A Tech Filter Está De Olho No Mercado Internacional

A empresa é especializada em filtros, equipamentos para o tratamento de água e efluentes.


A Tech Filter Está De Olho No Mercado InternacionalA empresa é especializada em filtros, equipamentos para o tratamento de água e efluentes.
Atua em todo o Brasil, mas seu principal mercado se encontra no estado de São Paulo, que concentra 70% de suas vendas. Com mais de 10 anos de especialização no setor, a Tech Filter oferece soluções e produtos para o comércio e residências. Seu carro-chefe é a indústria petroquímica, química e alimentícia, devido ao forte potencial de mercado e a estabilidade comercial que existe nos segmentos.
Elio Tarram, diretor geral, revela que a empresa já teve contato com exportações, mas sem uma estratégia definida. "Recebemos pedidos de clientes internacionais, que ouviram falar de nossos produtos, e fizemos as vendas", relata o executivo. Agora as coisas devem mudar. A empresa já começou um estudo complexo e abrangente do potencial de determinados países. Na América do Sul, o Chile e a Argentina são bons clientes em potencial. "Pode ser que a Tech Filter também prepare algo específico para a Venezuela", acrescenta.
A logística das exportações é complexa, especialmente quando se quer negociar com os Estados Unidos, outro país que a empresa está avaliando atentamente. Tarram conta que existem muitas exigências acerca da qualidade do produto ou serviço oferecido no mercado interno, principalmente quando sua origem é de outra nação. "Vamos precisar de muito suporte jurídico", alerta o diretor geral. Para isso, a empresa deve investir mais de 5% de seu faturamento de 2005 no projeto de exportações.
Embora a companhia não revele quanto faturou em 2004, ano que já está quase fechado no balanço comercial, tudo indica que as metas iniciais serão cumpridas.
Isso é importante, não apenas para atender aos planos do ano, mas para viabilizar a conquista de clientes internacionais. Na Europa, pela distância do continente, Tarram não descarta a possibilidade de investir na abertura de uma filial em alguns países.
Mas tudo está sendo analisado. "Talvez um representante comercial ou um acordo com distribuidores seja suficiente para nossas apostas iniciais", especula.
O próximo ano ainda não terá resultados significativos nas exportações. Será uma fase de estudos e experiências, mas o projeto já vai mostrar seus primeiros resultados.
Em território nacional, a Tech Filter caminha com as estratégias que estão funcionando bem há alguns anos. Investe na constante manutenção, troca e atualização do maquinário. O diferencial deste semestre, que deve ter continuidade em 2005, é o investimento em treinamento interno e de clientes.
Tarram explica que isso pode reduzir custos de manutenção e assistência técnica dos produtos comercia-lizados. A capacitação do capital humano também valoriza outros investimentos já feitos em tecnologia e infra-estrutura.

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