Parceria Confiável

Visando ampliar seu catálogo de produtos, a Açoplast aposta no crescimento do mercado petroquímico e em parcerias duradouras com seus clientes.


Parceria Confiável
Suporte modelo 804
Parceria Confiável
Injetor de vapor
Parceria Confiável
Distribuidor de vapor

Visando ampliar seu catálogo de produtos, a Açoplast aposta no crescimento do mercado petroquímico e em parcerias duradouras com seus clientes.

O sonho de todo cliente é encontrar um fornecedor com preços e prazos bons, que fabrique produtos de qualidade e, principalmente, consiga satisfazer suas necessidades nos momentos mais difíceis. Mas o problema é onde encontrar esse fornecedor e ter a certeza de que está comprando de um parceiro confiável e eficaz.
Pensando nisso, a Açoplast apostou pesado nos últimos quatro anos no segmento petroquímico e está colhendo os frutos, sendo considerada uma das maiores empresas desse nicho de mercado.
"Depois de uma forte crise no setor, em 2001, tivemos que sair do nosso foco de mercado, que são os internos de coluna, e começamos a produzir vasos de pressão.
Tudo isso fez com que aprendêssemos muito para obter uma visão mais abrangente e correta de como trabalhar com esse mercado no futuro", disse o engenheiro de produto Fausto Zamai.
"Antes só atuávamos na área química e petroquímica, daí seguimos em busca de novos mercados e parcerias, por exemplo: siderúrgico, de papel e celulose, alimentício e mais alguns. Com isso conseguimos agregar valores", acrescentou Zamai.
Esse mercado hoje pode ser considerado seguro, mas já houve oscilações e as empresas que atuavam nele passaram por maus momentos nos anos 90.
De 1993 a 1997 o segmento recebeu grandes investimentos, mas depois disso absorveu um forte declínio, especialmente por causa do real, até 2000, chegando ao fundo do poço.
Somente quem estudou a cena econômica, e acreditou que tudo poderia melhorar, conseguiu permanecer no mercado. A Açoplast é uma das sobreviventes e hoje comemora essa vitória com um segmento que corresponde cerca de 30% de seu faturamento e parcerias com grandes nomes, entre elas a poderosa Petrobrás.
"Esse boom pode ser chamado de ‘efeito Petrobrás’, pois é quem alavanca todo esse mercado, detendo 55% do seu total", disse o gerente de contas BSE Matteo Gentile Neto.
Gentile, que atua no mercado há mais de 30 anos, acrescentou que mesmo nas exportações é a Petrobrás quem dita as regras.
"Quando ela comprou as unidades na Bolívia, há cinco anos, e logo depois da Argentina, a Açoplast foi chamada para solucionar alguns problemas. Temos concorrência nesses mercados, mas somos a única indústria nacional lutando por eles, o que acaba gerando uma parceria, pois exportamos junto com a Petrobrás. Ela nos levou à Bolívia para aumentar a capacidade de suas duas refinarias, entre vários outros trabalhos".
Tudo isso só foi possível pelo reconhecimento dos clientes quando o assunto é comprometimento. A Açoplast hoje é a única indústria brasileira que pode sugerir e colocar soluções para o setor em tempo muito abaixo de seus concorrentes.
"Primeiro detectamos as necessidades do cliente, depois realizamos o balanço de massa e energia, para finalmente adaptarmos os equipamentos da Açoplast para que sejam colocados nos já existentes.
Recentemente uma indústria em Sorocaba teve um grave problema que poderia parar sua produção.
Nós implantamos nosso sistema no local em apenas cinco dias, sendo que nossos concorrentes não conseguem o mesmo feito em menos de um mês", confidenciou Gentile.
Para o gerente geral, Rinaldo Antonio Santos Estima, o processo utilizado pela Açoplast também é mais um diferencial.
"Podemos citar exemplos onde realizamos Lean´s Manufacturing e Lean´s Accounting, como no processo de recheios, em que no passado utilizávamos três tipos de ferramentais, nove colaboradores e três máquinas de estampagem. Hoje utilizamos um ferramental com três operações subseqüentes, três colaboradores e uma máquina de estampagem. Conseguimos assim, diminuir os custos, desperdícios, estoques intermediários, melhoramos a qualidade e diminuímos o lead time com um preço bastante competitivo".
"A parceria que temos com nossos fornecedores nacionais e internacionais fez com que conseguíssemos ganhos significativos no lead time, como nos recheios estruturados que atingia 75 dias, e hoje é de 30 dias, e dos internos de coluna que atingia 45 dias, e hoje não passa de 15 dias", acrescentou Rinaldo.

Produtos e soluções personalizadas
Pensando sempre em soluções adequadas para seus clientes, a Açoplast não só manteve sua linha de produtos com a sua qualidade reconhecida internacionalmente, como está trabalhando duro para reforçar essa linha e completar seu catálogo.
Hoje ela atua com colunas de destilação, stripping e absorção, mas a intenção é partir para novos produtos. Atualmente a empresa se destaca pelos vários produtos com projetos pensados e especificações inteligentes.

Alimentadores
Os alimentadores das colunas são projetados com a finalidade de permitir a entrada de carga líquida nas colunas a fim de manter a velocidade constante no distribuidor de líquido. Eles garantem uma perfeita pré-distribuição do líquido sobre o distribuidor situado abaixo dele.

Hold Down Bars
A função e a construção desta peça nas colunas é relativamente simples e visa garantir a estabilidade do recheio estruturado contra eventuais choques proporcionados por instabilidades de processo.

Limitadores de leito
Tem como finalidade manter o leito de recheio randômico nivelado e evitar que o mesmo possa atingir o distribuidor de líquido acima dele e causar entupimento nos furos do mesmo.

Parceria Confiável
Costados completos

Distribuidores de líquido
Do conjunto de internos que compõem uma coluna, o principal componente é sem dúvida o distribuidor de líquido. Sua principal função como diz o próprio nome, é distribuir de forma homogênea o líquido em toda a secção transversal da coluna.

Redistribuidores de líquido
Da mesma forma que o distribuidor de líquido, o redistribuidor tem como função redistribuir todo o líquido vindo do leito superior e/ou externo de forma homogênea ao longo de toda a secção transversal da coluna. Tem também a função de distribuir o vapor que passa por ele para o leito superior de forma homogênea.
Coletores de líquido
Sua principal função é a retirada de líquido de uma parte intermediária da coluna, bem como permitir a perfeita distribuição de vapor no leito acima dele.

Suportes
Os suportes de leito tem como função principal suportar toda a carga de recheio acima deles, bem como o líquido acumulado no recheio (hold up) durante a operação. Tem como função secundária a distribuição de vapor na entrada do recheio por ele suportado.

Parceria Confiável
Coletor de líquido modelo 833

Exportação
Como não poderia deixar de ser, a menina dos olhos da Açoplast continua sendo a exportação. Com o setor em expansão e variando pouco em relação aos acontecimentos políticos mundiais, a empresa segue com um plano sério e objetivo para os próximos anos.
"Agora estamos indo para a Argentina com o objetivo de iniciar uma nova parceria. Veremos os problemas que eles têm para propormos uma solução, estudando seus produtos, os tipos de petróleo, etc.", revelou Zamai.
"Exportamos também para Guatemala, Cuba, Espanha e Itália. As projeções são de que até 2010 o mercado continue crescendo e novos postos de trabalho sejam criados. O investimento será de 10 bilhões de dólares e 70% vai ser gasto com a indústria nacional. A Açoplast está preparada para ir atrás desse investimento nos grandes projetos que estavam engavetados. Temos totais condições de produzir o que for preciso e, se isso acontecer, haverá necessidade de um crescimento físico da empresa", confidenciou.

Publicidade