MEIO FILTRANTE - Programa Descarte Consciente Abrafiltros será apresentado no VIII Seminário sobre Tecnologias Limpas
Esta notícia já foi visualizada 560 vezes.



Programa Descarte Consciente Abrafiltros será apresentado no VIII Seminário sobre Tecnologias Limpas

Data:28/11/2019

Evento será realizado nos dias 2 e 3 de dezembro em Porto Alegre/RS. Abrafiltros já reciclou mais de 15 milhões de filtros usados do óleo lubrificante automotivo em três estados – São Paulo, Paraná e Espírito Santo.
 
A Abrafiltros – Associação Brasileira das Empresas de Filtros e seus Sistemas – Automotivos e Industriais, apresentará no VIII Seminário sobre Tecnologias Limpas, que será promovido pela ABES/RS, UFRGS e o CNTL, nos dias 02 e 03 dezembro, em Porto Alegre/RS, os resultados e desafios do programa Descarte Consciente Ab rafiltro s, de logística reversa do filtro usado do óleo lubrificante automotivo. 

O evento tem como o objetivo promover a implantação de tecnologias limpas nos diferentes setores da economia e divulgar estudos e pesquisas sobre o tema em desenvolvimento em universidades e centros de pesquisa. Neste ano, o tema do seminário está voltado para as questões de logística reversa, cadeias produtivas, sustentabilidade e economia ci rcular.< /span>

“Será uma excelente oportunidade para apresentar o que temos realizado no cenário da logística reversa, em parceria com as empresas participantes do programa, em prol do meio ambiente e cumprimento da legislação”, comenta João Moura, presidente da Abrafiltros.

Criado em 2012, em São Paulo, o programa também está implantado no Paraná, Espírito Santo e em fase de aprovação governamental no Mato Grosso do Sul, sendo os Estados que até o momento, inseriram os filtros usados do óleo lubrificante automotivo nas regulamentações da logística reversa. 

No resultado geral, o programa ultrapassou 15 milhões de filtros reciclados em outubro de 2019. Marco Antônio Simon, coordenador do programa e representante da Abrafiltros no evento, irá realizar a palestra no dia 02/12, às 15h30.

“Iremos demonstrar as questões legais relacionadas aos órgãos ambientais estaduais para futuras implementações do programa, e os resultados obtidos ao longo dos sete anos de trabalho. O programa Descarte Consciente Abrafiltros é o melhor caminho para que empresas detentoras de marcas próprias possam cumprir as legislações ambientais”.

Participam do programa as seguintes empresas associadas: CNH Industrial Brasil Ltda.; Cummins Filtration do Brasil; Donaldson do Brasil Equipamentos Industriais Ltda.; Ford Motor Company; General Motors do Brasil Ltda.; Hengst Indústria de Filtros Ltda.; Magneti Marelli Cofap Fabricadora de Peças Ltda.; Mahle Metal Leve S.A.; Mann+Hummel do Brasil Ltda./Filtros Wix; Parker Hannifin Indústria e Comércio Ltda. – Divisão Filtros; Poli Filtro Indústria e Comércio de Peças para Autos Ltda.; Rheinmetall Automotive – Motorservice Brazil; Robert Bosch Ltda.; Scania Latin América Ltda; Sofape Fabricante de Filtros Ltda./Tecfil; Sogefi Filtration do Br asil Ltd a./Filtros Fram; e Wega Motors Ltda. 

Informações sobre o Programa Descarte Consciente Abrafiltros: www.abrafiltros.org.br/descarteconsciente


Serviço:
VIII Seminário sobre Tecnologias Limpas
Data: 2 e 3 de dezembro 
Local: Salão de Atos II da UFRGS - Av. Paulo Gama, 110 - Porto Alegre/RS
Informações: www.abes-rs.org.br
 
 Sobre a Abrafiltros:
Criada em 2006, a Abrafiltros – Associação Brasileira das Empresas de Filtros e seus Sistemas – Automotivos e Industriais – tem a missão de promover a integração entre as empresas de filtros e sistemas de filtração para os segmentos automotivo, industrial e tratamento de água e efluentes – ETA e ETE, representando e defendendo de forma ética os interesses comuns e consensuais dos associados.



Assessoria de Imprensa

Comentários desta notícia

Publicidade