MEIO FILTRANTE - 1º Encontro Nacional de Mulheres do setor AVAC-R é realizado na FEBRAVA
Esta notícia já foi visualizada 837 vezes.



1º Encontro Nacional de Mulheres do setor AVAC-R é realizado na FEBRAVA

Data:13/9/2019

Evento destacou especialistas mulheres em um fórum com trocas de experiências e discussões sobre o mercado

Com o objetivo de destacar e estimular o protagonismo feminino no setor, foi realizado o 1º Encontro Nacional de Mulheres do AVAC-R durante a 21ª FEBRAVA - Feira Internacional de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação, Aquecimento, Tratamento do Ar e da Água. O Fórum realizado exclusivamente por mulheres especialistas na área aconteceu nesta quinta-feira (12), no mezanino do São Paulo Expo.

A palestra "Boas Práticas em Refrigeração e Climatização" discutiu a necessidade de consciência ambiental no setor. Ministrada pela técnica em Refrigeração e Ar Condicionados e professora do Senai Rondônia Jossineide Silva, focou em uma orientação assertiva sobre os descartes. "O Brasil ainda é referência em desperdício de fluidos. Precisamos nos preocupar, mas pensar em soluções práticas para o descarte correto e até reutilização desse gás", explica.

Já na avaliação da engenheira Mecânica Sandra Botrel o planejamento é fundamental em Projetos de Ar Condicionado e Refrigeração, tema da sua palestra. De acordo com a engenheira, perde-se muito quando não há um projeto de edificação de qualidade. "A etapa do projeto é muito estratégica no empreendimento. O projetista atua para definir as melhores soluções, como a aplicação de recursos e, desta forma, oferece ao cliente uma consultoria imparcial", diz.

Durante a palestra "Mulheres – Desenvolvendo Carreiras de Sucesso no AVAC-R", Priscila Baioco, gerente Nacional de Vendas da Armacell, creditou seu sucesso em um ambiente hegemonicamente masculino no início dos anos 2000 à disposição de servir ao setor. "Sempre busquei oferecer o meu melhor, me qualificando e buscando formação", afirmou.

Alinhada à proposta do evento, Priscila reconhece o apoio da empresa em valorizar a presença da mulher, sem fazer distinções. "A meta da Armacell é apoiar a presença feminina em todos os níveis, desde a fabricação até aos cargos de chefia", garante.

LG lança Expedição do Clima 2019 na FEBRAVA 2019
Começou nesta quinta-feira (12) a Expedição do Clima 2019, realizada pela LG Electronics do Brasil, com a parceria da Armacell. O lançamento aconteceu durante a FEBRAVA - 21ª Feira Internacional de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação, Aquecimento, Tratamento do Ar e da Água e é voltado para instaladores de ar-condicionado. A expedição vai passar por diversos estados brasileiros e encerra em outubro.

A agenda da Expedição já conta com encontros, além de São Paulo, no Rio de Janeiro (17), Belo Horizonte (24) e Salvador (1/10). Mas a previsão é passar também por Fortaleza (CE), Recife (PE), Goiânia (GO), Porto Alegre (RS) e Belém (PA).

Segundo Priscila Baioco, gerente Nacional de Vendas da Armacell, fazer parte da Expedição do Clima possibilita levar informações sobre os sistemas de isolamentos térmico e acústico produzidos pela empresa, tanto sobre a sua qualidade como a perfeita aplicação, para instaladores de todo o país. "É uma ótima oportunidade de estar junto desses profissionais e trocarmos informações importantes", afirma Priscila, lembrando que a expectativa é de reunir mais de 10 mil profissionais nas nove etapas do programa.

Selo Destaque Inovação FEBRAVA 2019 premiou 37 empresas expositoras
A inovação é fundamental para a evolução das empresas. E pensando nisso, a Febrava reeditou o Selo Destaque Inovação. Tradicional na feira, a premiação confere status de inovadora para a empresa contemplada. O prêmio conta com a curadoria da ABRAVA (Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento).

"Inovação e criatividade são elementos importantíssimos para se diferenciar no competitivo mercado AVAC-R, e premiar expositores que demonstram disposição para investir e desenvolver novas ideias só enriquece o setor", ressalta Nelson Baptista, integrante da Comissão Organizadora da Febrava e coordenador da comissão julgadora cujo objetivo foi escolher as empresas que tenham introduzido novos conceitos na geração, absorção e uso das tecnologias de processos e produtos com progresso significativo na modernização e otimização para o mercado.

O Selo Destaque Inovação foi afixado junto ao produto inovador, no estande da empresa reconhecida pela comissão julgadora. Para Márcio Nieble, diretor de Vendas da Armacell Brasil, é uma satisfação grande receber o selo. "Ele representa que a empresa busca a inovação. E essa é uma das características da Armacell. Tanto que sempre nos esforçamos para apresentar produtos inovadores na Febrava e toda edição conquistamos o Selo Destaque Inovação", lembra.
A empresa recebeu o selo deste ano com o Insuguard, um suporte para tubulação isolada que permite instalação rápida e manutenção zero, segundo Nieble. "É uma tecnologia desenvolvida pela Armacell no Canadá e que realmente traz inovação para o setor", garante.

Marcelo Lemes, gerente da Fujitsu, entende que o selo é um reconhecimento pelo esforço inovador da empresa, que foi representada pelo ar-condicionado Nocria. O produto traz como diferencial o gás refrigerante R32, que não agride o meio ambiente, dois ventiladores laterais para melhorar a distribuição do ar frio, filtros autolimpantes e wi-fi com comando de voz.

Também entre as empresas vencedoras está a K11, que recebeu o selo com a linha de detecção com contraste flurorescente. "A linha de contraste é uma mudança de paradigma para a indústria, pois otimiza o trabalho de manutenção preventiva e seu manuseio é muito fácil. Grandes empreendimentos como shopping centers não podem parar as atividades até a chegada de um técnico", diz Luca Baranzini, OEM de Vendas e Compras Internacionais da empresa.
 
Conheça os contemplados com o Selo Destaque Inovação 2019 são:

1. ABC Transcalor 
2. Ageon Eletronic
3. Armacell Brasil 
4. Conforlab Eng. Ambiental
5. Daikin Macquay
6. Danfoss do Brasil
7. Ebm-papst
8. Ecoquest
9. Emerson Dixell
10. Emerson Eletrônic
11. Every Control Solutions
12. Unicamp-Faculdade de engenharia e alimentos
13. FATEC
14. Full Gauge
15. Globus Sistemas Eletrônicos
16. Ind. Com. Evaporadores
17. K11
18. Mastercool do Brasil
19. Mayekawa do Brasil
20. MG Link Truck
21. Peroy
22. Powermatic
23. Sictell
24. Slic
25. Super Ar
26. Suruyha
27. Tecumseh do Brasil
28. TEXA
29. The Chemoours
30. TROX
31. UFGD
32. VL Indústria
33. Linter Filtros
34. Multistar
35. Elitech
36. Rehem
37. Fujitsu

Conforlab apresenta tecnologias para medição de qualidade do ar 
Além do amplo leque de produtos e acessórios para climatização, a Febrava também reúne em sua área de exposição marcas voltadas à medição da qualidade do ar.

Um dos exemplos é a Conforlab, empresa de engenharia ambiental especializada em análise e tratamento de água e ar. Entre os diferenciais está sua expertise de duas décadas: o laboratório possui, além de certificação Inmetro (NBR ISO 17.025) e Anvisa na norma de qualidade, certificação no programa ELITE do CDC (Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos, na sigla em inglês). De acordo com a companhia, o selo faz da Conforlab a única no Brasil habilitada para análise de bactérias do gênero Legionella. Entre outras análises químicas estão para certificação LEED, WELL, para veículos especiais e também para detecção de radônio.

"Fazemos em torno de 6 a 7 mil amostras de ar por mês, para clientes como shoppings, bancos, hospitais e todo lugar com ar climatizado em todo o Brasil. Temos mais de 20 anos de mercado, e podemos dizer que esta edição do evento está ótima, com um grande movimento, superior à edição passada", comenta Jeferson Luis Alberto, gerente de Operações da empresa.

Rodada Internacional de Negócios promove 72 reuniões na FEBRAVA
Empresas brasileiras participaram de 72 reuniões durante a Rodada Internacional de Negócios realizada na FEBRAVA 2019 – 21ª Feira Internacional de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação, Aquecimento, Tratamento do Ar e da Água - promovida pelo Programa Abrava Exporta, projeto de parceria entre a Abrava (Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento) e a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos). A expectativa, segundo Leila Vasconcelos, gestora do programa Abrava e coordenadora das rodadas de negócios, é de que nos dois dias as reuniões possam gerar entre US$ 2 e US$ 3 milhões em negócios futuros.

O objetivo das rodadas é fomentar negócios através de reuniões diretas entre potenciais compradores internacionais, demandantes dos produtos do setor HVAC-R e empresas nacionais, para o conhecimento do potencial tecnológico das empresas brasileiras e estreitamento de relações para futuras transações comerciais. Participaram compradores da Argentina, Chile, Colômbia e Paraguai.

Sustentabilidade, eficiência energética e conectividade conduzem as tendências do setor AVAC-R
Sustentabilidade, eficiência energética e conectividade. Esse é o tripé das tendências do setor AVAC-R, segundo Carlos Obella, vice-presidente de Serviços de Engenharia e Gestão de Produto da Emerson Commercial and Residential Solutions, que debateu o tema "Tendências sustentáveis na indústria de refrigeração e ar-condicionado comercial" durante o Conbrava - Congresso Brasileiro de Refrigeração, Ar-Condicionado, Ventilação, Aquecimento e Tratamento de Ar, que acontece em paralelo à Febrava 2019.

Para Obella, a busca por gases refrigerantes naturais que não agridam o meio ambiente continuará como tendência do setor, principalmente pela pressão do mercado. "Entidades pressionam pelo uso de refrigerantes com menos impacto ambiental. E já vimos na Europa, Estados Unidos e Canadá que esse é o caminho", disse.

O executivo lembrou que o mercado também está sendo pautado pelo compromisso com a sustentabilidade ambiental, já que os países estão apoiando o Protocolo de Montreal – tratado climático que prevê a redução das emissões equivalentes de CO² em quase 20 vezes – para a diminuição dos impactos globais na atmosfera do planeta. "Ciente disso, a indústria tem trabalhado no desenvolvimento de novas soluções que entreguem qualidade sem abrir mão das premissas acordadas".

Sobre a FEBRAVA
A FEBRAVA conta com apoio de cerca de 30 associações dos setores alimentício, hospitalar, transporte, hospedagem, automotivo, distribuição, engenharia civil e mecânica, o maior número de parcerias já registrado em todas as suas edições. São esperados 25 mil visitantes qualificados entre atacadistas, compradores, consultores, distribuidores, engenheiros, instaladores, projetistas, técnicos e varejistas.

Os números do setor mostram a importância de se ter um evento que possa mostrar as novidades e também debater soluções viáveis. Para este ano, segundo levantamento da Abrava (Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento), a previsão é de crescimento de 5% no faturamento, totalizando R$ 32,11 bilhões.

Nos últimos dez anos (de 2008 a 2018), o faturamento cresceu 61,8%, indo de R$ 18,9 para R$ 30,58 bilhões. Para 2019, a previsão é que os 4 setores (atendidos pela Abrava) voltem ao patamar de 2015 quando teve início a crise econômica no Brasil.

Eventos simultâneos
Em sintonia com as novidades tecnológicas que serão apresentadas pelas empresas durante a FEBRAVA, ocorrerão o XVI Conbrava (Congresso Brasileiro de Refrigeração, Ar-Condicionado, Ventilação, Aquecimento e Tratamento de Ar), a Arena do Conhecimento (espaço destinado para palestras gratuitas com profissionais do setor durante os 4 dias de evento), além do XIX Encontro Nacional de Empresas Projetistas e Consultores da Abrava, quando serão debatidos os temas de interesse do mercado na atual conjuntura econômica

Serviço:

FEBRAVA 2019
Data: 10 a 13 de setembro 
Horário: das 13h às 20h 
Local: São Paulo Expo 
Endereço: Rodovia dos Imigrantes, Km 1,5 - Água Funda - São Paulo, SP
Mais informações: www.febrava.com.br

CONBRAVA 2019
Data: 10 a 13 de setembro 
Horário: dia 10 das 14h às 18h. Do dia 11 ao dia 13, das 8h30 às 18h30 
Local: São Paulo Expo 
Endereço: Rodovia dos Imigrantes, Km 1,5 - Água Funda - São Paulo, SP
Mais informações: www.conbrava.com.br



Fonte: Assessoria de imprensa

Comentários desta notícia

Publicidade