Filtros De Processo Proporcionam Água Purificada Para A Indústria

Água purificada é essencial para os laboratórios das indústrias farmacêuticas, além de outros segmentos


Filtros De Processo Proporcionam Água Purificada Para A Indústria


Já é sabido que sem água uma indústria não sobrevive, na verdade, sem água não há nenhuma sobrevivência. No entanto, algumas indústrias necessitam da água em alto grau de pureza, nesses casos, somente a água potável não é suficiente e pode colocar em risco a qualidade do produto final. As farmacêuticas, por exemplo, necessitam da água purificada para os processos industriais. Neste caso, a água purificada é usada para a lavagem dos materiais de vidro presentes no laboratório, preparação de géis e reagentes e análises instrumentais, entre outros.
A água purificada é obtida por meio de processos que retiram os íons do líquido. O nível de pureza da água é medido em três níveis – I, II, III, quanto menor o número de íons na água maior a pureza dela. A água purificada do tipo I é com menor nível de pureza, ela é utilizada em processos laboratoriais muito específicos, como os que exigem pouca interferência e presença mínima de microorganismos. A água purificada do tipo II é utilizada em algumas aplicações especiais com maior presença de microorganismos, onde a água do tipo I não possa ser aplicada. A água purificada do tipo III é a com maior nível de purificação, ela é usada para a lavagem dos materiais de vidro dos laboratórios e preparação de culturas bacteriológicas. O sistema de purificação utilizado pelos laboratórios é o ponto chave do nível de pureza da água que será usada nos processos do laboratório.

Osmose reversa

Esse tipo de filtragem remove boa parte das impurezas provenientes de contaminação iônica e orgânica. A água que passa por esse processo sai dele pré-purificada. Ela chega a remover cerca de 100% dos contaminantes – a média fica entre 90% e 99% - por isso, a água que sai deste tipo de filtro pode ser considerada de ótima qualidade.

Processo de absorção em carvão

Esse tipo de filtragem é indicado para a remoção de compostos orgânicos, já que é um dos melhores meios para cumprir essa tarefa. Com a absorção em carvão, ácidos orgânicos e bases presentes na água potável são eliminados. Normalmente, esse processo é feito antes da osmose reversa e da eletrodeionização. Por isso, o carvão é um meio de filtragem utilizado em combinação com outros filtros de processo.

Eletrodeionização

Este tipo de filtragem definitivamente deioniza a água e é um processo relativamente novo em relação aos outros.

Ultrafiltração
Como o próprio nome já diz, neste processo, a água passa por uma ultrafiltragem que retira as membranas mais finas encontradas na água, pequenas bactérias também são eliminadas por meio deste processo.

Filtragem microporosa

Contrária a ultrafiltragem, a filtragem microporosa elimina os contaminantes que possuem medidas maiores. Este processo proporciona uma água pré-filtrada e, por isso, também exige outros processos de filtragem para uma água com níveis mais altos de pureza.

Radiação ultravioleta

Funciona como uma espécie de germicida na água. Com a radiação ultravioleta elimina-se as bactérias e alguns tipos de contaminantes orgânicos.


Referências bibliográficas:


RUBIM, CRISTIANE. Água ultrapura para análise e processos farmacêuticos, São Pailo, ano x, 56. Ed. Maio/jun. 2012. Disponível em: http://www.meiofiltrante.com.br/materias.asp?action=detalhe&id=776. Acessado em 20 jun. 2013

MURADIAN FILHO, J. Água: Fator para os resultados de seu laboratório. Meio Filtrante, São Paulo, ano I, 2. ed., jul./ago. 2002. Disponível em: < http://www.meiofiltrante.com.br/materias_ver.asp?action=detalhe&id=37&revista=n02 >. Acessado em 20 jun. 2013

BRASIL. Farmacopeia Brasileira, 5. ed. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Brasília: Anvisa, 2010. p. 586-588. v. 2. Disponível em: < http://www.anvisa.gov.br/hotsite/cd_farmacopeia/pdf/volume2.pdf>. Acessado em 20 jun. 2013

Publicidade