Tratamento De Água Em Indústria De Bebidas

Entre todos os insumos utilizados na fabricação de cervejas, refrigerantes e bebidas em geral, a água é o que se encontra em maior quantidade, com um total aproximado de 90% do volume líquido.


Entre todos os insumos utilizados na fabricação de cervejas, refrigerantes e bebidas em geral, a água é o que se encontra em maior quantidade, com um total aproximado de 90% do volume líquido. A água deve apresentar um padrão estável em sua composição e não pode conter substâncias que possam alterar o sabor, o aspecto ou a consistência do produto.


Os processos de tratamento da água captada de poços artesianos, mananciais ou outras fontes, devem restabelecer as características físico-químicas originais da água pura e garantir o padrão microbiológico adequado.
Apresentamos as etapas do tratamento de água desenvolvido para atender as necessidades de uma grande indústria do setor de bebidas, especificamente cervejas, com capacidade produtiva de 4.800 m³/dia de água potável, de acordo com os padrões exigidos pelas normas.


Desinfecção - a desinfecção inicial é realizada por sistema dosagem de cloro, através de bomba dosadora peristáltica automática, garantindo assim a oxidação de alguns elementos presentes na água que serão removidos nas etapas seguintes.
Filtração - a etapa de filtração e remoção de impurezas da água captada é realizado por sistema de filtros de leito misto (seixos e areia fina), instalados em paralelo para atender a vazão de
120 m³/hora, obedecendo um tempo de contato de
8 minutos em uma área de filtração de 11,34 m².
Filtros de Carvão – Instalação de 2 filtros paralelos de leito de carvão ativado granulado, para a remoção de carga orgânica, turbidez e cloro, que operam em uma vazão de 120 m³/hora, com uma área de filtração de 6,15 m².
Abrandador Automático - Para a remoção total da dureza (cálcio e magnésio) e alcalinidade, dois abrandadores com vazão de 120 m³/hora trabalham em paralelo. A resina catiônica fraca remove todos os contaminantes e é regeneradas através de ácido clorídrico a 33%. As etapas de produção, regeneração e retrolavagem são todas automáticas, não havendo necessidade de intervenção manual.
Torre Descarbonatadora - Uma torre descabonatadora de PRFV, com a capacidade de tratamento de 240 m³/hora de água, foi instalada como a etapa de redução de gás carbônico (CO2) proveniente do processo de abrandamento e dealcalinização.
Sistema Supervisório - Sistema integrado de CLP controla toda a operação através do monitoramento total, parcial e individual de cada etapa de tratamento da unidade.

Tratamento De Água Em Indústria De Bebidas


Tratamento De Água Em Indústria De Bebidas
Publicidade