Filtros Mann Dedicação E Especialização À Arte De Fabricar Filtros

Tradicionais, grandes, pequenos, especializa-dos ou não; fornecedores com as mais diferentes características e formatos competem no volumoso mercado brasileiro...


Filtros Mann 
Dedicação E Especialização À Arte De Fabricar FiltrosTradicionais, grandes, pequenos, especializa-dos ou não; fornecedores com as mais diferentes características e formatos competem no volumoso mercado brasileiro de filtros. E neste contexto, a cada edição a Revista Meio Filtrante tem reservado este espaço para que as empresas deste setor falem sobre sua atuação, perspectivas, metas e curiosidades. 
E nesta edição o leitor poderá conhecer um pouco mais sobre a Filtros Mann, empresa que desde 1954 concentra todo o know how na fabricação de filtros no Brasil.
A empresa pertence ao grupo Mann+Hummel, nascido em 1941 na Alemanha como fabricante de filtros para máquinas, motores e outros equipamentos. Graças a um conceito de especialização e dedicação na fabricação de filtros foi adquirindo, através de seus produtos tecnicamente superiores, o reconhecimento do mercado que a levou à condição de um dos maiores players deste segmento em nível mundial.
No Brasil, a Filtros Mann conta com uma planta fabril em Indaiatuba, interior de São Paulo. São 181.500 m² de terreno e 40.000 m² cobertos divididos em tecnologia, desenvolvimento, administração, logística. Em suma,
comprometimento com a "arte de fabricar filtros", como define Francisco Gomes Neto, presidente da filial brasileira da Filtros Mann, que agora nos fala:
Meio Filtrante: Sabendo que este é um mercado altamente competitivo, o que diferencia, então, um fornecedor do outro?
Francisco Gomes Neto: Podemos dizer que o diferencial está em dois pontos principais: "excelência operacional" e "inovação".


MF: Então, como a Filtros Mann se enquadra neste contexto?
FGN: Estamos trabalhando bastante nestas duas vertentes. Desde 2000, temos registrado ganhos de produtividade superiores a 20% ao ano, resultado de um processo de manufatura enxuta implementado com a técnica Kaizen. Neste ano de 2002 iniciamos a implantação do programa 6 sigma que visa complementar nossa estratégia industrial principalmente no quesito qualidade. Também temos trabalhado fortemente na otimização de nossa cadeia de suprimentos com o objetivo de atingirmos excelência na administração de materiais e entrega de produtos. Estas atividades industrias apoiadas por uma estrutura baseada em processos e não mais nas clássicas estruturas organizacionais, constituem nossas bases para buscarmos a mencionada "excelência operacional". Quanto à inovação, estamos trabalhando para criar um ambiente que permita e motive nossos colaboradores a buscar novos produtos, aplicações e formas de negócio que possam diferenciar a Filtros Mann de seus concorrentes e nos tragam vantagens competitivas.

MF: Qual a capacidade de produção atual da Filtros Mann no país? Quantas unidades foram produzidas no primeiro semestre e qual a estimativa para o segundo?
FGN: Nossa capacidade instalada é hoje de 30 milhões de filtros por ano. Neste primeiro semestre produzimos 10 milhões e para o segundo a previsão é de mais 10 milhões. 

MF: É possível medir o market share da Filtros Mann?
FGN: Sim. Na montadora devemos ter participação de 60% da linha pesada (motores diesel) e 40% na linha leve. Na reposição nossa participação de mercado está estimada em 25%.

MF: Hoje, o que representa a filial brasileira nos negócios mundiais da Mann+Hummel?
FGN: Tendo em vista o câmbio de 3 reais para cada Euro, representamos 5% dos negócios mundiais.

MF: A Filtros Mann está satisfeita com os resultados obtidos nos últimos anos?
FGN: Bem, de 1999 a 2001 registramos crescimento de 50% em nosso faturamento. Esse crescimento combinado com nosso programa interno de ganho de produtividade e com uma reestruturação organizacional, proporcionou uma melhoria substancial em nossos resultados. Mas temos consciência de que precisamos melhorar ainda mais para atingirmos um retorno satisfatório em relação ao capital investido e agregar valor à empresa.

MF: Quais são as metas para os próximos anos?
FGN: Em função da situação econômica atual estamos planejando para 2003 uma situação equivalente à de 2002 com um crescimento moderado para os anos seguintes.

Filtros Mann 
Dedicação E Especialização À Arte De Fabricar Filtros

MF: Quais são os planos da Filtros Mann para distribuição?
FGN: Fortalecer o atendimento e a parceria com a rede que é composta atualmente de cerca de 50 principais distribuidores espalhados por todo o território nacional. Para tanto, voltamos à questão de fazermos uso das ferramentas de excelência operacional e capacidade de inovação também em nossas áreas comerciais. A Filtros Mann dispõe de uma estrutura seleta de distribuidores, ou seja, distribuidores de 1ª linha, em 
termos de porte e potencial de vendas. Por cultura, nossa estrutura de vendas não é pulverizada e sim focada.

MF: Qual é a linha carro-chefe no Brasil e porquê?
FGN: Ainda são os filtros para linha pesada (motores diesel), ou seja, caminhões e ônibus. É conseqüência de uma participação mais predominante nas montadoras destes veículos. Mas estamos trabalhando também para crescermos na linha leve.

MF: O filtro ecológico vai decolar no Brasil?
FGN: Vai depender muito de uma mudança na legislação brasileira. Não dá para sustentar somente em iniciativas individuais. Mesmo porque o custo de um filtro modular ecológico para a montadora é mais elevado comparado aos tradicionais filtros blindados de óleo. A Filtros Mann dispõe da tecnologia, inclusive com fabricação local há quase um ano.

MF: Estão previstos investimentos? Em que áreas?
FGN: Serão cerca de R$ 5 milhões ao ano voltados para processos de melhoria contínua da produtividade, qualidade, logística e reposição de equipamentos e ferramentas.

MF: Existe alguma tecnologia para ser lançada no Brasil?
FGN: Lançamos recentemente o filtro design que funciona como um circuito impresso, que incorpora as funções de 
captação do ar, filtragem, atenuação de ruído e também de cobertura estilizada do motor. Este foi um desenvolvimento conjunto com a Volkswagen e já está aplicado nos novos modelos da família Polo, Golf e Gol Power.

MF: Para finalizar, a que se deve a posição destacada da Filtros Mann no mercado nacional?
FGN: Posso sintetizar que um ponto extremamente positivo da Filtros Mann é o foco no filtro. Costumo dizer que: "Dentro de uma caixa Mann-Filter o consumidor encontrará sempre e somente um filtro Mann-Filter".

Publicidade