Hydac Brasil - Uma Estrutura Eficiente, Uma Marca Confiável

Ele nasceu aqui na América Latina, mais precisamente na vizinha Argentina. Filho de pais alemães foi para a Europa estudar e trabalhar...


Hydac Brasil - Uma Estrutura Eficiente, Uma Marca Confiável

Ele nasceu aqui na América Latina, mais precisamente na vizinha Argentina. Filho de pais alemães foi para a Europa estudar e trabalhar. Designado a ocupar um cargo na área de vendas na filial brasileira de uma grande companhia alemã; galgou postos até ocupar a gerência geral de vendas. Deixou sua antiga empresa há seis anos para fundar a Hydac Brasil. De personalidade forte, o profissional sério, porém muito acessível, é respeitadíssimo no segmento. Conhece como ninguém o que faz, trata todos seus colaboradores como amigos; de ações envolventes; participativo; faz questão de estar sempre presente; não mede esforços para ajudar. Estamos falando do empreendedor Helmut Zschieschang, que nos concedeu a seguinte entrevista:


Meio Filtrante: Fale-nos um pouco sobre o Grupo Hydac no mundo.
Helmut Zschieschang: Fundado há mais de 35 anos, o Grupo Hydac tem matriz em Sulzbach/Saar, Alemanha, e atua na comercialização de componentes, sistemas, prestação de serviços e soluções individuais em técnicas de filtragem; técnicas de processos; técnicas de medição; acumuladores; hidráulica compacta e técnica de fixação (abraçadeiras).
No mundo todo temos mais de 2 mil engenheiros e técnicos desenvolvendo soluções e inovando a linha de produtos que conta com mais de 50 mil componentes nas diversas áreas mencionadas acima, e atende o mundo globalizado nas suas 46 filiais espalhadas nos principais centros industriais.
Em função da abrangência da nossa linha de produtos existe uma sinergia natural, aliada à alta qualificação técnica de nossos colaboradores que nos leva a crer que encontramos rapidamente nosso lugar no mundo globalizado.


MF: Quando teve início a comercialização da família de produtos Hydac no Brasil?
HZ: A comercialização da família de produtos Hydac se iniciou nos anos 70, através de nosso cliente Rexroth Hidráulica e em forma de importação de máquinas e equipamentos com produtos Hydac pela indústria brasileira. MF: Dê-nos um breve histórico da operação da Hydac no Brasil?
HZ: A filial brasileira da Hydac iniciou suas atividades em abril de 1997. Desde o princípio contratamos colaboradores com larga experiência em hidráulica e conhecedores do mercado em que iriam atuar. Em 1998 montamos nosso primeiro laboratório móvel, chamado de Labcar que possibilita atendimento "in locco" nos clientes. Em 2001 montamos nosso laboratório interno que está montado com equipamentos de precisão que nos garantem mais qualidade de informação e serviço.
Em abril deste ano comemoraremos seis anos de atividade no Brasil com a certeza de que nossa marca está consolidada no mercado. A nossa equipe é formada por 25 colaboradores e contamos com 18 empresas de distribuição e prestação de serviços localizados nos principais centros industriais do Brasil. Temos um estoque local devidamente preparado para atender uma demanda de três meses de nosso faturamento atual.

MF: Como está focada a filosofia de trabalho no Brasil levando-se em consideração as turbulências da economia mundial?
HZ: Turbulências são difíceis de prever, porém as regras para encantar os clientes são as mesmas, tanto em períodos de crise, quanto em tempos de prosperidade. Aliar qualidade a atendimento personalizado. Ficar atento às mudanças de mercado e procurar se antecipar a elas de maneira a oferecer produtos e soluções de vanguarda.

MF: De que forma atua a política de marketing e vendas da Hydac?
HZ: Nossa comunicação com o mercado é exercida através do contato próximo ao nosso cliente, através de participações em feiras e palestras e envio de atualizações de nossos catálogos técnicos e malas-diretas sobre aplicações. A equipe de vendas é formada por engenheiros e técnicos que conhecem amplamente a linha de produtos, que passaram por treinamento de atualização periódica em nossos centros de desenvolvimento de produtos na nossa matriz, possibilitando-os além de comercializar os produtos, efetuar treinamentos e, se necessário for, realizar as medições para diagnosticar necessidades dos nossos clientes.
Além disso, estamos sempre à disposição de nossos clientes para palestras em nossa área de atuação, que podem ser realizadas tanto nas dependências dos mesmos, quanto internamente na Hydac ou em parceria com entidades de classe como Senai, Abimaq, ABHP, entre outros.
A atuação no pós-venda se dá através de elaboração de programas de manutenção preventivas e corretivas.

MF: Quais são os novos projetos para o mercado doméstico?
HZ: Uma vez consolidada a nossa marca, agora é chegado o momento de expansão e desenvolvimento de mercados regionais com grande potencial,
tais como: interior de São Paulo, região Sul do Brasil e quadrilátero mineiro. Em nossos planos estão a abertura de filiais próprias nessas regiões, contratação de mão-de-obra local e isto já terá início no primeiro trimestre com a inauguração da filial Campinas.

MF: Apesar de já estar produzindo alguns itens, quando o mercado brasileiro terá sua produção local representativa? Hoje importa e exporta?
HZ: Isso o próprio mercado nos dirá. A produção em série representativa de qualquer produto aqui no Brasil se dará assim que tivermos certeza de que é isso que nossos clientes precisam. Hoje nossa atuação é de uma proporção de 25 % de produtos nacionais agregados aos produtos importados de nossa matriz.
A Hydac exporta para os países da América latina, porém a prioridade é o desenvolvimento das potencialidades de determinados mercados regionais.


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MF: Quais são os planos da Hydac a curto, médio e longo prazo?
HZ: Os planos da Hydac em curto prazo são o de desenvolvimento de clientes no segmento mobil. Em médio prazo a Hydac pretende nacionalizar alguns produtos Hydac Brasil - Uma Estrutura Eficiente, Uma Marca Confiávelespecíficos. E, apesar de ser difícil em nossa economia de altos e baixos, pretendemos a longo prazo dar continuidade à expansão da empresa para melhorar o atendimento e estar mais perto de nossos clientes. MF: Quais os investimentos previstos para os próximos anos?
HZ: Os investimentos para os próximos anos estão focados para as seguintes frentes: abertura de novas filiais, treinamento de nossos profissionais na nossa matriz, modernização de nosso sistema aliada à implantação de aperfeiçoamentos de nossos procedimentos internos, e nacionalização de produtos.

MF: Na sua opinião porque as marcas mais representativas do segmento de filtros hidráulicos não estão produzindo ainda no Brasil ?
HZ: Existem vários motivos. Os principais são: o meio filtrante de um elemento absoluto é importado, não temos fabricante nacional. As máquinas para plissar e colar elementos filtrantes que atendam as nossas normas de qualidade são máquinas especiais de alto custo e produção. Apesar da indústria nacional se queixar de falta de pedidos, mesmo com os altos índices de desemprego no país, em nossos contatos com possíveis fornecedores constatamos pouco ou nenhum interesse em cotar ou fabricar novos produtos. Os preços nas poucas cotações que recebemos eram em torno de 2 vezes superior ao similar importado.
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