MEIO FILTRANTE - SIMA divulga balanço energético do Estado de SP 2019
Esta notícia já foi visualizada 496 vezes.



SIMA divulga balanço energético do Estado de SP 2019

Data:11/9/2019

Estudo aponta redução na oferta e consumo de energético total no território paulista
A Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (SIMA) divulgou nesta quarta-feira, 11 de setembro, o Balanço Energético do Estado de São Paulo 2019 –  ano base 2018. Em relação ao ano anterior, o estudo aponta uma redução tanto na oferta quanto no consumo total de energéticos de -2,22% e -0,97%, respectivamente.

“Essa pequena variação negativa se deu, em grande parte, por conta da greve dos caminhoneiros ocorrida em todo o território nacional, provocando um desabastecimento generalizado com consequências sobre todos os setores da sociedade”, explica o subsecretário de Infraestrutura da SIMA, Glaucio Attorre Penna.

No ano passado, o Estado de São Paulo apresentou um crescimento na produção de alguns insumos energéticos, dentre eles o etanol hidratado, a nafta e a lixívia. O mesmo ocorreu com a eletricidade, com um acréscimo no consumo de +1,37% em relação ao ano anterior (150.352 GWh ante 148.321 GWh). A performance dos principais setores foi a seguinte:  residencial (+1,8%), comercial (+0,7%), transporte (+0,4%) e industrial (+0,3%).

“A participação das energias renováveis na matriz energética paulista foi de 59,9% do total, reforçando assim como uma das mais limpas do mundo”, destaca o subsecretário de Meio Ambiente, Eduardo Trani.

Na Oferta Interna Bruta de Energia (OIE), as energias renováveis tiveram destaque com os derivados da cana 35,4%. Em relação à evolução do Consumo Final dos principais energéticos se destaca o aumento do consumo do querosene (+11,3%), gás natural (+4,7%) e etanol hidratado (+29,5%). Houve redução do etanol anidro (-19,6%), óleo combustível (-13,5%) e da gasolina (-19,5%) quando comparados com o ano anterior.

Enquanto o Anuário de Energéticos por Município do Estado de São Paulo apresenta dados exclusivamente de consumo energético por município, o Balanço apresenta dados integralizados de oferta, transformação, perdas e demanda de todos os insumos energéticos utilizados pela sociedade paulista.

O estudo é uma importante ferramenta para quem acompanha o setor, por apresentar séries históricas de oferta, transformação e consumo de todos os insumos energéticos utilizados no Estado, abertos por fonte e por setor. No Balanço constam informações de produção, importação, exportação, variação de estoques, perdas, emissões de CO2, balanço útil de energia, autoprodução do setor industrial, entre outros.


Fonte: www.infraestruturameioambiente.sp.gov.br

Comentários desta notícia

Publicidade