MEIO FILTRANTE - Nissan nomeia Makoto Ushida seu novo CEO
Esta notícia já foi visualizada 449 vezes.



Nissan nomeia Makoto Ushida seu novo CEO

Data:9/10/2019

O CEO Ushida, o COO Gupta e seu vice Seki: novo trio de comando global da Nissan


Executivo assume o lugar de Hiroto Saikawa, que renunciou ao cargo em setembro

REDAÇÃO AB
 
A Nissan nomeou Makoto Ushida seu novo CEO na terça-feira, 8, quase um mês após a renúncia de Hiroto Saikawa, que admitiu ter recebido pagamentos indevidos e superiores ao que lhe correspondia, baseado nas altas das ações do grupo japonês.

Ushida era presidente da chinesa Dongfeng Motor e chega à Nissan em um processo de renovação do quadro de executivos da empresa, que este ano enfrentou sucessivos escândalos com a prisão do ex-CEO Carlos Ghosn, acusado pela Justiça japonesa e pelo próprio Saikawa, que o sucedeu em 2017, de esconder rendimentos e fraudar processos para receber valores, segundo investigações internas da companhia que foram repassadas aos promotores no Japão. Ghosn nega as acusações e diz ser vítima de um complô da diretoria que queria afastá-lo para barrar seu projeto de fusão total com a Renault.

O conselho de administração da montadora japonesa também nomeou o atual executivo-chefe de operações (COO) da Mitsubishi Motors, o indiano Ashwani Gupta, para ser o novo COO da Nissan, trazendo novamente um estrangeiro para a diretoria. Ao mesmo tempo, o vice-presidente sênior da Nissan, Jun Seki, foi indicado para ser o vice-COO, reportando-se a Gupta.

O presidente do conselho de administração, Yasushi Kimura, declarou em nota distribuída na terça-feira: “O conselho concluiu que Uchida é o líder indicado para impulsionar os negócios. O Comitê de Nomeação da Nissan liderou o processo e avaliou minuciosamente os candidatos, de acordo com a nova estrutura de três comitês de governança, estabelecida em junho. Contamos com Uchida para liderar a companhia como uma só equipe, imediatamente focado na recuperação dos negócios e revitalização da empresa. Esperamos que Gupta e Seki contribuam com seus conhecimentos e experiência para apoiar o novo CEO”.


Fonte: www.automotivebusiness.com.br 

Comentários desta notícia

Publicidade