Reconhecimento Internacional

Investimento em novas tecnologias, aperfeiçoamento de processos de qualidade, qualificação profissional constante e uma política de exportação sustentável e real.


Reconhecimento Internacional
Eng° Rinaldo Estima - Gerente Geral

Investimento em novas tecnologias, aperfeiçoamento de processos de qualidade, qualificação profissional constante e uma política de exportação sustentável e real. Se para muitas empresas conseguir todos esses objetivos é uma tarefa árdua e de longo prazo, a Açoplast é um exemplo de eficiência que se destaca há 38 anos no mercado de filtros sempre de olho no futuro. Idealizada pelo alemão Franz Joseph Gill, que imigrou para o Brasil no início dos anos 20, a fábrica só começou a tomar forma em 1966 no bairro do Tatuapé, em São Paulo, depois de anos de experiência adquirida por Gill no setor de eletrodomésticos e confecção de ferramentas. Nessa época a empresa ficou conhecida por fornecer filtros de óleo de Carter para os Fuscas da Volkswagen, e filtros de bombas injetoras a diesel para a Bosch, numa parceria que dura até hoje.
Em 1969 teve início a produção de peças e filtros injetados de plásticos, além da fabricação de equipamentos para transferência de massas. Por causa desse avanço, a Açoplast mudou para um local maior e escolheu a cidade de Guarulhos como sua sede em 1975.
Dois anos mais tarde, em 1977, a Açoplast iniciou a produção de chapas de níquel por eletrodeposição e de peças corroídas por foto-corrosão de metais. Conhecida por produzir filtros de qualidade e durabilidade, atravessou o final dos anos 70 e toda a década 80 sempre se reinventando. A partir daí a empresa percebeu que precisava explorar novos mercados e em 1992 fez suas primeiras exportações de filtros plásticos, metálicos e componentes para os Estados Unidos.

Filtros duráveis
Especializada em filtros de vida longa, a Açoplast sempre optou por uma estratégia de mercado com penetração em quatro segmentos do setor, tendo a indústria automobilística, de eletrodomésticos e petrolífera como principais clientes. "Nós temos quatro mercados: indústria montadora, tanto automotiva quanto de eletrodomésticos, pois nós fabricamos os filtros que são de plástico. Também temos a do sistema petroquímico, além da indústria têxtil, que são os filtros metálicos, e por último a de níquel cromo para centrífugas de açúcar", diz o Gerente Geral Rinaldo Antonio Santos Estima. Somente em 2004 a Açoplast desenvolveu 15 novos filtros em parceria com seus clientes, sendo um deles chamado de "Filtro do Motor", um dos projetos mais arrojados de sua história. Preparado em conjunto com uma empresa norte-americana, esse filtro tem como objetivo deixar os carros mais econômicos e menos poluentes sem perder sua potência total, dependendo do uso do motorista.
"Desenvolvemos um filtro para o sistema onde um veículo de 8 cilindros trabalha com 4 cilindros no trânsito, tendo um sistema de computador que controla tudo, e se necessário numa auto-estrada, ele volta a funcionar com seus 8 cilindros originais. Quando isso acontece o óleo bloqueado volta novamente para abastecer as câmaras dos pistões e passa por esse filtro. Por isso ele tem requisitos especiais para trabalhar a temperatura, um grau de limpeza muito grande e um sistema de filtragem eficiente", revela Rinaldo.

Empresa do futuro
O sucesso fez a Açoplast crescer mais do que o esperado e logo precisou projetar um novo layout que possibilitasse alcançar cada vez mais objetivos. O primeiro passo foi a escolha de uma nova cidade para sua instalação, onde a empresa pudesse construir uma fábrica com todos os requisitos tecnológicos que o mercado exige atualmente, além de conseguir uma logística integrada. A cidade de Itapira, no interior de São Paulo, foi escolhida em setembro de 2000.
"Toda essa mudança foi uma visão estratégica que desenvolvemos junto aos nossos clientes devido à possibilidade de estar trabalhando bem próximo a eles, já que os nossos principais mercados estão em Campinas, Piracicaba, Jaguariúna, Itatiba e Rio Claro", explica Rinaldo.
Na cidade, a Açoplast conseguiu o que mais precisava para crescer: layout definitivo, logística eficiente e íntegra, além de incentivos e ampla infra-estrutura do município. "Quando saímos de Guarulhos em 2000, tínhamos um layout que não era tão favorável. Já em Itapira, antes de mudar nós fizemos um projeto de uma fábrica do futuro com um layout de logística integrada, onde não temos perdas de transporte de material contra fluxos e problemas de instalações de máquinas. Temos aqui também tratamento de água, não só torre de resfriamento, reciclagem de material, coleta seletiva, entre outras coisas, sendo que possuímos uma infra-estrutura total, tanto de ar, água e eletricidade", ressalta Rinaldo.
Mas nada disso seria possível se não fosse o investimento nas exportações e em mão de obra qualificada.
Hoje a Açoplast possui 330 funcionários em duas unidades, que além da matriz em Itapira, conta com uma pequena fábrica com 12 funcionários em Amparo, interior de São Paulo. A busca por uma qualidade cada vez maior fez com que a empresa conseguisse certificações como o ISO 9001: 2000 e TS 16949:2002.Reconhecimento Internacional
"Nós estamos trabalhando muito com Six Sigmas, onde nós temos já a primeira qualificação que é o Green Belt, e estamos caminhando para conseguir o Black Belt. Nosso objetivo é ter funcionários reprodutores de qualidade em todos os níveis da empresa "Yellow Belts" para estarmos preparados desde o momento em que recebemos um projeto do cliente até a pós - venda com a assistência técnica", lembra Rinaldo. Mas quando o assunto é exportação, a Açoplast consegue ainda mais destaque.

O que antes era apenas um nicho de mercado que poderia render alguns frutos, hoje ocupa parte significante de seu faturamento, sendo o setor que receberá maior atenção nos próximos anos. O motivo dessa euforia é simples: a estabilidade do mercado externo. Se no Brasil é praticamente impossível fazer planos de longo prazo devido às flutuações econômicas, no exterior é possível criar planos de mercado e fugir da burocracia.
"Nós temos em Detroit, nos Estados Unidos, uma filial warehouse com estoque de nossas peças porque hoje chegamos a fornecer material aos clientes quatro vezes por semana utilizando EDI, código de barras e logísticas integradas. Com essa warehouse montamos um escritório comercial com um gerente de exportação contratado pela Açoplast que atende a todos os nossos clientes externos".

Principais Áreas de Atuação

- Montadoras - automotivos e eletrodoméstico
- Transferência de Massa (Internos de Torre) - petroquímicos
- Filtros de fieira - têxtil
- Folhas de Níquel Perfuradas - cana de açúcar
- Exportação

Açoplast ( Itapira )
Rua : Angelo Negri,95
Pq. Industrial Juvenal Leite
Itapira - SP
Tel: (019) 3843-9600
E-mail: acoplast@acoplast.com.br
*******************************************
Açoplast (Amparo)
Rua: Suiça, 123
Bairro Silvestre
Amparo - SP
Tel: (019) 3807-9843
E-mail: marcos@acoplast.com.br
*******************************************
Açoplast (Escritório - EUA)
456 Collin Circle Suite 1
Ann Arbor MI 48103
Tel : 734 747-9195
E-mail : wstruk@aol.com
*******************************************
Açoplast (Warehouse - EUA)
Armazém, Distribuição e Logística
6850 Middlebelt Rd
Romulus/Detroit, MI 48174 - USA
Tel: 734 747-9195
E-mail : wstruk@aol.com

Publicidade