias

A produção de carros e comerciais leves cresceu 1,1% em agosto na comparação com julho, de acordo com dados da Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores). Em agosto, foram produzidos 291,1 mil automóveis, 24 mil a mais que em julho. Mas, apesar do crescimento, na relação com o mesmo período de 2018, a produção de carros no Brasil teve uma retração de 7,3%. 

Já os emplacamentos do mês registraram queda na comparação com o mesmo período do ano anterior: - 0,3%, na relação com julho e - 2,3%, com agosto. No acumulado do ano, houve um crescimento de 9,9% no licenciamento, na relação com o mesmo período do ano anterior. 

O mercado interno também mantém alta de 11,4%. No acumulado dos primeiros sete meses, o aumento é de 12,1% em relação a 2018. Foi o melhor julho em vendas desde 2014, com alta de 12% sobre o mesmo mês do ano passado, e de 9,1% sobre junho deste ano. Em nota, o presidente da Anfavea, Luiz Carlos Moraes, fala que a associação está discretamente otimista com este início do segundo semestre, período que tradicionalmente tem resultados melhores que a primeira metade do ano. “Todas as sinalizações macroeconômicas indicam um cenário mais positivo, sem falar de todas as reformas estruturantes a caminho e medidas de curto prazo para injetar recursos na economia brasileira.”

Nas exportações, o cenário é contrário e as quedas tem sido frequentes. Na relação mês a mês, o regresso foi de 12,8%, entre agosto de 2018 e de 2019, a diminuição alcançou 34,6%. No acumulado do ano, o percentual de queda é de 37,9%. “Nosso volume foi um pouco melhor que o mês passado, mas bastante impactado ainda pela queda da economia Argentina, o que reduziu bastante o volume comparado com o ano anterior”, conclui Luiz Carlos Moraes.



Com informações assessoria da Anfavea


Fonte: www.cnt.org.br

Comentários desta notícia

Publicidade