Filtrado
Por Meio Filtrante
Edição Nº 64 - Setembro/Outubro de 2013 - Ano 12
O que acontece no mercado de filtros
Placas Suporte de meio filtrante IMS 200 e IMS 1000 – Leopold
Projetadas com uma nova tecnologia de filtração, para substituir a camada suporte de pedregulhos no tratamento de efluentes, e das placas porosas no setor da água potável, a divisão Leopold da Xylem apresenta as placas suporte de meio filtrante IMS 200 e IMS 1000.
A placa Leopold I.M.S® 1000 permite às estações de tratamento de efluentes produzir com maior regularidade e com qualidade superior, quando comparado aos sistemas tradicionais, devido à maior profundidade conseguida com a substituição da camada suporte de pedregulhos.
O mesmo ocorre com a nova placa suporte de media Leopold I.M.S®200 que oferece os mesmos benefícios para instalações de tratamento de água, tudo isto devido à engenharia de precisão da Xylem e 85 anos de experiência da Leopold.
Além de um excelente desempenho as placas suporte I.M.S® quando aplicadas aos fundos falsos Leopold "S" e "SL" apresentam uma série de outros benefícios com menores custos de investimento e operacionais e são de fácil instalação. São soluções mais efetivas garantindo uma distribuição altamente uniforme durante o processo de retrolavagem com ar e água, que faz com que a carreira entre retrolavagens dure mais tempo e use menor quantidade de água e energia mantendo ótimo desempenho durante maior período de tempo, pois limpa completamente o meio filtrante após cada processo de filtragem.
Unidade hidráulica enclausurada reduz paradas na produção
Parker desenvolve solução inovadora que evita contaminação do óleo e reduz paradas na produção em ambientes industriais agressivos.
Mais uma vez a Parker Hannifin, líder mundial no fornecimento de tecnologias para diversas áreas da engenharia, inovou em soluções para o mercado industrial. A Usiminas, tradicional companhia do mercado siderúrgico, adquiriu da Parker uma unidade hidráulica enclausurada para a automação do raspador de escória, equipamento que executa a limpeza da escória do aço durante o processo de produção para que se mantenha a qualidade do produto final. A solução inédita foi totalmente desenvolvida pela Divisão Hidráulica da Parker no Brasil.
Instalada na fábrica de Ipatinga da Usiminas, a unidade hidráulica é composta por um reservatório de óleo com capacidade para 800 litros, conjunto de bombeamento para 175 litros por minuto, filtros e acumulador hidráulico. Tudo fica dentro de um contêiner que protege os componentes e o óleo hidráulico, evitando que a sujeira se acumule sobre as tubulações, válvulas, reservatório e cilindros, o que reduziu a frequência de paradas na produção para limpeza, problema que era recorrente com a antiga unidade convencional. O novo conceito desenvolvido pela Parker também reduziu o nível de ruído operacional.
As mais avançadas tecnologias Parker foram aplicadas nesse projeto. O reservatório do fluido hidráulico opera com temperatura controlada pela tecnologia Senso Control, mantendo-a entre 45oC e 50oC, como explica o gerente de Vendas Regional da Parker em Belo Horizonte, Edilson Dias. "Evitamos assim que o óleo opere em temperaturas elevadas, o que provocaria queda no rendimento do sistema hidráulico, fadiga do fluido e vedações, assim como vazamentos". Tais problemas são comuns em ambientes industriais quentes e agressivos.
Além da temperatura, o grau de contaminação do óleo também é monitorado constantemente por meio do sistema Icount PD. "Essa tecnologia envia os dados a um PLC, que informa à equipe de manutenção a real necessidade de substituição dos elementos filtrantes", detalha Edilson. Desta forma, o sistema trabalha sempre em condições ideais quanto à qualidade do óleo e à segurança da operação, evitando o desgaste prematuro dos componentes.
Outras vantagens da unidade enclausurada são: facilidade de acesso para substituição de peças e estabilidade de operação.
O próximo passo da Parker será levar esse conceito inovador a outras áreas da indústria, como mineradoras, indústrias de alimentos e automobilísticas, bem como outros ambientes que requerem sistemas hidráulicos operando livres de sujeira e ruídos.
Parker Hannifin: 0800 727-5374/www.parker.com.br
Pentair entre as 100 empresas mais inovadoras do mundo
A revista americana Forbes, uma das mais respeitadas sobre negócios e economia, conhecida por suas listas de raking como "Maiores Empresas do Mundo", incluiu a Pentair no top 100 da lista "Empresas mais Inovadoras do Mundo." Esta é a primeira aparição da Pentair na lista, ranqueada na 96ª posição com base na avaliação das publicações das companhias globais.
"Este reconhecimento reflete o resultado do rigoroso processo Pentair que impulsiona a inovação em tecnologia, abordagem de mercado, desenvolvimento de talentos e de fabricação," disse Phil Rolchigo, Ph.D., vice-presidente de tecnologia da Pentair.
Para serem consideradas na lista, as empresas devem ter US$ 10 bilhões em capitalização de mercado, gastar pelo menos 2,5% de sua receita em Pesquisa e Desenvolvimento e ter sete anos de dados públicos.
A Pentair Brasil também faz parte desta conquista!
Filtro ativo de partículas diesel da Rypos elimina acima de 90% da fumaça preta do escapamento de motores diesel utilizados na geração de energia elétrica
O grande problema da utilização de motores diesel para geração de energia elétrica, seja para uso de base, emergencial ou para pico, sempre tem sido a emissão de vários poluentes tóxicos. O mais prevalente e visível tem sido a fumaça preta, provinda de má combustão do óleo diesel e também do passível baixo teor de qualidade do combustível diesel. Esta fumaça preta causa inúmeros problemas de saúde e poluição do ar ao meio ambiente.
A empresa Rypos do Brasil apresenta no mercado brasileiro um filtro ativo para partículas diesel que elimina acima de 90% das partículas pretas e as incinera no próprio filtro, em um processo contínuo, alimentado pela eletricidade do próprio gerador. O sistema e composto de múltiplos discos com elementos metálicos filtrantes alinhados num tanque de metal. O filtro tem um controlador eletrônico que monitora a contrapressão e quando detecta que um dos discos saturou de partículas (sujeira), automaticamente o isola e procede a incinerar esta sujeira em alta temperatura.
O filtro funciona em todo momento independente de temperatura e carga do motor do grupo gerador, e filtra com a mesma eficiência na partida, na marcha lenta e a plena carga. Outra vantagem é que funciona como atenuador de ruido de forma mais eficiente que um silencioso tradicional.
"Este sistema de filtros DPF, amplamente utilizados com sucesso em vários países, é um grande avanço para permitir o uso de motores diesel em aplicações não automotivas (grupos geradores) em lugares que não admitem a emissão de fumaça, como hospitais, data centers, condomínios, eventos, hotéis, industrias, portos e muitos outros", explica Ricardo Ralston, diretor da Rypos do Brasil. "Mesmo com o avanço da tecnologia dos novos motores diesel, sempre existem emissões de partículas, e da mesma forma, permite que os milhares e milhares de antigos (e atualmente muito poluentes) grupos geradores possam instalar o filtro DPF, da Rypos, e eliminar o grande problema da emissão de fumaça, ganhando assim uma sobrevida e permitindo que sejam utilizados em áreas onde não pode ter fumaça" completa Ralston.
No Brasil, muitas empresas e indivíduos, mesmo na ausência de legislação específica, já tem plena consciência de que tem que se utilizar todo elemento possível para diminuir a emissão de poluentes na atmosfera. Na medida em que produtos como os filtros ativos DPF da Rypos são conhecidos, os órgãos governamentais passam a ter elementos para definir especificações que reduzam as emissões de partículas.
A Rypos conta entre seus clientes a Caterpillar, Cummins, Verizon , ATT, FedEx, ESPN, Amazon, quase todos os portos da California, e muitas outros. Um marco importante foi a instalação de filtros DPF da Rypos em todos os grupos geradores de emergência instalados nas Olimpíadas de Londres em 2012. Esta importante aplicação teve muito sucesso.
"Uma outra característica do filtro DPF é que minimiza o impacto da qualidade do combustível nos gases da exaustão, já que o aumento de partículas de uma combustão imperfeita são interceptadas pelo filtro", agrega Edgardo Goyret, da Rypos do Brasil. "As possibilidades de aplicação dos filtros ativos DPF são muito amplas e transformam a geração de energia com grupos geradores diesel bem menos poluente, colaborando assim para diminuição da poluição do ar. O próximo passo é começar a aplicar os filtros DPF da Rypos no Brasil" finaliza Goyret.
Rypos do Brasil: www.rypos.com
Projetadas com uma nova tecnologia de filtração, para substituir a camada suporte de pedregulhos no tratamento de efluentes, e das placas porosas no setor da água potável, a divisão Leopold da Xylem apresenta as placas suporte de meio filtrante IMS 200 e IMS 1000.
A placa Leopold I.M.S® 1000 permite às estações de tratamento de efluentes produzir com maior regularidade e com qualidade superior, quando comparado aos sistemas tradicionais, devido à maior profundidade conseguida com a substituição da camada suporte de pedregulhos.
O mesmo ocorre com a nova placa suporte de media Leopold I.M.S®200 que oferece os mesmos benefícios para instalações de tratamento de água, tudo isto devido à engenharia de precisão da Xylem e 85 anos de experiência da Leopold.
Além de um excelente desempenho as placas suporte I.M.S® quando aplicadas aos fundos falsos Leopold "S" e "SL" apresentam uma série de outros benefícios com menores custos de investimento e operacionais e são de fácil instalação. São soluções mais efetivas garantindo uma distribuição altamente uniforme durante o processo de retrolavagem com ar e água, que faz com que a carreira entre retrolavagens dure mais tempo e use menor quantidade de água e energia mantendo ótimo desempenho durante maior período de tempo, pois limpa completamente o meio filtrante após cada processo de filtragem.
Unidade hidráulica enclausurada reduz paradas na produção
Parker desenvolve solução inovadora que evita contaminação do óleo e reduz paradas na produção em ambientes industriais agressivos.
Mais uma vez a Parker Hannifin, líder mundial no fornecimento de tecnologias para diversas áreas da engenharia, inovou em soluções para o mercado industrial. A Usiminas, tradicional companhia do mercado siderúrgico, adquiriu da Parker uma unidade hidráulica enclausurada para a automação do raspador de escória, equipamento que executa a limpeza da escória do aço durante o processo de produção para que se mantenha a qualidade do produto final. A solução inédita foi totalmente desenvolvida pela Divisão Hidráulica da Parker no Brasil.
Instalada na fábrica de Ipatinga da Usiminas, a unidade hidráulica é composta por um reservatório de óleo com capacidade para 800 litros, conjunto de bombeamento para 175 litros por minuto, filtros e acumulador hidráulico. Tudo fica dentro de um contêiner que protege os componentes e o óleo hidráulico, evitando que a sujeira se acumule sobre as tubulações, válvulas, reservatório e cilindros, o que reduziu a frequência de paradas na produção para limpeza, problema que era recorrente com a antiga unidade convencional. O novo conceito desenvolvido pela Parker também reduziu o nível de ruído operacional.
As mais avançadas tecnologias Parker foram aplicadas nesse projeto. O reservatório do fluido hidráulico opera com temperatura controlada pela tecnologia Senso Control, mantendo-a entre 45oC e 50oC, como explica o gerente de Vendas Regional da Parker em Belo Horizonte, Edilson Dias. "Evitamos assim que o óleo opere em temperaturas elevadas, o que provocaria queda no rendimento do sistema hidráulico, fadiga do fluido e vedações, assim como vazamentos". Tais problemas são comuns em ambientes industriais quentes e agressivos.
Além da temperatura, o grau de contaminação do óleo também é monitorado constantemente por meio do sistema Icount PD. "Essa tecnologia envia os dados a um PLC, que informa à equipe de manutenção a real necessidade de substituição dos elementos filtrantes", detalha Edilson. Desta forma, o sistema trabalha sempre em condições ideais quanto à qualidade do óleo e à segurança da operação, evitando o desgaste prematuro dos componentes.
Outras vantagens da unidade enclausurada são: facilidade de acesso para substituição de peças e estabilidade de operação.
O próximo passo da Parker será levar esse conceito inovador a outras áreas da indústria, como mineradoras, indústrias de alimentos e automobilísticas, bem como outros ambientes que requerem sistemas hidráulicos operando livres de sujeira e ruídos.
Parker Hannifin: 0800 727-5374/www.parker.com.br
Pentair entre as 100 empresas mais inovadoras do mundo
A revista americana Forbes, uma das mais respeitadas sobre negócios e economia, conhecida por suas listas de raking como "Maiores Empresas do Mundo", incluiu a Pentair no top 100 da lista "Empresas mais Inovadoras do Mundo." Esta é a primeira aparição da Pentair na lista, ranqueada na 96ª posição com base na avaliação das publicações das companhias globais.
"Este reconhecimento reflete o resultado do rigoroso processo Pentair que impulsiona a inovação em tecnologia, abordagem de mercado, desenvolvimento de talentos e de fabricação," disse Phil Rolchigo, Ph.D., vice-presidente de tecnologia da Pentair.
Para serem consideradas na lista, as empresas devem ter US$ 10 bilhões em capitalização de mercado, gastar pelo menos 2,5% de sua receita em Pesquisa e Desenvolvimento e ter sete anos de dados públicos.
A Pentair Brasil também faz parte desta conquista!
Filtro ativo de partículas diesel da Rypos elimina acima de 90% da fumaça preta do escapamento de motores diesel utilizados na geração de energia elétrica
O grande problema da utilização de motores diesel para geração de energia elétrica, seja para uso de base, emergencial ou para pico, sempre tem sido a emissão de vários poluentes tóxicos. O mais prevalente e visível tem sido a fumaça preta, provinda de má combustão do óleo diesel e também do passível baixo teor de qualidade do combustível diesel. Esta fumaça preta causa inúmeros problemas de saúde e poluição do ar ao meio ambiente.
A empresa Rypos do Brasil apresenta no mercado brasileiro um filtro ativo para partículas diesel que elimina acima de 90% das partículas pretas e as incinera no próprio filtro, em um processo contínuo, alimentado pela eletricidade do próprio gerador. O sistema e composto de múltiplos discos com elementos metálicos filtrantes alinhados num tanque de metal. O filtro tem um controlador eletrônico que monitora a contrapressão e quando detecta que um dos discos saturou de partículas (sujeira), automaticamente o isola e procede a incinerar esta sujeira em alta temperatura.
O filtro funciona em todo momento independente de temperatura e carga do motor do grupo gerador, e filtra com a mesma eficiência na partida, na marcha lenta e a plena carga. Outra vantagem é que funciona como atenuador de ruido de forma mais eficiente que um silencioso tradicional.
"Este sistema de filtros DPF, amplamente utilizados com sucesso em vários países, é um grande avanço para permitir o uso de motores diesel em aplicações não automotivas (grupos geradores) em lugares que não admitem a emissão de fumaça, como hospitais, data centers, condomínios, eventos, hotéis, industrias, portos e muitos outros", explica Ricardo Ralston, diretor da Rypos do Brasil. "Mesmo com o avanço da tecnologia dos novos motores diesel, sempre existem emissões de partículas, e da mesma forma, permite que os milhares e milhares de antigos (e atualmente muito poluentes) grupos geradores possam instalar o filtro DPF, da Rypos, e eliminar o grande problema da emissão de fumaça, ganhando assim uma sobrevida e permitindo que sejam utilizados em áreas onde não pode ter fumaça" completa Ralston.
No Brasil, muitas empresas e indivíduos, mesmo na ausência de legislação específica, já tem plena consciência de que tem que se utilizar todo elemento possível para diminuir a emissão de poluentes na atmosfera. Na medida em que produtos como os filtros ativos DPF da Rypos são conhecidos, os órgãos governamentais passam a ter elementos para definir especificações que reduzam as emissões de partículas.
A Rypos conta entre seus clientes a Caterpillar, Cummins, Verizon , ATT, FedEx, ESPN, Amazon, quase todos os portos da California, e muitas outros. Um marco importante foi a instalação de filtros DPF da Rypos em todos os grupos geradores de emergência instalados nas Olimpíadas de Londres em 2012. Esta importante aplicação teve muito sucesso.
"Uma outra característica do filtro DPF é que minimiza o impacto da qualidade do combustível nos gases da exaustão, já que o aumento de partículas de uma combustão imperfeita são interceptadas pelo filtro", agrega Edgardo Goyret, da Rypos do Brasil. "As possibilidades de aplicação dos filtros ativos DPF são muito amplas e transformam a geração de energia com grupos geradores diesel bem menos poluente, colaborando assim para diminuição da poluição do ar. O próximo passo é começar a aplicar os filtros DPF da Rypos no Brasil" finaliza Goyret.
Rypos do Brasil: www.rypos.com