Mercado
Por Meio Filtrante
Edição Nº 64 - Setembro/Outubro de 2013 - Ano 12
Confira as novidades no mercado industrial
Foton Aumark do Brasil e o Governo do Rio Grande do Sul assinam protocolo para construção da fábrica em Guaíba - Porto Alegre
A Foton Aumark do Brasil, representante no país para caminhões leves, médios e pesados da fabricante chinesa Beiqi Foton Motor Co. Ltd., assinou em 13 de agosto com o governo do Rio Grande do Sul Protocolo de Intenções para a construção de sua fábrica de caminhões no município de Guaíba, na região da Grande Porto Alegre.
O documento foi assinado pelo presidente da Foton Aumark do Brasil, Luiz Carlos Mendonça de Barros e o governador do Estado do Rio Grande do Sul, Tarso Genro.
"Estamos seguros da decisão que tomamos. O Estado do Rio Grande do Sul possui para o setor automotivo e a conclusão das negociações com o governador Tarso Genro e com sua equipe me dá a certeza de que esse investimento trará muitos benefícios para o Estado e para o Brasil. Posso assegurar que muito ainda está por vir a partir desse empreendimento", afirma Mendonça de Barros.
As obras para construção da fábrica terão início ainda neste ano e a previsão é que o primeiro caminhão brasileiro da marca deixe a linha de montagem em Guaíba no início de 2016. Até lá, a empresa continuará importando da matriz chinesa em Beijing, os modelos de 3,5 até 10 toneladas de PBT. Neste período, a Foton Aumark do Brasil continuará o processo de expansão de sua Rede de Concessionárias para os caminhões da marca.
Com investimentos iniciais dimensionados em 250 milhões de reais, a fábrica ocupará um terreno de um milhão e quinhentos mil metros quadrados, dos quais um terço da área serão reservados para a instalação de fornecedores no "site". Com capacidade instalada de 21 mil caminhões por ano em um turno, a fábrica montará veículos de 3,5 até 24 toneladas, com gradativa expansão de "line up". Os veículos possuem cronograma de nacionalização definido e inicialmente a produção deverá ocorrer com 15% de conteúdo local, crescendo até atingir índice de 65%, em três anos.
De acordo com Mendonça de Barros, o processo para a instalação de uma fábrica de grande porte no Brasil exige avaliação de diversos quesitos técnicos, operacionais, logísticos e ambientais. A decisão final pelo Estado do Rio Grande do Sul ocorre após longa negociação com naturais interrupções do processo. Isso fez com que a Foton Aumark do Brasil, em função da urgência em cumprir seu cronograma de instalação de fábrica no País, avançasse nas negociações com o Estado do Rio de Janeiro e anunciasse intenção de construir a fábrica no Estado Fluminense. Contudo, uma dificuldade em encontrar um terreno adequado para acomodar o projeto inviabilizou a continuidade das conversas com o Rio de Janeiro e permitiu que os pontos pendentes com o Rio Grande do Sul pudessem ser resolvidos rapidamente.
A Foton na China produz caminhões "premium" com as famílias Aumark e Aumam e são esses modelos que integrarão as versões brasileiras da marca.
Foton: www.fotonmotors.com.br
RWL Water adquire Unitek S.A e fortalece seu crescimento na América Latina
RWL Water Group com sede em Nova York – Estados Unidos é uma companhia global de soluções em tratamento de água, e anunciou recentemente a aquisição da empresa Unitek S.A sediada em Mar del Plata – Argentina.
A Unitek traz ao grupo RWL Water sua grande expertise em tratamento de água para a América Latina, gerando oportunidades para o desenvolvimento de sinergias de negócios na região entre as demais empresas do grupo: Aeromix, Eurotec WTT e Nirosoft. A proposta de aquisição ainda está sujeita a algumas condições a qual as duas empresas esperam sanar em breve e concluir a aquisição.
"Estamos muito entusiasmados com a junção da Unitek ao nosso portfólio de produtos e soluções, as filosofias e a cultura da Unitek são muito parecidas com a da RWL Water, por isto acreditamos nesta união. Acreditamos que esta incorporação agregará muita credibilidade, conhecimento, experiência e velocidade de respostas a nossos clientes no mercado latino americano", afirma Henry Charrabé, presidente e CEO da RWL Water.
A América Latina é um dos mercados de interesse do grupo RWL Water, "A combinação da marca RWL Water Group com a Unitek S.A nos levará a uma categoria de empresa de primeiro nível na região, aproveitando as forças combinadas das empresas imediatamente ampliaremos nossas ofertas de produtos e serviços a nossos clientes", comenta Alejandro Sturniolo, sócio proprietário e vice-presidente da Unitek.
Desde o início de sua concepção em 1993, a Unitek tem demonstrado sua capacidade em desenvolver tecnologias avançadas, sua equipe de engenharia é altamente especializada em aplicações e tecnologias baseadas em filtração por membranas, incluindo: osmose reversa, ultrafiltração, MBR – Biorreatores de membrana, eletrodeionização, ozonização, entre outros.
Uma vez concluída a aquisição a companhia contará com mais de 250 colaboradores e mais de 90 anos de experiência combinada em tratamento de água e efluentes.
Honda investirá R$ 1 bilhão em nova fábrica de automóveis no interior de São Paulo
A Honda Automóveis do Brasil Ltda. (HAB) construirá uma nova fábrica de automóveis no país na cidade de Itirapina, no interior do Estado de São Paulo, localizada a aproximadamente 200 km da capital e 100 km da outra fábrica de automóveis da marca, em Sumaré. Com investimento de aproximadamente R$ 1 bilhão, a nova planta terá capacidade para produzir 120 mil carros por ano e empregará aproximadamente 2 mil funcionários. O início das operações da nova planta está programado para 2015.
A Investe São Paulo, agência de promoção de investimentos vinculada à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia auxilia a Honda, desde julho de 2012, apoiando a empresa em todos seus campos de atuação: localização de área, informações setoriais, assessoria tributária, ambiental e de infraestrutura.
"Sendo o quarto maior mercado de automóveis do mundo, o Brasil é uma região muito importante para as operações da Honda. Com a expansão da capacidade, o nosso objetivo é ganhar competitividade e oferecer produtos cada vez mais atrativos, que excedam as expectativas dos consumidores brasileiros", diz o presidente da Honda South America e da Honda Automóveis do Brasil, Masahiro Takedagawa.
Na nova fábrica de Itirapina, que conta com uma área de 5,8 milhões de m², deverá ser produzido um veículo compacto, da categoria do Honda Fit, considerando a forte demanda de modelos neste segmento.
"Para o Estado de São Paulo, é uma grande notícia a instalação de uma segunda fábrica da Honda. O anúncio da nova instalação em Itirapina significa a perspectiva de avanço tecnológico, agregação de valor e geração de milhares de empregos, diretos e indiretos. A Honda é um gigante da indústria automobilística que tem a marca forte da inovação, inclusive do ponto de vista ambiental. A ampliação de suas atividades aqui comprova que a excelência da infraestrutura de logística e transportes e a qualificação da mão de obra paulista fazem toda a diferença para quem vem investir no Brasil, assim como o excelente trabalho de apoio da agência Investe SP, que tem justamente a missão de ser uma parceira das empresas que escolhem atuar em nosso Estado", destaca o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin. Em abril de 2013, o presidente da Honda Masahiro Takedagawa, visitou o governador Geraldo Alckmin para apresentar o projeto da empresa. Durante a reunião foi assinado o memorando de entendimentos entre a empresa e a Investe São Paulo.
"Foi um projeto difícil, mas trazer a segunda fábrica da Honda para São Paulo mostra que estamos no caminho certo. O município de Itirapina viverá um grande desenvolvimento nos próximos anos. Levar um projeto desta envergadura para uma cidade de 15 mil habitantes, com IPRS 5 (Índice Paulista de Responsabilidade Social), que é o mais baixo, nos dá muito orgulho", destaca o presidente da Investe São Paulo, Luciano Almeida.
Assim como em todos os negócios da Honda ao redor do mundo, a preocupação com os aspectos e impactos ambientais também será foco da nova unidade. Serão aplicadas as mais recentes tecnologias em processos produtivos, de maneira a reduzir ao máximo a emissões de poluentes. Um exemplo é o novo processo de pintura a base d’água que será adotado para que, com o uso de menor quantidade de tinta e, consequentemente, menor emissão de poluentes, seja possível obter a mesma qualidade.
Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do Estado, Rodrigo Garcia, além de aquecer a economia local e estimular a competitividade, a nova planta também contribuirá para o desenvolvimento econômico sustentável de São Paulo. "A geração de emprego e renda atrelada à consciência ambiental é um diferencial da empresa", completa.
Com a nova fábrica, a HAB dobrará sua capacidade produtiva no país, partindo de 120 mil (capacidade atual da unidade de Sumaré) para 240 mil automóveis por ano a partir de 2015. Além disso, com o objetivo de fortalecer o desenvolvimento de produtos que atendam às necessidades e demandas dos consumidores brasileiros e sul-americanos, até o final do ano a Honda iniciará as operações de um novo Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Automóveis, nas dependências da fábrica de Sumaré.
Com a nova unidade, o investimento acumulado na HAB no Brasil, desde o início da produção nacional de automóveis, em 1997, atingirá aproximadamente R$ 3,5 bilhões.
Momento positivo no Brasil
A Honda Automóveis do Brasil atravessa um ótimo momento no país. Depois de renovar todo o seu line-up em 2012, a empresa viu seus resultados crescerem expressivamente.
No primeiro semestre de 2013 a HAB registrou o seu melhor resultado de vendas desde que iniciou as atividades como fabricante no país. Ao todo, foram vendidos no período 65.127 carros, superando a marca histórica anterior, de 61.577 veículos em 2009. O resultado representa um crescimento de 13,2% em relação ao primeiro semestre do ano passado.
Um dos destaques foi o Honda Civic, veículo que consolidou-se como líder absoluto do segmento de sedãs médios. Em janeiro, a empresa lançou a versão 2014 do modelo, com nova motorização 2.0 e tecnologia sem o subtanque de partida a frio, o que impulsionou ainda mais as vendas no país. Foram comercializadas 26.192 unidades de janeiro a julho, caracterizando um crescimento de 20,5% no comparativo com os seis primeiros meses de 2012.
A Foton Aumark do Brasil, representante no país para caminhões leves, médios e pesados da fabricante chinesa Beiqi Foton Motor Co. Ltd., assinou em 13 de agosto com o governo do Rio Grande do Sul Protocolo de Intenções para a construção de sua fábrica de caminhões no município de Guaíba, na região da Grande Porto Alegre.
O documento foi assinado pelo presidente da Foton Aumark do Brasil, Luiz Carlos Mendonça de Barros e o governador do Estado do Rio Grande do Sul, Tarso Genro.
"Estamos seguros da decisão que tomamos. O Estado do Rio Grande do Sul possui para o setor automotivo e a conclusão das negociações com o governador Tarso Genro e com sua equipe me dá a certeza de que esse investimento trará muitos benefícios para o Estado e para o Brasil. Posso assegurar que muito ainda está por vir a partir desse empreendimento", afirma Mendonça de Barros.
As obras para construção da fábrica terão início ainda neste ano e a previsão é que o primeiro caminhão brasileiro da marca deixe a linha de montagem em Guaíba no início de 2016. Até lá, a empresa continuará importando da matriz chinesa em Beijing, os modelos de 3,5 até 10 toneladas de PBT. Neste período, a Foton Aumark do Brasil continuará o processo de expansão de sua Rede de Concessionárias para os caminhões da marca.
Com investimentos iniciais dimensionados em 250 milhões de reais, a fábrica ocupará um terreno de um milhão e quinhentos mil metros quadrados, dos quais um terço da área serão reservados para a instalação de fornecedores no "site". Com capacidade instalada de 21 mil caminhões por ano em um turno, a fábrica montará veículos de 3,5 até 24 toneladas, com gradativa expansão de "line up". Os veículos possuem cronograma de nacionalização definido e inicialmente a produção deverá ocorrer com 15% de conteúdo local, crescendo até atingir índice de 65%, em três anos.
De acordo com Mendonça de Barros, o processo para a instalação de uma fábrica de grande porte no Brasil exige avaliação de diversos quesitos técnicos, operacionais, logísticos e ambientais. A decisão final pelo Estado do Rio Grande do Sul ocorre após longa negociação com naturais interrupções do processo. Isso fez com que a Foton Aumark do Brasil, em função da urgência em cumprir seu cronograma de instalação de fábrica no País, avançasse nas negociações com o Estado do Rio de Janeiro e anunciasse intenção de construir a fábrica no Estado Fluminense. Contudo, uma dificuldade em encontrar um terreno adequado para acomodar o projeto inviabilizou a continuidade das conversas com o Rio de Janeiro e permitiu que os pontos pendentes com o Rio Grande do Sul pudessem ser resolvidos rapidamente.
A Foton na China produz caminhões "premium" com as famílias Aumark e Aumam e são esses modelos que integrarão as versões brasileiras da marca.
Foton: www.fotonmotors.com.br
RWL Water adquire Unitek S.A e fortalece seu crescimento na América Latina
RWL Water Group com sede em Nova York – Estados Unidos é uma companhia global de soluções em tratamento de água, e anunciou recentemente a aquisição da empresa Unitek S.A sediada em Mar del Plata – Argentina.
A Unitek traz ao grupo RWL Water sua grande expertise em tratamento de água para a América Latina, gerando oportunidades para o desenvolvimento de sinergias de negócios na região entre as demais empresas do grupo: Aeromix, Eurotec WTT e Nirosoft. A proposta de aquisição ainda está sujeita a algumas condições a qual as duas empresas esperam sanar em breve e concluir a aquisição.
"Estamos muito entusiasmados com a junção da Unitek ao nosso portfólio de produtos e soluções, as filosofias e a cultura da Unitek são muito parecidas com a da RWL Water, por isto acreditamos nesta união. Acreditamos que esta incorporação agregará muita credibilidade, conhecimento, experiência e velocidade de respostas a nossos clientes no mercado latino americano", afirma Henry Charrabé, presidente e CEO da RWL Water.
A América Latina é um dos mercados de interesse do grupo RWL Water, "A combinação da marca RWL Water Group com a Unitek S.A nos levará a uma categoria de empresa de primeiro nível na região, aproveitando as forças combinadas das empresas imediatamente ampliaremos nossas ofertas de produtos e serviços a nossos clientes", comenta Alejandro Sturniolo, sócio proprietário e vice-presidente da Unitek.
Desde o início de sua concepção em 1993, a Unitek tem demonstrado sua capacidade em desenvolver tecnologias avançadas, sua equipe de engenharia é altamente especializada em aplicações e tecnologias baseadas em filtração por membranas, incluindo: osmose reversa, ultrafiltração, MBR – Biorreatores de membrana, eletrodeionização, ozonização, entre outros.
Uma vez concluída a aquisição a companhia contará com mais de 250 colaboradores e mais de 90 anos de experiência combinada em tratamento de água e efluentes.
Honda investirá R$ 1 bilhão em nova fábrica de automóveis no interior de São Paulo
A Honda Automóveis do Brasil Ltda. (HAB) construirá uma nova fábrica de automóveis no país na cidade de Itirapina, no interior do Estado de São Paulo, localizada a aproximadamente 200 km da capital e 100 km da outra fábrica de automóveis da marca, em Sumaré. Com investimento de aproximadamente R$ 1 bilhão, a nova planta terá capacidade para produzir 120 mil carros por ano e empregará aproximadamente 2 mil funcionários. O início das operações da nova planta está programado para 2015.
A Investe São Paulo, agência de promoção de investimentos vinculada à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia auxilia a Honda, desde julho de 2012, apoiando a empresa em todos seus campos de atuação: localização de área, informações setoriais, assessoria tributária, ambiental e de infraestrutura.
"Sendo o quarto maior mercado de automóveis do mundo, o Brasil é uma região muito importante para as operações da Honda. Com a expansão da capacidade, o nosso objetivo é ganhar competitividade e oferecer produtos cada vez mais atrativos, que excedam as expectativas dos consumidores brasileiros", diz o presidente da Honda South America e da Honda Automóveis do Brasil, Masahiro Takedagawa.
Na nova fábrica de Itirapina, que conta com uma área de 5,8 milhões de m², deverá ser produzido um veículo compacto, da categoria do Honda Fit, considerando a forte demanda de modelos neste segmento.
"Para o Estado de São Paulo, é uma grande notícia a instalação de uma segunda fábrica da Honda. O anúncio da nova instalação em Itirapina significa a perspectiva de avanço tecnológico, agregação de valor e geração de milhares de empregos, diretos e indiretos. A Honda é um gigante da indústria automobilística que tem a marca forte da inovação, inclusive do ponto de vista ambiental. A ampliação de suas atividades aqui comprova que a excelência da infraestrutura de logística e transportes e a qualificação da mão de obra paulista fazem toda a diferença para quem vem investir no Brasil, assim como o excelente trabalho de apoio da agência Investe SP, que tem justamente a missão de ser uma parceira das empresas que escolhem atuar em nosso Estado", destaca o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin. Em abril de 2013, o presidente da Honda Masahiro Takedagawa, visitou o governador Geraldo Alckmin para apresentar o projeto da empresa. Durante a reunião foi assinado o memorando de entendimentos entre a empresa e a Investe São Paulo.
"Foi um projeto difícil, mas trazer a segunda fábrica da Honda para São Paulo mostra que estamos no caminho certo. O município de Itirapina viverá um grande desenvolvimento nos próximos anos. Levar um projeto desta envergadura para uma cidade de 15 mil habitantes, com IPRS 5 (Índice Paulista de Responsabilidade Social), que é o mais baixo, nos dá muito orgulho", destaca o presidente da Investe São Paulo, Luciano Almeida.
Assim como em todos os negócios da Honda ao redor do mundo, a preocupação com os aspectos e impactos ambientais também será foco da nova unidade. Serão aplicadas as mais recentes tecnologias em processos produtivos, de maneira a reduzir ao máximo a emissões de poluentes. Um exemplo é o novo processo de pintura a base d’água que será adotado para que, com o uso de menor quantidade de tinta e, consequentemente, menor emissão de poluentes, seja possível obter a mesma qualidade.
Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do Estado, Rodrigo Garcia, além de aquecer a economia local e estimular a competitividade, a nova planta também contribuirá para o desenvolvimento econômico sustentável de São Paulo. "A geração de emprego e renda atrelada à consciência ambiental é um diferencial da empresa", completa.
Com a nova fábrica, a HAB dobrará sua capacidade produtiva no país, partindo de 120 mil (capacidade atual da unidade de Sumaré) para 240 mil automóveis por ano a partir de 2015. Além disso, com o objetivo de fortalecer o desenvolvimento de produtos que atendam às necessidades e demandas dos consumidores brasileiros e sul-americanos, até o final do ano a Honda iniciará as operações de um novo Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Automóveis, nas dependências da fábrica de Sumaré.
Com a nova unidade, o investimento acumulado na HAB no Brasil, desde o início da produção nacional de automóveis, em 1997, atingirá aproximadamente R$ 3,5 bilhões.
Momento positivo no Brasil
A Honda Automóveis do Brasil atravessa um ótimo momento no país. Depois de renovar todo o seu line-up em 2012, a empresa viu seus resultados crescerem expressivamente.
No primeiro semestre de 2013 a HAB registrou o seu melhor resultado de vendas desde que iniciou as atividades como fabricante no país. Ao todo, foram vendidos no período 65.127 carros, superando a marca histórica anterior, de 61.577 veículos em 2009. O resultado representa um crescimento de 13,2% em relação ao primeiro semestre do ano passado.
Um dos destaques foi o Honda Civic, veículo que consolidou-se como líder absoluto do segmento de sedãs médios. Em janeiro, a empresa lançou a versão 2014 do modelo, com nova motorização 2.0 e tecnologia sem o subtanque de partida a frio, o que impulsionou ainda mais as vendas no país. Foram comercializadas 26.192 unidades de janeiro a julho, caracterizando um crescimento de 20,5% no comparativo com os seis primeiros meses de 2012.