Publicidade

Tendências De Desenvolvimento Para Filtração De Máquinas De Série Hidráulica Industrial

A tendência perceptível na filtração em aplicações como máquinas injetoras, ou também prensas e hidráulica em siderúrgicas, passa hoje da filtração de fluxo principal – filtração operacional (filtros de pressão), para a filtração de fluxo secundário


Exigências mais elevadas dos usuários finais com referência à disponibilidade de máquina e custos operacionais, também do lado dos fabricantes, levam aos novos conceitos de máquinas e, com isto, exigências à hidráulica

A tendência perceptível na filtração em aplicações como máquinas injetoras, ou também prensas e hidráulica em siderúrgicas, passa hoje da filtração de fluxo principal – filtração operacional (filtros de pressão), para a filtração de fluxo secundário, porém com vazões mais altas (filtração de fluxo principal, filtração de fluxo secundário). Até então, realizava-se a filtração de fluxo secundário com aproximadamente 10% da vazão da bomba principal.

Hoje, realiza-se em até 50% da vazão da bomba principal como filtração de fluxo secundário. Uma filtração de fluxo secundário (fluxo em derivação) muitas vezes também é combinada com um trocador de calor (radiador) formando circuitos de circulação fechados de filtração e refrigeração. A causa desta tendência é a potência de filtração reduzida (queda do nível do valor ß) em aplicações altamente dinâmicas operando com pulsações, em comparação com uma vazão quase uniforme através do filtro num fluxo volumétrico secundário.

Tendências De Desenvolvimento Para Filtração De Máquinas De Série Hidráulica Industrial

A Figura 1 mostra os relacionamentos: Enquanto que na operação pulsante (f = 1 Hz) a capacidade do filtro flutua fortemente, resultam capacidades de separação estáveis num circuito de circulação. Principalmente em máquinas de ciclos rápidos. Aliás, um circuito de circulação muitas vezes é necessário para ter à disposição uma quantidade de óleo suficiente para a refrigeração (máquinas de plástico, prensas, injetoras). Os custos adicionais limitam-se neste caso somente ao próprio filtro. Bomba e sistema já são existentes.

Tais circuitos de filtração, refrigeração e circulação podem ser realizados, por exemplo, mediante sistemas UKF (vantagens: elevada integração) ou por combinações de filtro e resfriador de água ou de ar, montadas em separado. (vantagem: flexibilidade)

Uma nova solução oferece a combinação integrada de grupo motor/bomba, assim como filtro e refrigerador de feixe de tubos para montagem em reservatório (vide fig. 2). Esta solução oferece a vantagem de alta integração, pouca exigência a espaço de montagem e um mínimo custo de conexões (sem interfaces hidráulicas, canal de sucção integrado no tanque).

Publicidade