Microfiltros, Onde Estão E Como Influenciam O Nosso Dia A Dia
Por Daiana Cheis
Edição Nº 66 - Janeiro/Fevereiro de 2014 - Ano 12
Com o avanço da nanotecnologia é cada vez mais comum encontrar filtros de pequeno porte nos mais variados setores, que vão desde o campo industrial ao hospitalar
Temos o microfiltro para partículas, cuja indicação adequada para remoção de sólidos em suspensão na água, reduzindo sua turbidez. No geral, são usados no pré-tratamento de equipamentos de osmose reversa ou em locais onde se deseja retirar partículas e sedimentos da água de rede ou poço.
Tem como características ser um microfiltro de profundidade, em polipropileno, tipo spun-MB, confeccionado com tecnologia melt-blown. O que nos remete à microfiltração no tratamento de água, em que usamos o processo na remoção da maioria dos patógenos e contaminantes, como cistos de Giardia lamblia, cistos de Cryptosporidium, protozoários, bactérias maiores e vírus.
Este processo tem algumas vantagens em relação ao tratamento convencional, tais quais:
• Produção de água com qualidade superior;
• Adição de quantidade bem menor de produtos químicos;
• Requer menor energia para operação e manutenção;
• Proporciona projeto e construção de sistemas compactos, fáceis de serem implantados.
Na área industrial, por exemplo, encontramos a variedade desses componentes em bicos injetores, filtros para sistemas de injeção, sistemas de freios, sistemas de combustíveis, sistema de freio, sistema de ar condicionado, etc.
Nos processos de filtragem é levado em consideração o consumo de energia e controle de poluentes, a meta é reduzir os gastos de energia e aumentar a proteção ao meio ambiente. Neste contexto entra uma gama enorme de microfiltros, podendo ser classificados em dois grupos: microfiltros de tela metálica e microfiltros de tela sintética. O material aplicado e o formato são as principais diferenças enquanto que a forma de montagem e o processo de limpeza e reaproveitamento estão entre as vantagens. "Não há um limite definido para a aplicação de microfiltros, hoje com a nanotecnologia surge um novo universo de atuação. Outro fator importante, que observamos no desenvolvimento de novas soluções de filtragem, é a produção de filtros que possam ser limpos com facilidade e reaproveitados", esclarece o engenheiro mecânico e representante da Küfner no Brasil, Paulo Viehmann.
Além do setor industrial, encontramos microfiltros nos mais diversos setores, exemplo: alimentos, cosméticos, médica, entre outros.
A Küfner é uma empresa privada, na área de telas e filtros, com três unidades na Alemanha. Com 60 anos de experiência no ramo da indústria, as duas divisões da empresa são líderes absolutas de tecnologia e de mercado.
Na área da saúde, a Küfner que é especializada em soluções de filtragem individuais para substâncias líquidas e gasosas, desenvolveu um novo elemento filtrante para misturador de cimento ósseo. Uma nova técnica de tratamento da osteoporose, minimamente invasiva, conta com o desenvolvimento de um meio filtrante que impede a entrada de elementos contaminantes quando da injeção de resina com cimento ósseo na área afetada. O processo é menos dispendioso, permite uma rápida recuperação mantendo a mobilidade do paciente.
"Não há um limite definido para a aplicação de microfiltros, hoje com a nanotecnologia surge um novo universo de atuação", diz Viehmann.
Solução nacional
Há 18 anos no mercado, a Cristal é uma das fábricas que se especializou em fabricação de microfiltros. Ícone neste setor, é hoje uma das principais referências mundiais em componentes técnicos.
Além de uma linha de produtos com a sua própria marca, também trabalha junto a outras empresas, do projeto ao produto final, desenvolvendo e produzindo com eficiência para diversos setores, entre eles a indústria automobilística, médica e de eletrodomésticos, entre outros desenvolvimentos específicos para demais áreas.
"A necessidade de eficiência em pequenos equipamentos fez com que fosse criada uma série de microfiltros para filtrar diferentes tipos de líquidos e gazes", aponta o diretor-presidente da Cristal, Sidnei Gomes.
Embora todos os microfiltros tenham como base a mesma finalidade, garantir o perfeito funcionamento do equipamento, cada um tem um material específico de acordo com a função, e as diferenças estão no design e na forma de montagem. "Desta maneira, não existe a possibilidade de uma adaptação de algo que já esteja desenvolvido", diz Gomes.
Contato das empresas:
Cristal: www.cristal.ind.br
Küfner no Brasil: www.kuefner.com