Tecnologia De Ponta Hydac

No ramo móbil, já não basta apenas fornecer somente componentes de primeira qualidade a preços reduzidos. São desejadas soluções de sistemas adaptados agregando assim um valor maior


No ramo móbil, já não basta apenas fornecer somente componentes de primeira qualidade a preços reduzidos. São desejadas soluções de sistemas adaptados agregando assim um valor maior.

por Helmut Zschieschang

A HYDAC Técnica de Filtração atende este desejo com as soluções de seus novos reservatórios de plástico e reservatórios de aço. Com estes, não só foram desenvolvidas soluções inovadoras e construtivamente bem pensadas (equipados com componentes HYDAC de confiança como filtros, respiros, indicadores de nível), mas também foram seguidos novos caminhos logísticos: Quer dizer, o cliente recebe, de um só fornecedor competente, uma unidade de reservatório, testada e pronta para montagem. A escolha do fornecedor do reservatório, a validação do mesmo, e todo processo de projeto adicional, até a total garantia, é assumida pela HYDAC.

Tecnologia De Ponta Hydac


Reservatórios de plástico são empregados cada vez com mais freqüência. São econômicos e podem ser moldados quase que livremente em casos de espaço de montagem apertado na máquina. Porém, pela rigidez insuficiente do reservatório de plástico e sob influência da temperatura, ocorrem vazamentos no filtro respectivo na junção entre filtro e reservatório. Soluções auxiliares, tais como flanges intermediários com conexões adicionais, são caras e não resultam numa junção segura.

A empresa desenvolveu uma solução completamente nova com patente requerida. Como pode ser visto na fig.1, a região da abertura do reservatório é enrijecida metalicamente mediante um anel de alumínio. O anel de reforço é embutido firmemente no reservatório já durante o processo de fabricação (moldagem de rotação). Com isso o lugar de junção entre reservatório e filtro é isento de vazamentos, mesmo com variações de temperatura extremas, o que na HYDAC foi comprovado com um teste de estanqueidade. Na área de reservatórios de plástico, a empresa desenvolveu uma outra patente inovadora: A integração de uma parede estabilizadora dos movimentos do fluido, que simultaneamente é parte integrante da parede externa do reservatório (vide fig. 2). Ela impede que o volume do óleo no reservatório jogue de um lado ao outro e, além disso, separa o lado de sucção do lado de retorno, o que também resulta numa nítida vantagem quanto à desgaseificação do sistema.


Na área de reservatórios de aço, por ocasião de um novo investimento de filtro, geralmente só são comparados os custos dos componentes em separado.
Tecnologia De Ponta HydacTambém neste caso, a empresa oferece uma solução completa e inteligente que, por exemplo, num cliente da HYDAC e conhecido fabricante de escavadeiras, conduziu a uma redução de custos de 50%. Através da disposição inteligente do filtro de retorno (disposição em um simples tubo soldado) é possível realizar construções de reservatórios simples e econômicas. Somente pelo fluxo através do filtro de fora para dentro e da sempre garantida saída do óleo abaixo do nível do mesmo, evita-se com segurança a penetração de ar no sistema e a formação de perigosas bolhas de ar. O emprego de filtros com fluxo de dentro para fora acarreta construções de solda dispendiosas e caras no reservatório (várias câmaras, válvula bypass externa, tubo ascendente, etc.).Tecnologia De Ponta Hydac

Estas medidas adicionais são necessárias para que o referido filtro não cause problemas quando em funcionamento. Em se abdicando destas medidas, a conseqüência seria, por exemplo, uma formação mais acentuada de bolhas de ar.

Ademais uma vedação radial do elemento garante um funcionamento isento de vazamento, mesmo com movimentos extremos do aparelho móbil. Além disso, um alojamento de elemento em forma de cone (vide fig. 5) impede, quando da troca do elemento, que peças grandes (parafusos etc.) caiam para o lado limpo. Este dispositivo permanece sempre no reservatório e é fixado no tubo cilíndrico com 4 parafusos.

Torna-se evidente: semelhante à solução do reservatório de plástico, aparece o perfil da HYDAC como fornecedor de soluções de sistemas para seus clientes, o que reduz custos e todo o trabalho de desenvolvimento e engenharia.

 


Em máquinas da área móbil, a disponibilidade de todas as funções é colocada em primeiro plano. O componente filtro exerce um papel muito importante. Além da filtração constante do óleo hidráulico existente no circuito, é preciso cuidar para que o ar succionado para dentro do tanque (causado pela flutuação do nível do óleo) seja filtrado com segurança. Para isso empregam-se filtros de aeração para montagem sobre o tanque ou filtros de aeração integrados no filtro de retorno. Devido aos movimentos de locomoção (rápida aceleração e frenagem), o óleo existente no tanque encontra-se em constante movimento e no pior caso, como pode ser visto na fig. 6, passa através destes filtros de aeração (montado no filtro de retorno ou no reservatório) e transborda para fora. Uma situação totalmente inaceitável - tanto para o fabricante de implementos móbil como também para o cliente final. É claro que os engenheiros da HYDAC não têm influência sobre o que acontece dentro do reservatório, mas contra o transbordamento do óleo (através do respiro para fora) eles desenvolveram soluções inteligentes que descrevemos a seguir.


Filtro de retorno para montagem sobre o reservatório com parede protetora de transbordamento no filtro de aeração integrado.
Nos filtros de retorno móbil integrado RFM90 e 150, a HYDAC instalou um dispositivo para evitar o transbordamento. Esta revisão de projeto e aprimoramento surgiu em estreita colaboração com um fabricante de empilhadeiras, nas quais a problemática de transbordamento de óleo descrita acima se apresenta de forma típica.

Tecnologia De Ponta Hydac


Tecnologia De Ponta HydacEm operação normal de desaeração, o ar é conduzido através do canal de ar e, através do elemento filtrante de ar em forma de disco, levado para fora. Em caso de oscilações e flutuações extremas do nível, o óleo é empurrado para cima em direção ao canal de ar. Mas o óleo, como num labirinto, não encontra o caminho para fora, sendo que primeiramente precisa percorrer todo o canal de ar. Assim evita-se a saída do óleo com segurança. A aeração e desaeração são garantidas mesmo com flutuação do nível de óleo, e a penetração de água de respingo é impedida em qualquer situação.


Filtro de aeração para montagem sobre reservatório com proteção contra transbordamento integra-do. Uma outra solução para evitar o transbordamento são os filtros de aeração/respiros para montagem sobre reservatório BF 10/30 e ELF 10/30 (com peneira de enchimento) da HYDAC, podendo ser fornecidos equipados com proteção anti-transbordamento opcional, sendo que nos mesmos um labirinto impede que o óleo possa avançar até o elemento filtrante. Também nestes respiros um labirinto impede que o óleo possa atingir o elemento filtrante.
Neste caso, a HYDAC não projetou e desenvolveu por acaso. Ambas as soluções foram exaustivamente testadas e dadas como "estanques". Para um exame próximo à realidade foi realizada uma montagem experimental especial: Um reservatório modelo com filtro montado é basculado por um cilindro pneumático em 30º simulando assim um transbordamento muito forte (neste caso com um RFM 150). Assim o cliente pode sentir-se seguro.

Publicidade