Teorias Administrativas & Gestão Ambiental E Responsabilidade Social

A concepção de uma organização em sistema aberto deve ser encarada como fato para os gestores (de visão holística). Deve-se assumir uma postura em frente aos desafios que se exige essa nova condição para haver diferenciação entre as empresas


Teorias Administrativas & Gestão Ambiental E Responsabilidade Social


A concepção de uma organização em sistema aberto deve ser encarada como fato para os gestores (de visão holística). Deve-se assumir uma postura em frente aos desafios que se exige essa nova condição para haver diferenciação entre as empresas. Aquela que for proativa terão maiores possibilidades de obter sucesso e longevidade, já as reativas poderão sofrer com árduas criticas da sociedade atual. As proativas antecipam e incluem em suas estratégias uma mudança de valores, voltados para o social e ambiental de novos sistemas de gestão, que possibilitam a integração das pessoas e processos em busca de uma visão comum. Um grande destaque das empresas proativas é a transparência e responsabilidade diante dos interessados (stakeholders), fazendo bom uso das informações. Um dos fatores mais importantes que acrescentam em muito toda essa mudança é a grande tecnologia que temos a nossa disposição nos dias de hoje. Através dela se facilitou muito tanto as implantações de novos e melhores sistemas de gestão de pessoas como também em valorosos sistemas de gestão ambiental. Com a implantação da tecnologia nota-se uma drástica diminuição no impacto ambiental causado pelas pessoas e organizações, claro que ainda não é suficiente, mas já foram dados grandes passos nos últimos tempos. No quesito responsabilidade social, com a adoção de melhores gestões humanas, a qualidade de vida dos trabalhadores tem melhorado significativamente, pois ele deixou de ser tratado apenas como uma maquina que faz parte da linha de  produção, e passou a ser tratado como colaborador que faz parte da cadeia de sobrevivência da organização, tendo sido levado cada vez mais em consideração suas necessidades (fisiológicas e psicológicas), não apenas trabalha e recebe proposto por Taylor e Fayol no começo do século passado.          
Nos últimos anos têm surgido cada vez mais teorias e estudos baseados nas necessidades humanas relacionada com a estrutura organizacional, e tendo mostrado resultados satisfatórios para as organizações que implantam sistemas de gestão ambiental e responsabilidade social.
Chegamos aos dias atuais num nível de informação, cultura e engajamento tão alto que cada vez é mais essencial trabalhar com uma base de responsabilidade social e ambiental na definição estratégica, que caso se faça de maneira contrária se estará dando um grande passo a rejeição perante a sociedade e consequentemente ao fracasso, pois cada vez mais as pessoas estão procurando organizações que trabalhem dessa maneira o que pode significar o sucesso da organização no futuro.

Publicidade