Aos 30 Anos, Grupo Europa Rejuvenesce Marca E Linha De Produtos

Diretora-geral do Grupo Europa, Manuella Curti de Souza, mostra no sorriso descontraído uma jovialidade e uma tranquilidade próprias de pessoas que sabem o que querem.


Diretora-geral do Grupo Europa, Manuella Curti de Souza, mostra no sorriso descontraído uma jovialidade e uma tranquilidade próprias de pessoas que sabem o que querem. Na verdade, o sorriso que brota espontâneo no rosto da jovem empresária poderia ser classificado como o da transformação. A empresa que preside completa, em março deste ano, 30 anos de sucesso, mas sem perder a visão no futuro para consolidar, cada vez mais, a liderança de mercado dos purificadores de água Europa.
"Não podemos nos acomodar com a liderança. Essa é uma lição que aprendi com o meu pai (Dácio Múcio de Souza, um dos fundadores da Brasfilter, ao lado do atual diretor-industrial, Antônio Carlos Camargo). O mercado ainda vai prosperar muito. No Brasil ele nem chegou a ser arranhado. É um segmento extremamente pulverizado, com a participação de empresas multinacionais e de pequenas indústrias nacionais. Mas é um mercado que ainda conta com um grande potencial.
Aos 30 Anos, Grupo Europa Rejuvenesce Marca  E Linha De Produtos


E nós queremos estar alinhados com as novas tendências para prosseguirmos na liderança’’, disse Manuella.
Manu, como gosta de ser chamada, assumiu a presidência em 2012, dois anos após a morte do pai, e tem muitos planos para os 30 anos do Europa. O aniversário acontece no dia 14 de março: "A força do grupo, nossa ascensão dentro do mercado e a posição de liderança que conquistamos, se deve, sem nenhuma sombra de dúvida, ao espírito empreendedor dos nossos dois fundadores. A forma como os dois se complementavam era fascinante. Meu pai naquela forma de líder nato, no seu relacionamento com as pessoas, na sua vontade de vencer e o Carlos com sua capacidade de ser um visionário, sempre a frente da nossa área industrial’’, explica.
Manuella enfatiza como os purificadores de água Europa se tornaram a principal empresa do país nos chamados filtros residenciais: "A nossa rede de distribuição foi fundamental nesse processo.
A empresa tem em seu DNA a vontade de sair na frente no mercado, de estar sempre inovando. E aqui volto novamente a falar dos fundadores: eles souberam aproveitar o momento, aproveitaram uma oportunidade singular. Eles entraram no mercado quando praticamente não havia concorrência. E trabalharam muito. Todas as inovações trazidas na área de purificadores de água foram criadas por nós. Fomos os primeiros a ter a retrolavagem, a fibra oca, a lâmpada ultravioleta, os primeiros a fazer produtos com água refrigerada, produtos coloridos, fotocélula, purificadores de banho para retirar o cloro da água com carvão ativado e granulado, entre outras novidades’’, afirma com orgulho Manuella.
A executiva continua e diz que o mais importante em um produto é a qualidade e depois o preço. "Mas para ter preço é preciso saber comprar. Não basta saber vender. A arte de comprar é mais importante. É daí que conseguimos preços competitivos para colocar os produtos no mercado’’, explica sem rodeios.
Mas ela não pretende ficar sentada sobre os louros das vitórias conquistadas: "O mercado muda todo o tempo e o nosso setor mudou muito nos últimos cinco anos. Um dos principais aspectos é a entrada de novos concorrentes, o que não é algo ruim. A concorrência é importante para o consumidor e para as próprias empresas, porque assim nos obrigamos a sempre evoluir", analisa.
Enfrentar os problemas de frente, sem rodeios, a busca incessante pela qualidade e a inquietude são também fatores, que segundo Manuella, fazem o produto Europa crescer cada vez mais: "Já temos 30 anos, mas nos sentimos ainda como adolescentes. Sempre quando um novo produto está sendo criado, bate aquela ansiedade, aquele desejo inconsciente de ver qual será a reação do público. Acho que essa vontade de descobrir o novo é que nos impulsiona cada vez mais".  

 

Aos 30 Anos, Grupo Europa Rejuvenesce Marca  E Linha De Produtos Aos 30 Anos, Grupo Europa Rejuvenesce Marca  E Linha De Produtos Aos 30 Anos, Grupo Europa Rejuvenesce Marca  E Linha De Produtos


Água mineral

A diretora-geral do Grupo Europa salienta que a tendência mundial hoje é purificar a água que você bebe e deixar de lado a chamada água mineral: "É claro que as águas de marca, vendidas nos supermercados, têm uma boa qualidade. Mas isso não acontece com todos os produtos, principalmente os galões. Porque você não tem como atestar a procedência, o processo de higienização, uma estocagem correta. Também existe o eterno problema da falsificação, quando o consumidor compra gato por lebre. Por isso em muitas cidades dos Estados Unidos o governo resolveu assegurar a qualidade de água na torneira do consumidor e começou a proibir a venda da água mineral’’, explica. 

Colaboradores
O grupo conta hoje com 410 colaboradores diretos, 170 distribuidores por todo o Brasil: "São 600 pontos de venda entre quiosques, lojas e escritórios. Nosso movimento hoje em dia é de apostar na qualidade dos colaboradores.
É o chamado movimento do menos é mais. Enxugar a equipe e ter mais qualidade. A importância do nosso quadro para o sucesso dos purificadores de água Europa é enorme.
E isso tem muito a ver com os últimos quatro anos, quando mudamos bastante a forma de gerir a empresa. Deixamos de lado a forma centralizadora de administração e passamos a utilizar os chamados processos de tomada de decisão. Isso para que as pessoas pudessem tomar parte no processo. Foi uma maneira de delegar poderes, de ouvir mais vozes dentro do grupo. E tem dado muito certo’’, afirma Manuella.
Isso permitiu que novas estratégias fossem lançadas de uma forma mais participativa: "Foi uma transformação muito grande no jeito de fazer. A mistura de antigos e novos funcionários oxigenou o quadro. É claro que, no início, houve uma certa reação, mas esse ‘desconforto’ gerou movimentos e agregou em qualidade para a companhia’’, explica.
Essa renovação na maneira de administrar a empresa foi primordial para que novos objetivos fossem alcançados: "Nós entendemos que a marca é muito tradicional, mas estava envelhecida. Com essa oxigenação no nosso quadro funcional procuramos exatamente o rejuvenescimento. Um ano de rupturas e de mudanças profundas foi 2013, pois mudamos o layout dos quiosques em todo Brasil. E essa mudança de visual tem sido um atrativo para os consumidores. Essa ação foi muito importante e continuamos muito firmes nesse propósito. Ainda existem quiosques com o layout antigo, mas todos estarão com a nova cara até o final de 2014. A comunicação nesse sentido mudou bastante. Hoje é mais leve,  mais contemporânea, ficou uma coisa bem mais clean. Outra coisa muito importante: nós somos a primeira empresa a implantar quiosques dentro da rede Pão de Açúcar’’.

Aos 30 Anos, Grupo Europa Rejuvenesce Marca  E Linha De Produtos

Meio ambiente
Como uma empresa de vanguarda, o Europa tem uma grande preocupação com as políticas ambientais, cada vez mais valorizadas no dias de hoje: "Por esse motivo estamos constantemente procurando alternativas e ações que valorizem o nosso meio ambiente. O  nosso processo produtivo conta com um sistema de reaproveitamento de refugo, além do que todos os resíduos gerados em nossas plantas fabris são descartados adequadamente de acordo com as políticas de resíduos sólidos. As fábricas possuem um sistema eficiente de captação e aproveitamento de água de chuva. Implantamos recentemente e estamos sempre aprimorando a redução de utilização de isopor em nossas embalagens’’, disse.

Aos 30 Anos, Grupo Europa Rejuvenesce Marca  E Linha De Produtos Aos 30 Anos, Grupo Europa Rejuvenesce Marca  E Linha De Produtos Aos 30 Anos, Grupo Europa Rejuvenesce Marca  E Linha De Produtos

Os obstáculos
Na madrugada do dia 25 de novembro do ano passado um incêndio destruiu uma parte do galpão da fábrica do Europa, em Guarulhos. O setor ficou completamente destruído e nove equipes do Corpo de Bombeiros foram mobilizadas para conter as chamas. Ninguém se feriu no acidente, mas essa situação só serviu para unir ainda mais todos os colaboradores: "Os funcionários mais antigos ajudaram muito e em três dias nós conseguimos retomar a produção. Mas foi fundamental a presença do Antônio Carlos Camargo, nosso sócio e diretor-industrial, que conhece como ninguém cada cantinho da nossa unidade fabril. Há males que são para o bem, podemos classificar este incidente dessa forma, já que neste novo layout vamos ter ganho no processo produtivo com uma fábrica bem mais moderna’’, diz a sorridente Manuella.E é ela mesma quem explica, com extrema naturalidade, como o Europa qualifica e capacita os seus profissionais: "A gente acredita que uma organização é feita de pessoas para pessoas. Quem dita o desenvolvimento da organização é o desenvolvimento das pessoas. Por isso, investimos muito em cursos de capacitação de pessoal, cursos de desenvolvimento de lideranças, cursos e programas de convênios que possibilitam, por exemplo, que nossos funcionários tenham aulas de inglês com um preço bem abaixo do mercado. Também fazemos periodicamente testes de perfil profissional, pois o mundo de hoje vive em constante mutação. Olhamos atentamente para os detalhes para que as pessoas evoluam em todos os sentidos. Nós estamos construindo uma empresa para o futuro, que vai perdurar por muito tempo’’, finaliza Manuella. 

Competência e bom-humor, as marcas de um pioneiro
Bem-humorado e competente. Essas duas palavras definem bem o empresário Antônio Carlos Camargo, sócio-fundador e diretor industrial da Brasfilter, empresa detentora da marca dos purificadores de água Europa. Quando a empresa completou suas bodas de prata, Camargo, ao lado de Dácio Múcio de Souza (seu sócio já falecido), falou sobre a história da empresa. Agora, no aniversário de 30 anos, volta com seu alto astral para falar dos planos futuros: "Nos últimos cinco anos continuamos a fazer aquilo que é a nossa filosofia como empresa: sempre desenvolver novos produtos e continuar a capacitação de nosso quadro de colaboradores", afirma.
Camargo explica que os purificadores de água Europa nunca deixaram de trilhar o caminho do pioneirismo: "Essa é, e sempre foi, a nossa principal marca. É uma filosofia constante, que se manteve mesmo com os avanços tecnológicos. Quando começamos a fabricação dos purificadores, o computador praticamente não existia. Apenas adaptamos nosso jeito de ser aos avanços da informática", diz.

Experiência ajudou muito
O diretor industrial fala sobre o incêndio que atingiu a fábrica de Guarulhos no final do ano passado e agradece os elogios da diretora-presidente, Manuella Curti de Souza: "Foi duro, mas depois de quatro dias nós já começamos a produzir novamente, mesmo que de forma precária. Ajudei no que foi possível. Essa era minha obrigação. Encurtei muitos caminhos pelo conhecimento adquirido com a experiência.
É o mínimo que eu podia fazer, mas contei com a colaboração de muitos funcionários calejados. Hoje, na nossa equipe, temos mais da metade do nosso pessoal com tempo de casa acima dos dez anos. E mais de 20% possuem mais de 20 anos aqui Aos 30 Anos, Grupo Europa Rejuvenesce Marca  E Linha De Produtosdentro’’, explica. Para Camargo, essa fidelização do quadro funcional facilitou muito o trabalho de recuperação das instalações após o incêndio: "O resultado foi rápido e satisfatório’’, afirma emocionado.
Por esse motivo, Camargo tem razões especiais para comemorar os 30 anos: "Gostaria, de coração, de agradecer minhas sócias pela confiança e parceria. Isso fortalece cada vez mais e revela toda amizade que elas têm por mim. Queria também agradecer a todos os funcionários da Brasfilter (antigos e novos), por eles vestirem a camisa e se dedicarem, de corpo e alma, ao sucesso da empresa’’.
Mas o diretor industrial fez questão de fazer um agradecimento pra lá de especial: "Gostaria de compartilhar nosso sucesso com toda nossa rede de distribuição. Sem ela não conseguiríamos alcançar a liderança do mercado. Ela foi responsável pela divulgação da marca’’, afirma.
Camargo finalizou explicando que os purificadores de água Europa entraram em um novo ciclo: "Quero dizer que as mudanças foram bem recebidas e assimiladas. Esse processo de rejuvenescimento da empresa, apenas vai nos fazer crescer ainda mais. Estaremos aqui, se Deus quiser, para comemorar 35, 40 e 50 anos na liderança do mercado".



Publicidade