Cuno Latina 100% Da Água Utilizada No Processo Industrial
Por Luiz Vieira<Br
Edição Nº 2 - Julho/Agosto de 2002 - Ano 1
Empresa investe em projeto de reaproveitamento de 100% da água, por acreditar no desenvolvimento sustentado ecologicamente
Empresa investe em projeto de reaproveitamento de 100% da água, por acreditar no desenvolvimento sustentado ecologicamente
A Cuno Latina, líder mundial em tecnologia de filtração e purificação de fluidos, é uma das primeiras empresas do País a investir no aproveitamento de 100% dos efluentes líquidos (água usada em processos industriais), sem, no entanto, liberar no meio ambiente água de descarte. "Mesmo não sendo a Cuno uma empresa poluidora, a companhia entende que a água é um bem muito precioso, e deve ser preservada para as atuais e futuras gerações", resume Luiz Vieira, gerente operacional da Cuno Latina.
Segundo Orlando Bazito, ex-funcionário da Cetesb e consultor ambiental da Byotec, empresa que assessora a Cuno Latina na empreitada, "apenas outras cinco empresas têm essa tecnologia no País". Bazito explica, ainda, que muitas vezes as empresas investem em projetos para economia de água, mas não com o mesmo alcance da empresa de filtração:
"Funciona assim: os tanques onde a água é armazenada, são enchidos, e a água vai para a linha de produção. Para reutilizá-la, parte da água é jogada fora (água de descarte), e uma nova água é inserida no tanque. Vale lembrar, no entanto, que essa água passa por um tratamento, mas é usada em jardins, banheiros ou como reserva para incêndio, não voltando para a linha de produção. Ao contrário do que acontece na Cuno Latina, onde a água, depois de tratada, volta a ser usada no processo industrial."
O processo
Luiz Vieira, explica que, como a água de fabricação tem que ser pura, e como no processo de fabricacão do Zeta Plus um cartucho de celulose, usado em indústrias farmacêuticas, alimentícias e químicas - são liberados resíduos de celulose e resinas, a água passa por evaporação, o que resulta em uma lama composta por minerais e micro-nutrientes que são utilizados na fertilização do solo, sem prejuízos ao meio ambiente. Futuramente, a Cuno Latina pretende doar esse material orgânico para a Prefeitura de Mairinque, cidade onde está sediada a fábrica da empresa, para ser usado nos canteiros e jardins municipais.
O Projeto
O Projeto "Estação de Tratamento de Efluentes Líquidos do Zeta Plus" demorou um ano para ser implementado, uma vez que, além da adequação do maquinário, foi necessário o treinamento dos técnicos, o projeto paralelo de conscientização ambiental e a elaboração de procedimentos internos. Um outro aspecto interessante da iniciativa é que ela foi implementada de forma a acompanhar o crescimento da produção industrial, pois, na unidade fabril do Zeta Plus, há projetos de exportação do produto.
Economia dos recursos naturais
Antes do projeto estar totalmente implementado, a Cuno Latina retirava, em média, cerca de 200 mil metros cúbicos de água por dia. Hoje, a empresa já economiza 90% desse total, ou seja, retira do poço artesiano apenas 20 metros cúbicos/dia, usados no refeitório e nos banheiros. Futuramente, a empresa alcançará os 100%.
Preocupação Ambiental
A Cuno Latina realiza, de tempos em tempos, um controle mais analítico. Para isso, colhe e testa amostras para fazer ensaios. O objetivo é se certificar sobre a qualidade da água.