MEIO FILTRANTE - VWCO chega aos 23 anos em Resende
Esta notícia já foi visualizada 567 vezes.



VWCO chega aos 23 anos em Resende

Data:5/11/2019

Fábrica se aproxima de 1 milhão de veículos e se prepara para fazer o 1º caminhão elétrico do País

A fábrica da Volkswagen Caminhões e Ônibus (VWCO) em Resende (RJ) comemora 23 anos com quase 1 milhão de veículos e também com o compromisso firmado em produzir o primeiro caminhão elétrico no País, o e-Delivery, que já resultou até mesmo na definição dos principais parceiros que participarão diretamente da montagem desse veículo.

A fábrica de Resende ocupa área total de 1 milhão de metros quadrados, tem 148 mil m2 de área construída, 100 mil m2 para o parque de fornecedores e outros 50 mil m2 de centro logístico. A unidade emprega mais de 4 mil colaboradores.

A produção de caminhões Volkswagen começou em 1981 na unidade Anchieta, em São Bernardo do Campo. A decisão de construir uma fábrica própria para caminhões e ônibus teve como motivo a boa aceitação dos modelos desde o início.

Nestes mais de 20 anos, a VWCO exportou para cerca de 30 mercados. Os veículos são enviados não só para a América Latina, mas também para países da África, do Oriente Médio e Ásia. Um dos destaques da fábrica de Resende é o chamado consórcio modular, sistema de produção em que fornecedores dividem com a VWCO a responsabilidade pela montagem dos veículos.

As principais vantagens disso são o aumento da produtividade e dos níveis de qualidade, com redução dos custos. As parceiras são Maxion (chassi), Meritor (eixos e suspensão), Remon (conjunto rodas e pneus), Carese (pintura), Aethra (armação da cabine), Powertrain (motor) e Kroschu (acabamento da cabine).

A próxima etapa é a implantação do e-Consórcio, primeiro modelo de negócio do mundo a prever desde a montagem até a infraestrutura de recarga e gerenciamento de ciclo de vida da bateria dos caminhões elétricos.


REDAÇÃO AB

Fonte: www.automotivebusiness.com.br

Comentários desta notícia

Publicidade