A Importância De Uma Consultoria

Quando, como e por que uma empresa busca uma determinada consultoria?


por Carlos Henrique

Ao contrário do que muitos profissionais e empresários pensam, a profissão de um Consultor não é mais uma alternativa daqueles profissionais que, de alguma forma, se viram fora do mercado de trabalho e decidiram oferecer na forma de prestação de serviços todas as suas experiências e conhecimentos, adquiridos ao longo de uma carreira profissional, em prol das necessidades e soluções de problemas pertinentes a cada peculiaridade ou especialização de uma consultoria. É evidente que a base da formação de um Consultor será sempre a sua bagagem, experiências profissionais e pessoais vividas, aliadas as suas convicções éticas, formação acadêmica, principalmente dos resultados obtidos nas mais variadas situações possíveis e na escolha das melhores oportunidades de ação e tomada de decisões.

Quando, como e por que uma empresa busca uma determinada consultoria?
Infelizmente, por problemas culturais e de conceitos pré-estabelecidos, sempre que um profissional prestador de consultoria é procurado (e aqui faço menção específica à área de minha atuação que são Finanças e Negócios), mesmo sabendo tratar-se de regra na maioria dos casos, a procura por este profissional se dá quando se tentou inúmeras soluções e ações milagrosas e nada aconteceu, ou os resultados foram muito aquém do esperado e, como numa última tentativa, recorre-se a um profissional com o objetivo de num passe de mágica encontrar todas as respostas que envolvam o menor custo e tempo, resolvendo assim todos os problemas existentes.

Há profissionais que possuem as respostas e aplicações para inúmeras situações. Porém, para que um Consultor possa diagnosticar os problemas e estabelecer metas de ação, é necessário um profundo conhecimento da empresa ou negócio, e assim, com critério, traçar um plano de ação em que impliquem metas e resultados. Costumo dizer aos meus clientes que Organização e Planejamento são ferramentas fundamentais para o sucesso de um negócio, e palavras de ordem mundial. Outra grande dificuldade ou resistência a um profissional prestador de consultorias está em acreditar: de qual forma é possível a ajuda técnica de um especialista que desconhece a história da sua empresa, segmento de mercado, dificuldades do dia a dia?
Esta é a justificativa do nosso entendimento sobre o total envolvimento que um Consultor deve ter em relação à sua prestação de serviços, pois a sua contratação é quase como uma oferta de sociedade em que todo esforço tem como foco a reversão de realidades e circunstâncias, muitas vezes de elevado grau de dificuldade como, por exemplo, numa gestão familiar de empresa. O Consultor deve ser visto como um agente transformador, um profissional que agrega conhecimentos e ferramentas capazes de tornar possível o que se determina impossível.

Para concluir, posso dizer que vivemos uma busca permanente das respostas que possam melhorar nossas empresas, torná-las mais competitivas, eficientes, humanas e, de uma nova ótica, entendê-las melhor diante das mudanças necessárias que envolvam motivação e novas descobertas. Desta forma, é altamente possível e necessário buscar a ajuda através deste tipo de profissional, que repense sua empresa e promova as devidas mudanças na mais perfeita tranqüilidade, obedecendo a prazos, cronogramas, respeitando profissionais e participando efetivamente deste novo momento da sua empresa.
As respostas e ações podem estar do lado de fora da sua empresa, numa visão mais crítica, atualizada e com a seriedade que todo trabalho merece.

Publicidade