Tecfil Premia Os Melhores Fornecedores De 2013 Em Uma Festa De Gala
Por Vicente De Aquino
Edição Nº 66 - Janeiro/Fevereiro de 2014 - Ano 12
Charme, sofisticação, descontração e compromisso com a qualidade. Essas quatro palavras podem definir bem o que foi a festa de entrega do 16º prêmio “Projeto Fornecedor 2013”, que aconteceu no último dia 19 de novembro.
Charme, sofisticação, descontração e compromisso com a qualidade. Essas quatro palavras podem definir bem o que foi a festa de entrega do 16º prêmio "Projeto Fornecedor 2013", que aconteceu no último dia 19 de novembro das 8h30 às 14h, no Caesar Park International Airport, em Guarulhos.
A premiação, que chegou ao 16º ano, teve no diretor de administração e suprimentos da Tecfil, Ricardo Menezes Brandão, o seu idealizador e um dos maiores entusiastas: "Começamos o Projeto Fornecedor em 1997. No ano seguinte, resolvemos fazer a primeira cerimônia de premiação. Ele representa para nós um reconhecimento à parceria e sinergia existentes entre a Tecfil e os seus fornecedores. Na realidade, gostamos de chamá-los de parceiros estratégicos, pois com eles desenvolvemos projetos de melhoria contínua", disse Ricardo.
O trabalho com os fornecedores, segundo o executivo, é feito de forma intensa para estimular a criatividade: "Quando consultados, ajudamos com ideias para tentar a maximização de todo o processo. Procuramos estimular o fornecedor a conseguir melhorias. E, por esse motivo, todo final de ano premiamos os melhores", afirmou.
E para medir quem são realmente os melhores, a Tecfil utiliza um parâmetro próprio: o IQF (Índice de Qualidade do Fornecedor), que apresenta três pontos básicos: o QP, Qualidade do Produto; o PE, Pontualidade na Entrega; e o AC, Atendimento Comercial. Esses pontos recebem notas e é feita uma média para serem escolhidos os premiados.
A Tecfil também se preocupa com os fornecedores que não conseguiram atingir as metas para serem agraciados: "Duas semanas após a premiação é feito um workshop. Nele, procuramos encontrar soluções para os problemas detectados. É dessa forma que procuramos agregar valores para uma participação comercial maior e um desenvolvimento daqueles que não atingiram as metas estabelecidas", explica Ricardo.
Para Brandão, a tríade qualidade, preço e prazo de entrega é fundamental para ser premiado no Projeto Fornecedor: "O trabalho com os nossos parceiros é constante, mês a mês. Se percebemos que ele não está atendendo as expectativas, o chamamos. Colocamos a área técnica da Tecfil em contato com a área técnica da empresa fornecedora. Fazemos de tudo, inclusive treinamentos, para que ele possa atender a todas as especificações da demanda. A nossa prioridade número um é manter a qualidade", afirmou.
A premiação
A festividade da entrega do prêmio "Projeto Fornecedor 2013" começou às 8h30 com a recepção aos convidados. Em seguida foi servido um coffee break e, às 10h30, as apresentações foram iniciadas com palavras do diretor-administrativo e de suprimentos da Tecfil, Ricardo Menezes Brandão, e de Rogel Delgado Santos, controller da empresa, que falou sobre as perspectivas para 2014: "Esperamos o crescimento no PIB entre 2% a 3% e a produção automobilística chegando a 4 milhões de unidades, mantendo o pais na quarta posição mundial. Acreditamos que a redução do IPI será mantida como também as linhas PSI – BNDES que são atrativas ao setor", disse.
Delgado continuou que os desafios para 2014, da Tecfil, continuam sendo o pilar que norteia todo o gerenciamento da indústria: "Eficiência, produtividade, qualidade, competitividade, excelência no atendimento, novos lançamentos e menores custos operacionais e financeiros’’, explicou.
Os premiados
Um total de 16 empresas foram premiadas no "Projeto Fornecedor 2013". Algumas pela primeira vez e outras que já possuem uma bagagem e experiência de edições anteriores. É o caso da Armco, que trabalha com relaminação de aço. Foi a segunda premiação da empresa como destaque em atendimento comercial, que conseguiu um padrão de qualidade que é enaltecido pela sua parceira. "Decidimos que faríamos alianças estratégicas para buscar um crescimento contínuo. Com a Tecfil, conseguimos acertar a área de segmentos e houve uma afinidade industrial muito grande. Identificamos neles a mesma ambição industrial que temos", disse o diretor-presidente da Armco, Carlos Rotella.
"Eles têm uma cabeça parecida com a nossa. Trabalham de forma impecável, com muita competitividade e estratégias pré-estabelecidas", afirma Rotella.
Para Willy Davis Bordignon, vice-presidente de marketing da Ahlstrom, indústria de papéis especiais, o prêmio de destaque em atendimento comercial recebido da Tecfil "Foi muito importante, pois mostra que continuamos mantendo um trabalho muito próximo. Nossa parceria é muito valorizada e a Tecfil é hoje um dos nossos clientes mais importantes", falou.
A parceria existe desde 1995, data da instalação da Ahlstrom no Brasil: "Foi praticamente uma simbiose. Procuramos nos adequar aos pedidos feitos pela Tecfil, mas também impusemos um padrão de qualidade que nunca deixou a desejar. O princípio de acatamento de ideias funcionou de maneira perfeita e, por isso, podemos dizer que nosso relacionamento nunca sofreu um abalo", disse Willy Davis.
Ganhando pela segunda vez na categoria Índice de Qualidade do Fornecedor, a empresa alemã Neenah Gessner, sem sede no Brasil, sente orgulho da parceria mantida com a Tecfil. Para o seu vice-presidente, Chistoph Stenzel, que esteve no Brasil para receber o seu troféu, "é muito importante esse reconhecimento. A Tecfil é um dos clientes mais importantes do Brasil e da América do Sul. É um mercado muito especial, pois o Brasil é um país único. Hoje temos fábricas nos Estados Unidos, Ásia e América do Sul, além da Europa’’, afirmou Stenzel.
A Germol foi outra vencedora na área de destaque em atendimento. Foi a 13ª premiação da empresa, mas seu diretor Gérson Almeida diz "que não é uma rotina não. A cada ano procuramos nos aperfeiçoar. Superação é a nossa palavra de ordem. Com o empenho dos funcionários nós podemos continuar transformando sonhos em realidade. Não sabemos onde podemos chegar, pois o nosso desafio depende do cotidiano. Isso no traz desafios. Se não tivermos essa preocupação constante, os concorrentes nos engolem. Tem que investir sempre em tecnologia e qualidade de mão de obra. Por esse motivo, tratamos nossos funcionários como uma família’’, diz.
As palavras de Gérson são totalmente endossadas por Douglas de Almeida, engenheiro de qualidade da Germol: "Estudos e aprimoramento no atendimento e na qualidade dos produtos são as metas a serem atingidas. E isso só se consegue com muito respeito aos colaboradores’’, explicou.
|
|
Gráfica Rex, perfeito exemplo de parceria
José Luiz Lermen, diretor geral da Gráfica Rex, ganhou dois prêmios e foi um destaque especial na 16ª edição do Projeto Fornecedor. Vencedor pela nona vez na categoria Índice de Qualidade de Fornecimento, a Rex também arrebatou o prêmio de destaque em Inovação.
Por esse motivo, Lermen foi chamado pelo diretor da Tecfil, Ricardo Brandão, para contar um pouco da sua história para todos que se encontravam nas dependências do Caesars. E emocionou a todos.
Com muita humildade, o diretor geral da Gráfica Rex começou sua fala em voz baixa que, com o correr do tempo, ganhou um tom emocionado: "Nasci no Rio Grande, numa cidade de apenas seis mil habitantes. Nunca esperava conseguir essa parceria com a Tecfil, mas ela me proporcionou mudar alguns conceitos. O principal deles foi de que é preciso, sempre, priorizar o cliente’’, disse.
E continuou: "ganhar o prêmio é fantástico. Em nove anos de parceria, fomos premiados em todos os anos. Mas como destaque em Inovação é a primeira vez. É tudo de bom. Uma parceria bem feita significa economia também. Tive um problema de estocagem em minha empresa, mas o pessoal da Tecfil não me deixou na mão. Mandou um técnico especializado para Santa Rosa (sede da empresa) e ele deixou tudo em ordem em 21 dias, apenas três semanas. Hoje produzimos mais e conseguimos escoar a produção com muito mais rapidez’’, finalizou.