Filtros Para Sistema De Ar Condicionado Central

O ar condicionado é um equipamento feito para climatizar o ar em um espaço fechado, mantendo a temperatura e umidade do local controlada


Filtros Para Sistema De  Ar Condicionado Central


O ar condicionado é um equipamento feito para climatizar o ar em um espaço fechado, mantendo a temperatura e umidade do local controlada. Sua principal função é regular a qualidade do ar interior, em relação à temperatura, umidade, limpeza e movimento. Esse aparelho permite manter o ambiente agradável em qualquer tipo de clima ou época do ano. Atualmente é bastante comum encontramos ar condicionado em empresas, escritórios e em residências, principalmente em casa de praia. Existem diversos tipos de aparelhos e funções, como aquecimento, arrefecimento, umidificação, renovação, filtragem, ventilação e até desumidificação de ar, dependendo do modelo.

Sistema de ar condicionado central

De acordo com César Leão de Santana, gerente de vendas da Trox do Brasil, centrais de ar condicionado são aquelas onde as máquinas são geralmente dimensionadas para atender vários ambientes, por isso possuem grandes dimensões e fica localizado em um piso técnico ou em casas de máquinas no andar principal onde através de rede de dutos o ar é distribuído nas diferentes salas do edifício. "Para que a qualidade do ar e a saúde dos ocupantes sejam preservadas, filtros de ar são instalados nos sistemas e tem a função de filtrar os contaminantes (fungos, bactérias, ácaros) gerados internamente e também dos provenientes do ar externo (ar de renovação)", explica César.
Basicamente o sistema de ar condicionado central é constituído de um gabinete em aço isolado termicamente, ventilador, serpentina de resfriamento e aquecimento e filtros de ar, etc. O ventilador força o ar a passar pela serpentina e filtros, impulsionando o ar para as salas através dos dutos. O sistema de resfriamento pode ser através da expansão direta do gás refrigerante dentro dos tubos das serpentinas ou indireta através da circulação de água gelada proveniente de um chiller que por sua vez, também utiliza gás refrigerante.
Filtros Para Sistema De  Ar Condicionado Central"Toda edificação moderna onde o conforto térmico é exigido, existe a necessidade de instalação de centrais de ar condicionado. A maioria dos edifícios comerciais modernos são construídos com fachada em vidro também chamado "pele de vidro" o que gera uma grande carga térmica em seu interior devido incidência dos raios solares. Para combater esta carga térmica, centrais de ar condicionado com sistemas de filtragem adequados são fundamentais para garantir a QAI - Qualidade do Ar Interior", ressalta o representante da Trox.
O sistema de ar condicionado central pode ser usado para conforto ou para processo. Na aplicação conforto, utiliza-se para conforto e saúde ocupacional. Para processo utiliza-se para atender as necessidades de cada aplicação específica, por exemplo: salas limpas de laboratório farmacêutico, veterinário, centros cirúrgicos, ambientes de fabricação de componentes eletrônicos, indústrias alimentícias, etc. Para cada aplicação é necessário determinar, em função das necessidades de processo e de normas, a temperatura, a umidade relativa máxima no local de trabalho, o grau de limpeza ou classificação das salas por quantidade e tamanho de partículas, o gradiente de pressão diferencial de uma sala para outra, o número de trocas de ar por hora nestas áreas, se haverá exaustão ou não, os tipos e eficiências dos filtros de ar que serão usados.

Os filtros
Os filtros são equipamentos que servem para evitar que as impurezas e sujeiras do dia a dia retornem para o ambiente quando o mesmo é acionado, permitindo uma melhor qualidade do ar interior. Esse filtro impede que microrganismos trazidos pelo ar, através de solas de sapatos, mãos, roupas, ou ainda por pessoas resfriadas se espalhem e se multipliquem pelos dutos do ar condicionado gerando várias doenças. Existem diferentes tipos de filtros, que variam de acordo com seu grau de eficiência.Filtros Para Sistema De  Ar Condicionado Central
De acordo com Jerson Alves de Oliveira, representante da Filtracom, empresa especializada em fabricar filtros de ar e sistemas de filtragem, o dimensionamento dos filtros, tipo/modelo, número de estágios de filtragem, eficiência, quantidade de elementos por estágio, deverão ser dimensionados no projeto do sistema de ar condicionado em função de suas características. Devem ser instalados em caixas ou alojamentos estanques e bem vedados e sua vida útil deverá ser controlada através da elevação da perda de pressão que aumentará a medida que o filtro for saturando por acumulo e retenção de pó.
"Algumas variáveis deverão ser equacionadas para a determinação da vida útil de um elemento filtrante: dados de projeto como vazão e pressão disponíveis, perda de pressão inicial dos elementos na instalação, perda de pressão máxima recomendada pelo fabricante dos filtros e o mais importante o controle desta perda de pressão através de manômetros de pressão diferencial", explica Jerson.
Luciano Figueiredo, gerente comercial do Grupo Veco, empresa especializada em filtros absolutos e componentes para salas limpas, explica que os filtros são utilizados para reduzir a carga de contaminantes presentes no ar e que de acordo com a utilização é determinado o grau de filtragem necessário. "O equipamento funciona de forma bem simples e objetiva. Os filtros são superfícies porosas que retém os contaminantes de acordo com a característica do meio filtrante e dos contaminantes. De forma geral os filtros trabalham com retenção por: interceptação direta das partículas, inércia ou por difusão", explica.
A Veco hoje trabalha com três tipos de equipamentos para sistemas de ar condicionado central: Pré filtros, que normalmente são mantas de fibras sintéticas, planas ou plissadas com molduras em cartão ou chapa galvanizada. Filtros finos, que podem ser de papel de microfibra de vidro, plissados com separadores em cordão de resina sintética, papel misto de fibras naturais, fibras sintéticas e microfibra de vidro, plissado sem separador e filtros tipo bolsa e os filtros HEPA, fabricados em papel de microfibra plissados com separadores de alumínio corrugado ou separadores em cordões de resina sintética.
"Hoje para sistemas de ar condicionado central destinado para conforto, se recomenda a utilização de pré filtros e filtros finos, e para sistemas de ar condicionado central utilizados em salas limpas ou controladas, além dos pré filtros e filtros finos utiliza-se filtros HEPA com eficiência de 99,99%", completa o representante.


Filtros Para Sistema De  Ar Condicionado Central


Cuidados e tempo de troca
César Leão de Santana, da Trox lembra ainda que escolher um bom filtro pode gerar economia de energia uma vez que estes elementos podem ser dimensionados com maior área filtrante e menor perda de pressão. "Desta forma podemos avaliar os filtros de ar não só pela eficiência para particulados, mas também pela sua eficiência energética. A Trox oferece filtros com eficiência até G4 e podem ser fornecidos em mantas recortadas com encartonamento de papel cartão e filtros bolsa. São fabricados com mantas em fibra sintéticas em poliéster ou fibra de vidro", completa.
O tempo de troca dos filtros é determinado por diferencial de pressão. Mesmo quando o filtro é novo, ele oferece uma resistência à passagem do ar e à medida que o filtro vai saturando com particulado, esta pressão vai subindo até atingir o valor máximo recomendado pelo fabricante. "Uma vez atingida a perda de pressão final recomendada troca-se os elementos filtrantes, pois em sua maioria os filtros são descartáveis. Em alguns casos de filtros permanentes como exemplo - filtros metálicos recomenda-se a lavagem mensal por pressão de água com detergente neutro", enfatiza o gerente de vendas.
É preciso ter cuidado na hora da especificação dos filtros em relação à vazão de ar, perda de pressão e eficiência de cada estágio de filtragem. Em sistemas de ar condicionado de conforto, normalmente temos Filtros Para Sistema De  Ar Condicionado Centralaté 02 estágios de filtragem G4 e F5 (M5)* de acordo com a ABNT. 16.401. "Em aparelhos onde a limpeza do ar é mais rigorosa, podemos ter até 04 estágios sendo o último estágio o filtro HEPA- High Efficiency Particulate Air que tem alta eficiência para partículas de 0,18 micrometros. Em linhas gerais a pressão final recomendada para a troca é de duas vezes a pressão inicial, conforme norma de ensaios de filtros NBR 16.101", explica César.
De acordo com Luciano Figueiredo, da Veco, os maiores benefícios do uso adequado de um filtro para ar condicionado central está na redução da contaminação do ar, na melhoria da qualidade e na redução da carga microbiana. As vantagens são um ambiente de melhor qualidade, redução dos efeitos da síndrome dos edifícios doentes, redução na proliferação de fungos ácaros e bactérias.
"O cuidado com esse tipo de equipamento, é basicamente fazer uma manutenção preventiva frequente, fazer as substituições dos filtros conforme a saturação dos mesmos  e realizar o procedimento de troca com muito cuidado, de forma alguma o meio filtrante pode ser danificado. O tempo de troca é uma questão muito difícil de se informar, está diretamente ligado ao tempo de utilização do equipamento, característica e qualidade do ar externo. É impossível se determinar um tempo de troca, somente depois de instalado e fazendo um acompanhamento da evolução do grau de saturação do filtro é possível se estimar a vida útil dos filtros", ressalta Luciano.

Contato das empresas:
Trox do Brasil:
www.troxbrasil.com.br
Filtracon: www.filtracom.com.br
Grupo Veco: www.veco.com.br

Publicidade