MEIO FILTRANTE - BASF anuncia projetos selecionados pelo edital Conectar para Transformar na América do Sul
Esta notícia já foi visualizada 528 vezes.



BASF anuncia projetos selecionados pelo edital Conectar para Transformar na América do Sul

Data:3/12/2019

Em toda a região serão apoiados 13 projetos de impacto social e ambiental em comunidades em que a BASF está presente  Entre os selecionados, sete projetos acontecem no Brasil, três na Argentina e outros três no Chile

 A BASF definiu 13 projetos que serão apoiados, ao longo de 2020, no Brasil, Chile e Argentina como parte de sua estratégia de engajamento social. Desde 2017 a empresa seleciona as iniciativas por meio do Edital Conectar para Transformar, com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento de municípios onde estão instaladas suas unidades fabris.

“Buscamos projetos de impacto social ou ambiental que tenham escalabilidade, para que o apoio da BASF seja apenas o início de uma transformação, que possa ser estendida de forma contínua e sustentável”, destaca a diretora de Relações Institucionais e Sustentabilidade da BASF e responsável pela Fundação Espaço ECO, Cristiana Xavier de Brito.

As iniciativas apoiadas pelo edital Conectar para Transformar devem seguir diversos critérios técnicos estabelecidos pela BASF, dentre eles, ser aderente a pelo menos um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU), em sua agenda socioambiental, que definiu os 17 temas humanitários que devem servir como prioridade nas políticas públicas internacionais até 2030.

No Brasil, os sete projetos selecionados estão localizados em duas cidades, São Bernardo do Campo (SP), na região do ABC paulista, e Guaratinguetá (SP), no Vale do Paraíba.

Em São Bernardo do Campo, os quatro projetos selecionados são:
• Água Viva, da ONG Ecolmeia, que promoverá ações de conservação ambiental dos recursos hídricos no município, com prioridade em processos educacionais na região da Represa Billings;

• Empoderar, Prototipar e Inovar, da Espro, que objetiva a equidade de gênero por meio do desenvolvimento de projetos tecnológicos com capacitação prioritariamente de mulheres em arduíno e promoção de atividades para o mundo do trabalho;

• Mares Limpos, da Cooperativa Cooperbem, que visa a transformação do território, com educação ambiental e recolhimento de PETs nas Áreas de Proteção de Mananciais;

• BASF Worklab, da Ageeo, propõe-se a formar jovens com conhecimentos, ferramentas e motivação para desenvolverem habilidades e competências intraempreendedoras.

Em Guaratinguetá, os três projetos beneficiados são:
• ASABEN Conecta, da Associação de Moradores do Bairro do Engenheiro Neiva, que tem objetivo aumentar a empregabilidade entre os jovens da comunidade por meio da capacitação.

• Programa Ecotransformadores, da TING Ambiental, que vai promover a capacitação de lideranças comunitárias, desenvolvendo ações integradas com foco em sustentabilidade.

• Sustentabilidade Também se Aprende, da ONG Rever Juntos, que desenvolverá ações para aprofundar o entendimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável nas comunidades no entorno da BASF, com a capacitação de professores e realização de oficinas pra estudantes, a fim de criar um espaço de compartilhamento de experiências e promover a eficiência energética, entre outros.

Além do Brasil, a BASF também selecionou projetos em cidades onde possui unidades em outros países da América do Sul. Dentre as seis iniciativas selecionadas, três foram na Argentina e outras três no Chile.

Na Argentina, os projetos de impacto social selecionados foram:
• Reciclando com Inclusión, da Libertate, que promoverá a inclusão social por meio da reciclagem de tampas plásticas como matéria-prima para fabricação de produtos comercializáveis e lucrativos (ex. organizadores, vasos de flores, cadernos, etc).

• Inspirando a quienes educan para aplicar educación científica, da Instituição Chicas em Tecnología, que visa fomentar a equidade de gênero com a inserção de jovens mulheres por meio da elaboração de projetos.

• Ciencia en las Escuelas, da Instituição Ciência Divertida, que implementará em 15 escolas uma ferramenta didática para uma série de experimentos realizados de forma lúdica, envolvendo diferentes assuntos científicos.

No Chile, os projetos selecionados são:
• Plasticón, da ONG The Little Yisus, que visa a proteção de recursos, biodiversidade e educação ambiental por meio da reciclagem e comercialização de materiais.

• Reciclaje, da Fundación Integrare, que tem como principal objetivo gerar novas oportunidades de negócios que proporcionem empregabilidade e representem uma nova renda familiar para famílias, em Quintero, na província de Valparaíso.

• Concurso De Electroreciclaje De Envases Plásticos Pet Y Pead, da ONG Reciclador, que promoverá a coleta e reciclagem de recipientes plásticos em dez colégios, além de promover a educação ambiental entre os estudantes.

Edital Conectar para Transformar
O edital faz parte das ações de engajamento social da BASF, que prevê ampliar o impacto positivo da empresa ao conectar a resolução de desafios sociais à estratégia de negócio. A iniciativa, que já beneficiou 413 mil pessoas de 2016 a 2018 na América do Sul, está baseada em dois pilares: valor compartilhado, para contribuir com iniciativas em escala que contribuam para a solução dos desafios sociais e ambientais e, ao mesmo tempo, tornem os negócios da empresa mais rentáveis; e cidadania corporativa, a fim de participar do desenvolvimento sustentável das comunidades em que a BASF está presente.


Fonte:  www.maxpress.com.br

Comentários desta notícia

Publicidade