Mann+Hummel
Por Mann+Hummel Brasil Ltda.
Edição Nº 18 - Janeiro/Fevereiro de 2006 - Ano 4
Após tantas conquistas, a MANN+HUMMEL chegou esse ano a mais um êxito. A edição especial da revista EXAME VOCÊ S/A, pesquisou e conseguiu reunir as 150 melhores empresas para se trabalhar. Entre esse time seleto, a MANN+HUMMEL Brasil
Após tantas conquistas, a MANN+HUMMEL chegou esse ano a mais um êxito. A edição especial da revista EXAME VOCÊ S/A, pesquisou e conseguiu reunir as 150 melhores empresas para se trabalhar. Entre esse time seleto, a MANN+HUMMEL Brasil, do grupo alemão de mesmo nome, marca presença como uma das poucas representantes do ramo automotivo e a exclusiva do segmento de filtros. Presidente da empresa há 6 anos, Francisco Gomes Neto garante que o título é motivo de orgulho. "Ficamos entre empresas de alto nível, como a Natura, o Bank Boston, entre outros". Mas ninguém é líder por acaso, muito menos de uma hora para outra. Todo esse prestígio da MANN+HUMMEL hoje se deve à visão que o próprio Francisco e seu grupo de colaboradores tiveram ao imaginar como poderiam melhorar a empresa e fazê-la crescer, tanto internamente, quanto aos olhos de quem está no mercado. A empresa percebeu que grandes programas de qualidade, de produtividade, de desenvolvimento e planos estratégicos não eram suficientes para que os planos se realizassem.
Seria necessário fortalecer a base de colaboradores.
"O que nós temos feito nos últimos
anos é dar maior foco às pessoas, nós saímos
da teoria que os colaboradores são os recursos mais importantes da empresa e partimos para a
ação", explica Francisco. Um dos primeiros passos da
MANN+HUMMEL foi a construção de uma área de recursos
humanos, voltada ao desenvolvimento das pessoas.
Na verdade, a empresa não fala mais em RH, e sim,
TH, "Talentos Humanos". São três os pilares que sustentam
o TH:
1-Eventos motivacionais e comunicação empresarial
- Onde é promovida a integração e a melhora da comunicação
empresarial como um todo, desde o presidente até o montador do filtro.
2-UniMann
- Universidade Corporativa onde são desenvolvidos
programas internos e externos, com aprimoramento
técnico dos colaboradores que desempenham as
funções mais importantes. São oferecidos também programas
de bolsa-estudo de 2° grau e de nível superior.
"O foco está cada vez mais nas competências técnicas.
No ano passado, fizemos 80 horas de treinamento por
funcionário, esse ano ultrapassaremos as 90 horas e para
2006, planejamos chegar a 120 horas, o que é um número
bem expressivo", revela Francisco.
3-Oficina de gestão
– Área voltada ao desenvolvimento
de competências de liderança através de avaliações de
performance, workshops de gestão & liderança e palestras
internas/externas.
"Estamos no meio desse caminho que não é o mais curto,
mas é o mais consistente", explica Francisco. A formação
desses pilares mostra que a MANN+HUMMEL
investiu pesado no cuidado interno, consolidando assim
uma equipe de primeira, pronta para os novos desafios.
Os diferenciais da MANN+HUMMEL
Renée Molitor, gerente de negócios de reposição e
marketing, diz que a empresa é considerada parceira de
negócios, tendo uma série de montadoras trabalhando em
conjunto, desde o desenvolvimento até a finalização de
um filtro, ou sistema de filtragem, coletores de admissão,
galerias de combustível, tomadas de ar e outras partes de
motor. "Usamos nossos recursos da Alemanha para apoiar
projetos no Brasil. O suporte tecnológico é muito bom
e aqui temos um laboratório de última geração, além de
fornecedores de primeira linha", explica Renée.
O mercado automobilístico é extremamente competitivo, os clientes/montadoras distribuem os desenhos de suas necessidades, estabelecem os padrões de qualidade e procuram empresas capazes de atendê-las. Uma outra vantagem que a MANN+HUMMEL traz é a antecipação. "Buscamos nos antecipar quando ficamos sabendo que o cliente vai lançar uma nova plataforma de veículo. Levamos, assim, as soluções que muitas vezes ele nem está esperando. Por exemplo, no setor agrícola, fizemos o Tropiclon, um filtro do ar oriundo do Europiclon, desenvolvido na Alemanha", complementa Francisco. O Tropiclon acabou sendo mais versátil que o Europiclon, se adaptando bem no Brasil e recuperando o mercado de filtros do ar que a empresa havia perdido quando introduziu o conceito dos filtros plásticos no mercado.
Outro exemplo é o filtro de ar do caminhão Axor da DaimlerChrysler, apresentado ao cliente como uma solução de tomada frontal, trazendo uma redução de custo de mais de 100 Euros por caminhão, isso sem ele esperar por tal vantagem. "Nós conseguimos um pedido e eles, um bom produto. Temos outros exemplos nos automóveis, onde conseguimos uma vantagem competitiva melhor. Temos tido um crescimento grande na parte de montadoras", conta Francisco. Entre os produtos MANN+HUMMEL no mercado automobilístico encontram-se os filtros do ar - forte da empresa - para veículos da Volkswagen (Gol, Golf, Audi A3), GM (Corsa, Meriva, Astra, Zafira, Novo Vectra), Fiat (Uno, Fiorino) e os franceses (Peugeot 206, Scenic, Xsara Picasso, Clio, Citroën C3). Uma grande novidade é o Fox motor Diesel. A empresa, além das versões flex, fornece para os modelos destinados à exportação. A participação da MANN+HUMMEL nesse mercado tem refletido a tendência de crescimento. Para completar, até o fim do ano de 2005, estava prevista a nova linha de filtros do ar, com produção local. O filtro do ar trapezoidal é um produto mais complexo, com uma tecnologia integrada muito maior. Rodrigo Reyes, gerente de produto, garante que a participação da empresa com as montadoras é ótima, como poucas empresas conseguem ter. "Graças ao suporte que temos de nossa matriz na Alemanha, conseguimos aplicar as mais modernas tecnologias disponíveis no mundo, em nossos produtos para o mercado nacional. Isso reflete também no bom resultado no mercado de reposição, por serem os produtos MANN-FILTER (a marca da MANN+HUMMEL para o mercado de reposição), originais das montadoras. Mundialmente, temos a política de oferecer produtos que seguem as especificações das montadoras", explica Rodrigo. Todas as vantagens dos filtros MANN-FILTER são diferenciais na hora da compra. Toda a tradição que o nome traz, somada à experiência da empresa, mostra que a qualidade deve vir sempre com um preço justo, amparado pela relação custo/benefício.
MANN+HUMMEL ao redor do mundo
A MANN+HUMMEL está no Brasil há 51 anos. No mundo,
ela existe há 64. Duas empresas motivaram a matriz a
começar seus negócios no Brasil, foram elas: a
Volkswagen e a Mercedes-Benz. Na época a
MANN+HUMMEL começou a trabalhar para a linha de
veículos leves (inclusive na Kombi, existente até hoje) e
nos veículos da antiga geração da Mercedes.
Os negócios da filial brasileira representam 5% do negócio
mundial do grupo. Pode parecer pouco, mas a
MANN+HUMMEL tem sua marca em diversos países,
ao todo são 42, sendo a unidade brasileira a maior delas
fora da Europa. No Brasil, produz-se 23 milhões de peças
por ano. Sendo assim, os investimentos não param, são,
pelo menos, R$ 10 milhões por ano.
A última medição do market share foi relativa a 2004 e
apontou uma participação em faturamento em OEM de
39%, incluindo automóveis, caminhões , ônibus, tratores
e linhas a diesel. Em volumes, a participação é menor,
pois a linha leve tem uma indústria bem maior do que a
pesada, mas com filtros de menor valor agregado.
Atualmente, a MANN+HUMMEL importa mais do que
exporta. Hoje a exportação gira em 8% do faturamento
total da empresa. Entre os países que a empresa mais
exporta estão os da América Latina, os Estados Unidos, o
México e a matriz na Alemanha.
Inovações ecológicas
Rodrigo Reyes conta que para a MANN+HUMMEL as
leis ambientais são tratadas com prioridade, ele explica
como funciona o "filtro ecológico": "Estamos fabricando
menos filtros com peças metálicas e aumentando
as partes que possam ser incineradas para que não
fiquem com resíduos permanentes no ambiente".
A empresa oferece para o mercado soluções de elementos
ecológicos, metal-free, trabalhando junto com as
montadoras nestes produtos. "A MANN+HUMMEL está
mais adiantada, reconhecendo essa nova preocupação no
mercado nacional", diz Rodrigo.
"As leis ambientais são levadas a sério pela empresa, já possuímos um SGA – Sistema de Gestão Ambiental, além do ISO 14001", explica Francisco. A recuperação total do filtro é quase impossível já que a tecnologia de filtragem utilizada hoje é baseada em papel, que acaba ficando contaminado após a sua utilização. Há vários componentes que no futuro podem ser estudados como alternativa de reciclagem, como a parte metálica que, desde que não apresentasse danos, poderia ser reutilizada. No mundo inteiro, essa preocupação ecológica vem tomando espaço nas pautas das reuniões. Na Alemanha, por exemplo, a maioria dos motores já vem com módulos, onde só é trocado o cartucho. O apelo ecológico ainda não faz vender filtros no Brasil, mas há a questão da legislação que obriga as montadoras a seguirem o caminho, como acontece com os caminhões que têm motores eletrônicos. Isso traz vantagem e gera diferencial técnico para a MANN+HUMMEL.
MULTI-FILTRO – Inovação na reposição
A MANN+HUMMEL foi pioneira quando lançou filtros
para combustível álcool/gasolina no Brasil. Foi
uma questão de tempo até mostrar ao mercado que
os filtros flex eram uma nova tendência, juntamente
com os motores.
Em 2005, a empresa voltou a agitar o mercado de
filtros. O MULTI-FILTRO é uma revolução no mercado
de filtros automotivos. São basicamente quatro
filtros que podem substituir dezenas existentes
no mercado e, o melhor, com aplicações em mais
de 100 tipos de veículos. O contexto foi que o mercado não
trazia nenhuma inovação, a cada ano era lançado um filtro de
óleo diferente, o que acabava gerando na reposição dúzias de
códigos diferentes para poucos modelos. "A idéia surgiu dos
nossos próprios colaboradores que, com experiência e conhecimento,
identificaram que alguns elementos nos filtros eram
basicamente iguais ou muito parecidos", explica Rafael Bolzan,
responsável por produtos e análise de frotas. Tudo começou
com uma dúvida trivial: se a diferença básica são os três tipos
diferentes de roscas, por que não agrupar todos esses filtros
em apenas três? Com isso, começou-se a desenvolver protótipos
e testes para ver se era possível agrupar as famílias de
filtros. De 19 filtros da empresa, formaram-se quatro. "Foi
preciso avaliar o desempenho, a durabilidade, a eficiência na
filtragem que esse filtro possuía e as válvulas, como a de alívio
de pressão - caso o filtro seja usado além do especificado, e
como a válvula anti-retorno - que deixa o filtro sempre cheio
de óleo mesmo com o motor desligado. Nós nos baseamos na
melhor especificação de papel, nivelamos por cima e temos
hoje, praticamente, o mesmo elemento para todos os filtros",
explica Rodrigo.
Durante a análise do projeto, a MANN+HUMMEL comprou
todos os filtros originais das montadoras, testando um por um
no laboratório. O resultado foi um filtro igual ou superior a
todos os filtros originais. Cada um foi calibrado conforme sua
necessidade.
Desde seu lançamento, o mercado cada vez mais vem percebendo
as vantagens que somente o MULTI-FILTRO está oferecendo.
Todos têm obtido vantagens com esta nova família
de filtros: o revendedor, porque o seu estoque chega a ser
reduzido em até 50%, o aplicador ganha já que, com um só
produto, cobre-se cerca de 30 a 40 aplicações, diminuindo a
chance de perder a venda pela falta de um produto, pois antes
era preciso ter uma peça disponível para cada tipo de veículo.
Com o MULTI-FILTRO, isso não acontece mais.
"Estamos conseguindo reduzir os estoques não só das
autopeças, ou postos, mas também nos supermercados. Sem
contar que o MULTI-FILTRO é mais barato que os itens que
ele substitui", explica Rafael.
Este novo conceito é um reflexo da gestão da MANN+HUMMEL Brasil. Os veículos e os óleos evoluíram, estava na hora do filtro também evoluir. Lançar uma novidade, uma inovação que trouxesse resultados. "Esperamos que o MULTI-FILTRO seja só o primeiro de uma grande história de sucesso que está se consolidando", comemora Francisco. "Nós tivemos, com o MULTI-FILTRO, um crescimento de 30% a 40% de vendas deste tipo de produto. Mês após mês, ficamos surpresos com o crescimento, nada indica que isso vai parar, muito pelo contrário", comemora Rodrigo. Ao todo são mais de um milhão de filtros vendidos, sendo usados, sem nenhum retorno e nenhuma reclamação. Toda essa satisfação dos clientes derivou-se dos diversos testes realizados, tanto nos próprios laboratórios do Brasil, quanto no campo, com os próprios aplicadores e mecânicos. "Quem comprar o MULTI-FILTRO, pode ter certeza que está adquirindo o melhor filtro de óleo disponível para aquela aplicação. Só uma empresa com 51 anos no Brasil, e com a bagagem que tem, consegue dar essa garantia", explica Francisco. "O principal é a tecnologia que está dentro dos filtros: a matéria-prima, o papel, o elemento de alta qualidade e as válvulas, que são fatores decisivos para o sucesso do MULTI-FILTRO. A má qualidade de qualquer elemento prejudicaria o atendimento prestado aos diversos modelos de veículos", revela Rafael.
Preparando-se para o futuro
Os últimos 10 anos foram de grandes conquistas e realizações
para a MANN+HUMMEL. Difícil imaginar o que
pode estar por vir nos próximos 10 anos. O Grupo, como
mencionado, tem uma divisão de outros componentes
plásticos com novas tecnologias de soldagem e diversas
linhas de alta complexidade. Por outro lado, o segmento
de filtros vem mudando, a necessidade para filtrar o ar de
uma cabine vem crescendo. A filtragem será cada vez
mais específica. O motor de combustão vai acabar ou
será modificado, isso levaria toda a família de filtros, carro-
chefe da empresa, a ser adaptada no futuro, para os
novos desafios que, com certeza, surgirão.
Só uma empresa preparada terá sucesso nas próximas
mudanças que o futuro reserva. As novas tecnologias não
param, os novos motores exigirão novos filtros e a
MANN+HUMMEL está se preparando para acompanhar
os novos desafios.
Como fazer para ser um distribuidor
de MANN-FILTER? Ter uma boa estrutura, uma boa equipe de vendas, um trabalho sério no mercado e capital de giro são os requisitos mínimos para ser um distribuidor, desde que seja para uma região ou segmento que ainda não tenha atendimento da MANN+HUMMEL. Os interessados têm que entrar em contato com o departamento comercial, no telefone (19) 3894-9829. Assim, há uma avaliação geral quanto ao potencial do candidato a distribuidor. As vendas dos filtros MANN-FILTER são feitas através dos distribuidores espalhados pelo país. Para informação a respeito do distribuidor mais próximo, é só ligar para o SAC 0800 701-6266. |