Albany Internacional Uma Grande História
Por Meio Filtrante
Edição Nº 15 - Julho/Agosto de 2005 - Ano 4
A Revista Meio Filtrante entrevistou o Engenheiro Maurício Ferrari Lanor, gerente de vendar IPT, da empresa líder mundial em tecnologia na fabricação de tecidos técnicos.
A Revista Meio Filtrante entrevistou o Engenheiro Maurício Ferrari Lanor, gerente de vendas IPT, da empresa líder mundial em tecnologia na fabricação de tecidos técnicos.
Engenheiro Maurício Ferrari Lanor |
O Engenheiro Maurício falou sobre a história, a família de produtos e o propósito da empresa aqui no Brasil.
REVISTA MEIO FILTRANTE - O que é a empresa Albany no mundo?
Eng. Maurício - A Albany International é líder mundial em tecnologia na fabricação de tecidos técnicos para as mais variadas aplicações e mercados, como: Papel e Celulose, Mineradoras, Siderúrgicas, Açúcar e Álcool, Têxteis, Curtumes e outros. Esses tecidos técnicos são basicamente feltros, telas e tecidos filtrantes aplicados em prensas, transportadores, secadores, calandras, filtros de pó, entre outros.
Investimentos em pesquisa e desenvolvimento, treinamentos, troca global de informações e experiência de aplicação, têm permitido à Albany fornecer, além de produtos pioneiros, excelência em serviços e consultoria.
RMF - Há quanto tempo está no mercado Brasileiro?
Eng. Maurício - Com mais de 100 anos de história, iniciada na cidade de Albany, nos EUA, a Albany International conta hoje com mais de 30 fábricas em 14 Países. No Brasil, a Albany está presente há mais de 30 anos e atualmente sua fábrica está localizada na cidade de Indaial - SC.
RMF - Fale sobre a divisão de Filtros da Albany.
Eng. Maurício - O segmento de mercado "Tecidos Filtrantes" está inserido na divisão de Produtos Industriais, conhecido no mundo como IPT (Industrial Process & Technologies). A Albany começou no Brasil sendo responsável pela produção e desenvolvimento de tecidos técnicos para utilização nas diversas aplicações de filtração industrial.
RMF - A Albany atende quais segmentos de Filtros?
Eng. Maurício - Atendemos todos os segmentos de filtração industrial, como mineração, cimento, papel e celulose, fertilizantes, açúcar e álcool, siderúrgicas, metalúrgicas, etc.
RMF - Como funciona a divisão de filtros?
Eng. Maurício - Nosso segmento de filtração atende os mercados já relacionados, com desenvolvimento de tecidos técnicos específicos para cada equipamento, confeccionamos o produto sob medida para atender aos requisitos de cada aplicação com suas peculiaridades e especificações nos mais variados processos de separação sólido/gás e sólido/líquido.
RMF - Quais são essas divisões?
Eng. Maurício - Internamente temos a Filtração Líquida e a Seca. Na Líquida atendemos aos processos de separação sólido/líquido, como mineradoras, Bauxita, Fertilizantes, Celulose e Papel e Tratamento de efluentes; e na Filtração Seca, os filtros de despoeiramento das mais diversas aplicações e os filtros de processo das cimenteiras, siderúrgicas, metalúrgicas, químicas e alumínio.
RMF - Os produtos e matérias primas são de fabricação local ou importados?
Eng. Maurício - Nossa estrutura global tem permitido a criação de "centros de excelência" para vários tipos de produtos no mundo, como nos Estados Unidos, Brasil, Europa, Austrália e China. Portanto, além de produzirmos e exportarmos, também importamos produtos e matérias-primas de outras empresas do grupo Albany International.
Fábrica da Albany International no Brasil |
RMF - Existe uma preocupação quanto à nacionalização?
Eng. Maurício - Nossa maior preocupação é no atendimento às necessidades do cliente. Mas o desenvolvimento de fornecedores nacionais é muito importante, não somente pelos motivos conhecidos por todos, como o custo e logística, mas também pelo crescimento do país.
RMF - Como é feita a divulgação da família de produtos da Albany?
Eng. Maurício - Através de mídia especializada, mala direta e contato direto com os clientes.
RMF - A empresa participa de feiras e eventos?
Eng. Maurício - Participamos de feiras, eventos e reuniões setoriais no Brasil e no mundo. As mais recentes foram Techtêxtil, ITMEX e FIMEC.
RMF - Como foi o crescimento dos negócios da empresa, nos últimos 5 anos, para divisão de Filtros?
Eng. Maurício - A Albany apresentou um desempenho muito satisfatório nos últimos 5 anos, a divisão de filtração acompanhou este resultado. O desempenho do Brasil nos setores de Alumina, Minério de ferro, Fertilizantes, dentre outros também foi muito bom e contribuiu para a eficácia de nossas estratégias.
Feltros e telas para filtração |
RMF - Há previsão para novos lançamentos de produtos?
Eng. Maurício - Estamos em constante aprimoramento tecnológico e o lançamento de novos produtos está sempre fazendo parte de nossas atividades. Podemos citar os desenvolvimentos em superfícies cada vez mais regulares/lisas para aumentar a eficiência na filtração.
RMF - O que a Albany Brasil exporta? E para quais países?
Eng. Maurício - Exportamos tecidos técnicos, feltros e telas industriais, para todo o mundo.
RMF - Quanto é o faturamento da empresa para a divisão de Filtros?
Eng. Maurício - O faturamento total da Albany International é de aproximadamente US$ 1 Bi, na qual o segmento de Filtração é parte integrante.
Mangas Filtrantes |
RMF - Como funciona a logística de comercialização para o mercado de filtros?
Eng. Maurício - Nossa equipe de técnicos identifica as oportunidades e necessidades do mercado, analisamos as melhores soluções para contribuirmos nos objetivos solicitados pelos usuários, e então definimos a fabricação dos elementos filtrantes.
RMF - A empresa tem certificações? Quais?
Eng. Maurício - Sim, a empresa é certificada na ISO 9001:2000 e ISO 14001:1996.
RMF - Qual o diferencial da Albany quando o assunto é a concorrência?
Eng. Maurício - O propósito da Albany é prover soluções e facilidades ao desenvolver e fornecer tecidos técnicos e serviços contribuindo para que nossos clientes tenham sempre resultados superiores. Nosso objetivo maior é a criação e a percepção de valor, e num mercado altamente técnico a concorrência é muito importante para mensuração de nosso desempenho.
RMF - Como a empresa forma seus profissionais?
Eng. Maurício - O fator humano é a principal preocupação da Albany International, por isso são freqüentes os programas de treinamento, intercâmbio, desenvolvimento de equipes, integração, coaching e suporte, sempre atingindo ótimos resultados.
RMF - Que tipo de suporte?
Eng. Maurício - A Albany International oferece suporte aos seus colaboradores, como curso de idiomas, auxílio educação, planos de saúde como Unimed e Uniodonto, planos de previdência privada, entre outros.
RMF - Quais são os planos da empresa a curto, médio e longo prazo?
Eng. Maurício - A Albany International busca sempre acompanhar o crescimento e desenvolvimentos dos mercados em que atua. Além do constante investimento na qualificação de seus colaboradores, a empresa prevê investimentos em novas máquinas e equipamentos, além do desenvolvimento de novos produtos.