Editorial

Considerado o pai da administração moderna, Peter Drucker tem um frase que ilustra um dos pilares do empreendedorismo: “Para ter um negócio de sucesso, alguém, algum dia, teve de tomar uma atitude de coragem”.


Atitude de coragem

Considerado o pai da administração moderna, Peter Drucker tem um frase que ilustra um dos pilares do empreendedorismo: "Para ter um negócio de sucesso, alguém, algum dia, teve de tomar uma atitude de coragem". Obviamente coragem só não basta, mas certamente está entre os ingredientes principais para os primeiros passos de quem busca empreender. E para viabilizar negócios, cada vez mais é importante dedicar um bom tempo para o planejamento da empresa, essencial para conhecer o mercado e os melhores caminhos para chegar ao sucesso. Um terceiro ingrediente complementa o mix inicial: gestão, que deve ser adequada à estrutura e área de atuação da empresa para garantir maiores chances de longevidade.
Segundo estudo publicado pelo SEBRAE em 2013 para empresas nascidas em 2007, verifica-se  que a taxa de sobrevivência das empresas constituídas em 2007 foi de 75,6%, nível superior ao das empresas constituídas em 2005 e 2006, cujas taxas de sobrevivência foram, respectivamente, 73,6% e 75,1%. Entre as possíveis causas para esse aumento da longevidade, o SEBRAE atribui o melhor nível de preparo dos empreendedores brasileiros em relação ao passado.
E mais: a maior taxa de sobrevivência foi registrada nas empresas do setor industrial (79,9%), seguida pelo comércio (77,7%), construção (72,5%) e setor de serviços (72,2%). Nos pontos abordados para o melhor desempenho na área industrial, o estudo apontou que o mercado mais exigente em termos de normas e qualidade também exige um melhor nível de preparo para a empresa em todos os níveis, o que aumenta as chances de sobrevivência. Em um país marcado por dificuldades econômicas, sociais e de infraestrutura, sem dúvida há muitos outros pontos que afetam a longevidade das empresas. Por isso, o empreendedor precisa também saber perseverar nos momentos difíceis e se manter firme no seu propósito, para seguir em frente.
Nessa edição da Meio Filtrante trazemos como matéria de capa os 30 anos do Grupo Europa, pioneiro na fabricação de purificadores de água no país. Uma história na qual a coragem e perseverança estão presentes desde a fundação da empresa, que soube enfrentar as dificuldades em colocar um novo produto no mercado, enfrentou planos econômicos, mudanças na gestão e recentemente até um incêndio no galpão da fábrica, mas se restabeleceu prontamente e segue firme como marca líder de mercado, um verdadeiro case de empreendedorismo.
Apresentamos ainda as tendências em filtros residenciais e purificadores; filtros para sistema de torre de resfriamento; o crescimento da osmose reversa na produção industrial; a importância dos filtros hidráulicos no controle da contaminação; a separação da água e óleo nos postos de combustível; um panorama da Agrishow 2014; Seções: Filtrado, Mercado, Visão Empresarial e muito mais.

Boa leitura!

Rogéria Sene Cortez Moura
Editora


Editorial


Conselho Editorial:

Alexandre Borges; Alice Maria de Melo Ribeiro; Atsushi Gomi; Caio Mello de Abreu; Carlos Augusto de Souza; Cláudio Chaves; Denis Beber Frada; Eduardo Pacheco; Francisco Gomes Neto; Genaro Pascale Neto; Geraldo Reple Sobrinho; Hercules Guilardi; Helmut Zschieschang; Hermann Queiser; Jeffrey John Hanson; José Luis Tejon Megido; Julio Trujillo; Luciano Peske Ceron; Mauro Urbinati; Marco Antônio Simon; Paulo Roberto Antunes; Patrick Galvin; Pedro Verpa; Plínio Centoamore; Ricardo Saad; Tárcia Rita Davoglio; Tarcisio Costa; Valter Medina; Vinicius Stoco Patricio e Walter Luiz Polônio.


Colaboraram nesta edição:

Sérgio Gazarini (Wega Motors); Simone Minhoto Queiroz e Carlos Alberto Teixeira Mourão (Tecfil); (Filtermaq); Edison Ricco Júnior e Flávia Gill (Apexfil); Dirk Muller (GKN); Abrafiltros (Diretoria); David Siqueira de Andrade e Gabriela Oppermann (Supply Service); Edgard Luiz Cortez (Iteb); Renata Pirolo e Daniel Guilhermo de la Fuente (InbraTextil); André Luis Moura e Valdir Montagnoli (Laffi); Willian S. Castro e Luiza Machado (WMF Solutions); Cindy Fernandez (Reed Exhibitions Alcantara Machado); Márcia Martins (Brats); Aldenir C. Montesso e Perla Volner (Poli-Filtro); Juliano Frizzo (Filtros Planeta Água); Sérgio Moreira Monteiro, Vinicius Stoco Patricio e Henrique Braiti de Souza (Parker); Antonio Carlos Camargo, Sueli Curti e Manuella Curti de Souza (Grupo Europa); Claudio Chaves, Anderson Alves Oliveira, Thais Mazzucatto, Joaquim Marques Filho, Rafael Bressanini e Rogério de Luca (Pentair); Fernanda Lima, Elton Lima, Luciano Ruedas e Walther Gomes (IBBL); Nayara Moura (Multi Solution); Valter Gambá (Embraco); Antonio Chiachia e Fernando Domingues (Alpina Ambiental); Bernardo Navarro (GEA); Marcelo Bueno (Toray); Adrián Godoy (Unitek do Brasil); Romeu Corci (Master Filter); Alex Peixoto de Alencar (Hydac); Solange Zeppini Fernandez (Grupo Zeppini); Edmundo Casagranda (Oleofil); Sauro Armani (Mahle do Brasil); Vittorio Leone (Leone Equipamentos); Airton Rockenbach (Filtros Barra); Tatiana Takikawa (Agro Assai); Fábio Morgado Cortes (Interfiltros) e Jorge Saito (ABINT).


 

Editorial

 

 


 
Publicidade