Tecfil Tem Boas Expectativas Para 2005
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Edição Nº 12 - Janeiro/Fevereiro de 2005 - Ano 3
A Tecfil acredita que poderá aumentart seu faturamento em mais de 30% no ano que vem, superando a marca de 25% em 2004
A Tecfil acredita que poderá aumentar seu faturamento em mais de 30% no ano que vem, superando a marca de 25% em 2004.
Para isso acontecer, a empresa pretende investir cerca de R$ 6 milhões no incremento de sua capacidade produtiva, totalizando um investimento de R$ 14 milhões realizado no prazo de dois anos. Com isso, a Tecfil poderá fabricar 4,5 milhões de filtros por ano.
Os filtros de óleo, de pequeno e grande porte, lideram as vendas na empresa. Eles são comercializados no mercado nacional e internacional de autopeças e, cada vez mais, estão conquistando a preferência das montadoras, que já representam mais de 10% das vendas da empresa. Este mercado, antes restrito e muito competitivo entre poucos fabricantes de filtros, está se mostrando mais receptivo às novas propostas. Algumas montadoras, conta o gerente comercial Gerson Ferrari, estão em fase de estudos para encomenda de separadores de ar, óleo e combustível. "Isso aumenta ainda mais a possibilidade de negócios com as fábricas", anima-se. Essa será uma das principais apostas da Tecfil para 2005. Outra grande investida será no mercado internacional, com projetos de médio e longo prazo. "Possuímos clientes na Alemanha e Estados Unidos", conta o gerente comercial, revelando que estes clientes podem solicitar projetos capazes de ultrapassar a capacidade produtiva da empresa. Motivo pelo qual estão sendo feitos investimentos em seu aumento.
Com os clientes da Alemanha, a Tecfil espera concretizar alguns projetos em 2005, que podem durar até mais de cinco anos, configurando uma curva crescente de demanda. Já nos Estados Unidos, o momento ainda é de estudo de propostas. A empresa já tinha negócios com um cliente no Brasil que também possuía unidades em alguns estados americanos. "Satisfeitos com nosso trabalho no Brasil, eles solicitaram produtos para o exterior", afirma Ferrari.
Em 2004, a economia mostrou, principalmente no setor industrial, um reaquecimento dos negócios. As vendas aumentaram e foram feitos investimentos em toda a cadeia produtiva. Mas para evitar qualquer surpresa que possa afetar o comportamento da demanda, a Tecfil aposta na pulverização do mercado em diferentes estados para obter mais segurança às pequenas crises localizadas. Muitas fábricas e, principalmente, as montadoras percebem que outros estados, fora da região sudeste, estão apresentando cada vez mais incentivos fiscais e um ambiente convidativo para novos empreendimentos. Acompanhar o fluxo dessas fábricas no País e, se possível, no Mercosul é uma forma de sustentar o crescimento das vendas em um pilar seguro, baseado em estratégias comerciais de companhias experientes e com forte inserção no mercado.