Editorial
Por Meio Filtrante
Edição Nº 23 - Novembro/Dezembro de 2006 - Ano 5
É preciso mudar, melhorar, dar espaço ao novo, rever as novas necessidades e produtos. É preciso unir mais nosso setor...
É preciso mudar, melhorar, dar espaço ao novo, rever as novas necessidades e produtos. É preciso unir mais nosso setor, expor e compartilhar também nossas necessidades, levarmos nossas reivindicações aos governantes. Não precisamos de proteção, precisamos de políticas mais justas.
Encerramos mais um ano com crescimento para os segmentos que formam o nosso mercado, inclui-se aqui: filtros residenciais e purificadores, automotivos e industriais. Por sua vez, o mercado caminha mundo afora, a passos largos, para a conscientização, e quanto mais consciente das necessidades e benefícios que os filtros oferecem, fica cada vez mais claro o crescimento do setor. Haja visto os investimentos que estão sendo feitos por grandes grupos em aquisições agregadas à seus negócios – os filtros. A bem da verdade, estamos cada vez mais conscientes das nossas responsabilidades com o meio ambiente.
É dentro desse contexto que a revista Meio Filtrante traz nessa edição como matéria de capa o alto desempenho e tecnologia das membranas filtrantes. Por dentro, a tecnologia de filtração moderna da Hydac; a metodologia para avaliação da qualidade em recursos hídricos e a presença de poluentes registrados; o reuso de água industrial nos sistemas de refrigeração; a aprovação da Brasfilter na renovação da ISO 9001:2000; a eficiência do filtro de cartucho; a qualidade comprometida do combustível por conta do excesso de água ou sujeira, e os 6 anos de atividades da ABRAFIPA. Além de um artigo campeão do piloto da Equipe Petrobras Lubrax, Klever Kolberg, em nossa Visão Empresarial, e as notícias de Mercado.
Nós, da Revista Meio Filtrante, desejamos a todos: FELIZ NATAL e um ANO NOVO cheio de vitórias, mudanças e prosperidade.
Boa leitura!
Rogéria Sene Cortez Moura
Editora
Capa
Membranas Filtrantes
(produto Synder)
Criação e Desenvolvimento
L3ppm - Publicidade, Propaganda e Marketing Ltda.
Colaboraram nesta edição:
Eng. Antonio Germano Gomes Pinto; Ronaldo Nobrega (Pam membranas); João Roberto Nunes Junior (Efluentes Ind. e Com. de Equipamentos Ltda); José Roberto Ramos (Perenne); Henrique Silva (Millipore); Levy Polonio (Hydranautics); John Santos (Separations Membranas); Dr. Cícero R. Cavati; Eng. Ticiane M. F. Ottoni; Klever Kolberg, Karin
Hetschko (Dakar promoções); Eng. Rinaldo Antonio Santos Estima
(Açoplast); Ricardo Saad (MRA Serviços Ambientais); Dácio Múcio de Souza, Antonio Carlos Camargo, Marco Antonio Simon (Grupo Europa); Eng. André Luis Moura, Valdir Montagnoli (DBD Filtros); Helmut Zschieschang, Cláudia Nitzche, Marlene Dorigon, Christian Duch (Hydac Tecnologia);
Nelson Roberto Cancellara (Petrobras – RECAP); Moacyr J. Domingues, Dr. Helio Cavicchio e diretoria (Abrafipa); Cláudio Chaves, Márcio Zago (Hidro Filtros); Rogério Jardini (3M Divisão CUNO); Gerson Mascarenhas (AMF Pro Filter); Ricardo Maldgian (Microfilter); Eng. Carlos H. Filátiga (Spirax Sarco); Eng. Edson Ricco Júnior (Apexfil);
Cabrillano; Eng. Edevaldo Bonfim (Parker); Timoteo Batista da Luz, Flávio Carelli (Rumo Desenvolvimento Integral do Empreendedor)
Os artigos e matérias não refletem a opinião desta revista, assim como declarações emitidas por entrevistados e através de anúncios, sendo de única e exclusiva responsabilidade de seus autores e anunciantes.
Fica autorizada a reprodução total ou parcial das matérias, desde que citada a fonte.