Filtro De Fieiras Com Sistema De Qualidade
Por Açoplast Ind. E Comércio Ltda
Edição Nº 17 - Novembro/Dezembro de 2005 - Ano 4
Os filtros de fieira são usados nas indústrias têxteis e tem como uma de suas principais funções a extrusão das fibras sintéticas, tanto a de poliéster quanto a de fio de nylon, utilizado no que normalmente é conhecido como Pack.
Os filtros de fieira são usados nas indústrias têxteis e tem como uma de suas principais funções a extrusão das fibras sintéticas, tanto a de poliéster quanto a de fio de nylon, utilizado no que normalmente é conhecido como Pack. A Açoplast começou a trabalhar com esse mercado em 1976. "Naquela época só existia os importados e, ainda por cima, não vinham com uma qualidade muito boa. A Açoplast foi pioneira no segmento aqui no Brasil", conta Antonio João de Oliveira, responsável da área de filtros de fieira, e que trabalha na Açoplast desde sua fundação, em 1968. "A Açoplast começou seu trabalho com esses tipos de filtros para linha sintética, agora ela já trabalha com linha de disco e tela, com vários tipos de malhas e diâmetros. Ao longo do tempo fomos desenvolvendo essa tecnologia abrangente de hoje".
Os filtros de fieira Açoplast vão para tecelagens do Brasil inteiro e são fabricados com diversos materiais, todos eles de qualidade comprovada como, por exemplo, filtros planos, embolsados, disco de tela estampado, junta de alumínio, filtros tipo chapéu, guia-fio estampado, juntas de cobre niqueladas e tipo cesto. As telas normalmente são de aço inoxidável 316 L, que é um dos mais nobres da confecção dos elementos filtrantes. "Mas há outros materiais também, inclusive o nonwoven que é uma tela mais grossa e importada", explica o gerente de processo, Adriano Vieira de Souza. No caso do nonwoven, a malha é intensificada pelo tipo de retenção que ela possui, que varia entre 10 à 20 micra.
Vantagens competitivas
Segundo o gerente geral da Açoplast, Eng. Rinaldo Antonio Santos Estima, a Açoplast possui, no segmento de filtros de fieira, nove vantagens competitivas que explicam o porque da empresa estar no mercado e, ainda por cima, ser líder.
1. Sistema de Qualidade
Montado em cima da ISO 9001:2000, o sistema de qualidade dispõe, para cada tipo de filtro, um conjunto de elementos filtrantes e um desenho que possui as características importantes para o filtro e que são relevantes aos clientes. Esse sistema é chamado de QCI – Interface Characteristic Quality. "Dando exemplo de como trabalha o QCI, a Açoplast possui filtros redondos com diâmetros que se encaixam no PACK, é importante que o diâmetro externo realmente esteja conforme foi especificado em desenho. Outra dimensão QCI é a qualidade da tela, sua abertura, conformidade e características de limpeza, já que um filtro que não está 100% dentro dos padrões de limpeza com certeza será vendido com alguma contaminação", explica Eng. Rinaldo.
2. Ferramentaria própria
A Açoplast mantém uma ferramentaria própria. São diversas máquinas dedicadas inteiramente aos clientes do segmento de filtros de fieira. 90 % dos ferramentais são construídos internamente e com um lead time de aproximadamente duas semanas.
3. Laboratórios
A Açoplast possui três tipos de laboratórios próprios: Químico, Físico e Micrológico. Nesses laboratórios, a empresa simula testes e desenvolve produtos para o segmento de fieiras. No laboratório químico há a limpeza por ultra-som, mas não só na parte final, mas sim, em cada etapa do processo. Além do ultra-som, a Açoplast trabalha com outras máquinas que testam a resistência e a rastreabilidade, essa última tanto física quanto on-line. O Sistema MRP2, por exemplo, marca o tipo de material utilizado em todas as fases e o certificado. "Fazemos análise de micro e macro, temos o microscópio interligado ao computador, focalizando e analisando a área do filtro em questão. Essa tela é chamada de SEM (scanning electron microscope) onde é feita uma análise da trama e do fio do elemento utilizado para confeccionar a malha. É como se fosse uma varredura eletrônica microscópica da tela, somente assim para verificar possíveis agressões na malha", explica o Eng. Rinaldo.
O laboratório micrológico, por exemplo, trabalha com máquinas para ver dimensões, projetor pra verificar a abertura da malha e a uniformidade da abertura. "Nos preocupamos muito com a repetibilidade dos nossos elementos filtrantes. Temos também máquinas para dureza, uma série de instrumentos de medição, traçadores e equipamentos calibradores", revela Eng. Rinaldo.
4. Limpeza
Sala limpa e fechada para a produção dos filtros. Após a produção, os filtros são entregues embalados a vácuo, para que o cliente tenha a certeza de poder usar o produto sem a necessidade de limpeza. Isso qualifica muito o resultado final, já que não tem como tirar uma contaminação que está entre as malhas, essa contaminação em contato com a água poderia vir a ser quebrada, fracionada e entraria no meio.
5. Tecnologia – Estampagem progressiva
Conforme a Tecnologia da Açoplast, são fabricados elementos filtrantes em equipamentos de estampagem progressiva, operando diversas vezes no mesmo ferramental, reduzindo o custo e aumentando o ciclo de produção para garantir uma uniformidade de produção.
6. Ferramentais e estoque
Com estoque próprio da Açoplast, a empresa recebe direto um pedido de um cliente para um filtro com o diâmetro necessário. "Podemos estampar com diâmetros de até 90, 100, 120 milímetros de diâmetro. Como possuímos grupos de ferramentais progressivos, trocamos somente a parte dos blocos padrões", explica Eng. Rinaldo.
7. Logística integrada
A Açoplast trabalha com logística integrada nível 4. No passado, a empresa trabalhava em cima de departamentos, mas por causa do excesso de estoque intermediário e da comunicação com baixa visão, a empresa mudou seu perfil de trabalho. A Filosofia de logística integrada nível 4 traz os fornecedores para trabalharem on-line com a Açoplast que, por sua vez, coloca seu trabalho on-line para o cliente. Assim a preocupação da empresa vai além da matéria-prima ou estoque, agora é focalizada também na necessidade do cliente e do mercado. É feito o planejamento anual em cima da previsão da demanda dos clientes, e produz os filtros em base no estoque.
8. Pessoal técnico
Na Açoplast, a equipe técnica está dentro do programa de valorização humana da empresa. "Várias pessoas desse segmento de filtros de fieira estão conosco desde o início da fundação da Açoplast. Eles são motivados e possuem aquela preocupação no acondicionamento da matéria-prima, conhece os clientes a ponto de saber quais filtros eles utilizam e seus devidos cuidados na fabricação. Não temos uma alta taxa de rotatividade", revela Eng. Rinaldo.
9. Estoque dentro do cliente
Há estoques de produtos finalizados juntos aos clientes. "Propomos a todos nossos clientes um estoque, usamos o espaço deles. Eles pagam a partir do momento em que utilizam. Duas vezes ao mês é feita a reposição dos materiais. Eles estão adotando e gostando do que está sendo oferecido", explica Eng. Rinaldo.
Competindo com o mercado externo
Atualmente há uma forte competição com os países asiáticos. A Açoplast, há um ano e meio atrás, lançou um plano de economia: O aumento de produtividade e de tecnologia, contando com máquinas e equipamentos altamente produtivos, para que assim pudessem concorrer com esse mercado. Um exemplo dado pelo Eng. Rinaldo é o ferramental de gestão, produzindo um ferramental robusto, com 16 estabilidades, para poder ter preços mais competitivos. "Dentro desses ferramentais falamos em manipuladores, robôs, máquinas com sistema de alimentação, esteiras, etc. Estamos aumentando a automatização na empresa para poder continuar competindo e levando solução aos nossos clientes", explica.
Tecnologia nacional e análise criteriosa
A Açoplast preza muito pela qualidade dos filtros, mas não somente em seu resultado final, e sim, desde o alumínio, do tecido filtrante e do desenvolvimento do produto. "Essa análise é obtida graças aos aparelhos de medição, microscópio, projetor de perfil, perda de carga, análise de retenção de partícula, enfim, tudo o que garante a performance do produto final", diz Eng. Rinaldo.
A Tecnologia usada pela Açoplast é nacional. A empresa aprende quais são as próprias necessidades do mercado fazendo testes em laboratório, estudando e desenvolvendo meios filtrantes. A Açoplast faz a análise de partículas, comparando a filtração dos elementos filtrantes e verificado a quantidade de partículas que passam pelo filtro, ou seja, é uma medição profunda, e não só uma análise da abertura. Esse processo é importante, qualquer partícula presente na tela pode gerar o rompimento do fio durante o processo de extrusão. O sistema de limpeza e de embalagem é pra garantir que o filtro de fieira irá para o cliente sem nenhuma impureza.
Trabalho sincronizado
Roberttein Oliveira trabalha no departamento de vendas, na área comercial e com o desenvolvimento dos projetos/produtos. "No caso de fieiras, o cliente faz o contato, manda o desenho para mim, eu analiso se é da nossa linha normal de fabricação e dou andamento ao processo de cotação. Aprovado pelo cliente, acaba sendo adicionado o produto em nossa linha", explica Roberttein. Junto com ele, no departamento de vendas, está Andréia Neves de Oliveira, eles são responsáveis pela entrada do cliente na empresa, após isso, é desenvolvido um meio de fabricação na parte da engenharia, seguidos dos processos de apoio, comunicação com cliente, qualidade, compras, manutenção e ferramentaria. Para essa seqüência de trabalho, a Açoplast conta com o manual de garantia de qualidade, que determina o fluxograma e quais são as etapas que têm que ser cumpridas.
"A Açoplast tem uma função importante: Determinar e monitorar se os pedidos dos clientes foram feitos e estabelecidos dentro da empresa", explica o gerente de qualidade, Admilson Alves dos Reis. Para completar esse trabalho sincronizado, a Açoplast conta com o sistema de gestão ISO NPS 9000, para o desenvolvimento de projetos e melhorias dentro da cadeia produtiva.