Na Corrida Dos Negócios

O Rally Dakar é a maior prova off road do mundo. Além das competições, saiba mais sobre o cuidado especial com os filtros dos veículos e dicas campeãs para as empresas


O Rally Dakar é a maior prova off road do mundo. Além das competições, saiba mais sobre o cuidado especial com os filtros dos veículos e dicas campeãs para as empresas

por Tiago Dias

Em 1978, o piloto francês Thierry Sabine participava de uma prova off road realizada na África, a Abijan-Nice, que tinha como ponto de partida a capital da Costa do Marfim (Abijan) e como chegada a cidade francesa de Nice. Segundo o que contam, em uma das etapas do Rally, Sabine se perdeu, sem gasolina, água e mantimentos no meio do deserto de Ténéré. Nos dias à espera do socorro, Sabine pensou: Se me salvar dessa vou realizar o meu próprio Rally. Graças à sorte, o avião de seu compatriota Jean Michel Sinet o localizou. Apesar dos dias de agonia, ele voltou para a França enfeitiçado pelo deserto. O projeto foi tomando forma rapidamente e, em dezembro do mesmo ano, foi criado o Rally Paris-Dakar.

Na Corrida Dos Negócios

Motos, carros e caminhões atravessam um percurso de cerca de 10 mil quilômetros dividido em etapas diárias. O percurso é secreto e muda todo ano, vence o mais rápido em cada categoria.
Mas o que o Dakar tem a ver com filtro?
E com a sua empresa?

 


Klever Kolberg é engenheiro de produção e diretor da Dakar Promoções e Publicidade. Além disso, é piloto da Equipe Petrobras Lubrax, correu 19 vezes no Rally. Ele diz que as empresas têm que ser como uma equipe que disputa uma prova. Mas não qualquer uma, e sim, como as vencedoras. Para isso, é Na Corrida Dos Negóciospreciso manter a competição, planejamento e manutenção de seus negócios – assim como o Dakar.
Uma competição desse porte necessita de um Rally paralelo das equipes de apoio, atravessando o deserto com peças, pneus, ferramentas, mantimentos e os próprios mecânicos. À noite, após completar as etapas, é feita a manutenção nos veículos.
Essa manutenção é fundamental e pode ser dividida em preventiva e corretiva.

Na preventiva, antes da largada, é feito um planeja-mento seguido à risca, dando confiança para que os pilotos possam tirar o máximo proveito das máquinas. "Sem esta manutenção previamente planejada, os veículos ficam vulneráveis às ações do terreno e do clima enfrentados no Dakar. E quanto mais se gasta a peça sem repô-la, maiores são as chances de ela apresentar um defeito e quebrar na hora, deixando o piloto na mão", explica Klever.

A corretiva é para imprevistos, eventuais falhas, danos ocorridos por acidentes ou erros cometidos na pilotagem.
A organização da prova cuida da parte esportiva e médica, o restante é por conta das equipes. "Uma grande dificuldade é que não há a mínima infra-estrutura local, então temos de pensar em tudo, além de tentar superar a concorrência e estar prevenidos com alguns planos de contingência", diz Klever.


A importância dos filtros durante a competição é indiscutível, por isso é um dos itens tratados com maior prioridade. Durante a Na Corrida Dos Negóciosjornada no deserto, o acúmulo de pó e impurezas é grande, além das eventuais travessias em rios ou regiões alagadas que podem inundar a caixa de ar. Para esses obstáculos, é necessário o uso dos filtros de ar especiais, trocando-os diariamente, para o melhor desempenho e durabilidade dos motores. Na verificação mecânica, após as etapas, os filtros são retirados, limpos e, se necessário, substituídos por novos. Sua instalação deve ser perfeita, tomando-se muito cuidado para não haver ponto de infiltração. Em alguns modelos de motos, é utilizado o filtro tipo espuma. Normalmente, por ser um ponto crítico, os veículos quando projetados têm suas tomadas de ar posicionadas no ponto de menor presença de poeira, mas mesmo assim é enorme a quantidade de impurezas que ficam acumuladas na área. Sem esse cuidado, o motor aspiraria em 10 minutos talvez o que um carro que trafega na cidade de São Paulo leve um ano para aspirar.

Já o filtro de óleo do motor tem uma vida mais tranqüila, mas também sofre com a região árida, sendo substituído com maior freqüência do que numa utilização normal. O cuidado é geral também com filtro de ar-condicionado, filtro extra - instalado para limpar o ar que entra na cabine, e filtros de combustível, tanto para diesel, como para gasolina. A seleção correta destes componentes é essencial para o sucesso do Rally e para a tranqüilidade dos participantes.


O paralelo entre o Rally e as empresas vai além. A Dakar Promoções e Publicidade levam 19 anos de experiências para palestras em empresas, através de um conteúdo motivacional. As histórias são contadas pelos pilotos da Equipe Petrobras Lubrax, André Azevedo, sócio da Dakar Promoções, e o próprio Klever Kolberg, mostrando como lidar com as derrotas e com as vitórias, procurando sempre superar os resultados atingidos. São desenvolvidos temas como o aprendizado com os erros, superação das crises e adversidades, trabalhos em equipe, criatividade, liderança e planejamento. Não demora muito para quem esteja assistindo se identificar: Os problemas enfrentados no deserto do Saara se assemelham aos do cotidiano de uma empresa.

"Temos que lidar com equipes, competitividade, estratégia e mudanças, cada vez mais freqüentes. Temos que administrar fornecedores, além de recursos e clientes que nem sempre são fartos", conta Klever.
Para que esta troca de experiências durante a palestra aconteça de forma eficiente, são utilizados os recursos multimídias. Vídeos com imagens do Rally, fotos e gravuras complementam o encontro.


A comunicação entre todas as áreas é fundamental para a estratégia, tanto do Rally quanto das empresas. Klever explica essa importância: "Se você não tem um objetivo e não sabe onde quer chegar, fica sem rumo. A estratégia não deve ficar só com a diretoria ou a gerência, ela deve fazer parte da rotina de todos, cada colaborador deve conhecer sua participação e sua importância para que os objetivos sejam alcançados. Criar ferramentas para o relacionamento entre os colaboradores é essencial para manter um time entrosado, afinado com o objetivo da corporação".

Na Corrida Dos Negócios

A Dakar Promoções trabalha com patrocinadores que se identifiquem com a imagem do Rally, com inovação e patriotismo. "Também é muito importante que hajam patrocinadores diretamente ligados ao nosso meio, ou seja, fabricantes de produtos que utilizamos e que além de recursos financeiros possam nos prover com tecnologia, indispensável para resultados. Por exemplo, já temos parcerias com a Petrobras (combustíveis e lubrificantes), Pirelli (pneus), veículos (Mitsubishi, Mercedes-Benz Caminhões), além de outros", conta Klever Kolberg. Agora a Dakar está em busca de fabricantes de filtros, amortecedores, peças e produtos alimentícios.

Publicidade